segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VAMOS INICIAR O PERCURSO


A Psicologia é uma área científica relativamente recente, mas hoje em dia muito popular, com uma enorme procura por parte dos estudantes.
Na maioria das escolas secundárias do nosso país tem havido um número muito significativo de alunos inscritos a esta disciplina. Situação que se deve enaltecer até porque a Psicologia é uma disciplina de opção e não faz parte do núcleo duro das disciplinas que compõem os diversos cursos secundários. Na nossa escola a procura desta disciplina é satisfatória, mas mesmo assim aquém da média de outras escolas.
A Psicologia tem um papel particular no panorama das diversas ciências. Tradicionalmente é considerada uma ciência próxima das ciências sociais e humanas, com similitudes com a Sociologia e a Antropologia. A Psicologia Social é um caso paradigmático desta identificação. Mas hoje, e cada vez mais se vê a Psicologia, também como ciência fronteira das ciências naturais, como uma Biologia, as Neurociências e a Etologia. A Psicofisiologia é uma disciplina da Psicologia que expressa essa aproximação. Outras áreas da Psicologia são um misto de ciências naturais e ciências sociais e humanas, como o caso da Psicologia do Desenvolvimento. Por essa razão a Psicologia atrai estudantes das mais variadas áreas do saber.
A Psicologia fundamentalmente estuda o Homem nas suas múltiplas vertentes, daí o sugestivo título do nosso blog, ECCE HOMO (Eis o Homem). Este estudo sobre o ser humano permite-nos conhecermo-nos melhor, bem como conhecer melhor os outros e compreendê-los nas suas mais diversas atitudes e situações. Conhecer o Homem na sua inserção no mundo, os seus comportamentos: os ditos “normais” e aqueles que catalogamos como patológicos; interpretar os comportamentos, dar respostas às razões do agir, intervir nos comportamentos desajustados, são os principais objectivos da Psicologia.
Neste ano lectivo vamos fazer uma abordagem introdutória da Psicologia e estudar os temas mais centrais estudados nas diversas faculdades de psicologia. As bases biológicas do comportamento; a influência do social; as relações precoces; a relação com os outros; a influência dos contextos na nossa identidade; o conhecimento; a memória; o esquecimento; as emoções; as acções; o amor; a amizade; a agressão; o conformismo, são exemplos de alguns dos temas que iremos abordar ao longo das próximas aulas.
Este blog será um espaço e um momento de partilha de saberes, de experiências e expectativas entre o professor e os alunos, daí este ser um espaço privilegiado que devemos usar. Usem-no, utilizando a secção de comentários para estabelecermos múltiplas interacções.
Conjuntamente com o Moodle, será esta uma ferramenta fundamental para o estudo da Psicologia.
Um bom ano para todos.

2 comentários:

  1. Lá vamos nós dar asas há imaginação e começar o nosso estudo , e dar voltas a cabeça a pensar na psicologia :)

    --> Pelo que me pareceu , é uma disciplina bastante interessante no meu ponto de vista :)

    ResponderEliminar
  2. Faço votos para que continues a considerar a disciplina interessante.
    Bom ano para ti

    ResponderEliminar