quinta-feira, 10 de março de 2011

O CONDICIONAMENTO OPERANTE

O condicionamento operante, também designado condicionamento instrumental, envolve o uso de recompensas e punições para mudar o comportamento de uma pessoa. Este é o tipo de aprendizagem que Mischel considerava estar envolvido, por exemplo, na aprendizagem do género. Os princípios básicos são os seguintes:
Qualquer comportamento que é reforçado será mais provável de ocorrer na mesma situação ou numa situação semelhante. Há dois tipos de reforço: o reforço positivo e o reforço negativo. Os reforços positivos são as consequências agradáveis como um elogio, um sorriso, comida, atenção, um abraço. De todas as vezes que ocorre um deles, a criança tentará repetir aquilo que produziu a coisa agradável.
O reforço negativo, por outro lado, é um acontecimento desagradável que, quando removido, tende a fortalecer o comportamento que possibilitou a sua remoção. Este é um conceito confuso, por isso passo a dar um exemplo. Se uma mãe repreende a sua filha quando ela faz desenhos nas paredes, provavelmente ela deixar de riscar e a mãe deixará de ralhar com ela. Assim parar de desenhar é fortalecido pela ausência da reprimenda.
Um terceiro conceito é o de punição. Muitas pessoas supõe que a punição e o reforço negativo são a mesma coisa, mas os termos são usados em contextos diferentes pelos psicólogos. Enquanto o reforço negativo fortalece o comportamento pela sua remoção, uma punição visa enfraquecer algum comportamento através da sua aplicação. Se um pai bate num filho, depois de ele ter entornado um copo de leite, ou se suspende a mesada da filha por ela ter chegado a casa fora de horas, está a aplicar uma punição na esperança de que as crianças não repitam os comportamentos indesejáveis.

Helen Bel, A criança em desenvolvimento

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37 comentários:

  1. O condicionamento operante é uma aprendizagem que envolve a vontade do sujeito; o sujeito é activo. O comportamento é aprendido através do reforço, que pode ser positivo ou negativo.

    Jéssica Palma
    12ºA
    nº13

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  2. O condicionamento operante foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner.Este condicionamento estabelece que todo o comportamento é influenciado pelos seus resultados, havendo um estímulo reforçador, que pode ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa), ou negativo quando tende a inibir certo comportamento (punição).

    Diana Tavares 12ºC

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  3. O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

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  4. Skinner construiu a teoria do condicionamento operante através de experiências com ratos colocados em uma caixa (chamada mais tarde de caixa de Skinner em homenagem a este) privados de comida. O rato caminha pela caixa, sendo que passa a receber comida cada vez que pisa ao acaso em uma barra. Com múltiplas ocorrências ao acaso da acção pisar na barra seguida da recompensa receber comida, o rato acaba incorporando em seu repertório comportamental, ou "aprendendo", tal acção. A acção do rato de pisar em uma barra provoca uma resposta que reforça seu comportamento de modo a ser repetido.

    Nossas acções no meio externo podem resultar em recompensa, e consequentemente serem reforçadas para serem reproduzidas novamente. Denomina-se recompensa a qualquer forma de resposta positiva que satisfaça a uma necessidade de um animal ou pessoa obtida como consequência a uma acção e que aumente a probabilidade de que essa mesma acção seja executada novamente. Por exemplo, receber comida, elogios, boas notas, carinho.

    O reforço negativo também reforça determinada acção. Refere-se à eliminação de um estímulo aversivo que determina acção provoca, fazendo com que seja estimulada a ser repetida. Por exemplo, quando uma criança tem um pai agressivo, pode "aprender" a não se manifestar com frequência dentro de casa. Esta acção de permanecer em uma atitude mais passiva e contida foi estimulada pelo fato de não provocar, ou eliminar, xingamentos do pai (estímulo aversivo).


    A inibição do comportamento ocorre em resposta a sinais de punição ou de não recompensa.

    Punição é qualquer resposta que diminua a ocorrência da acção que a provocou. Se, em vez de receber comida, o rato levasse um choque a cada vez que pisasse na barra, tal comportamento seria enfraquecido ou suprimido.

    Reforço negativo (não recompensa) é a ausência de uma resposta positiva a alguma acção. Desta forma tal acção tende a não ser reproduzida futuramente.

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  5. O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

    João Pereira 12ºB

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  6. Foi Skinner quem desenvolveu o conceito de condicionamento operante, uma forma de aprendizagem associativa em que as consequências de um comportamento alteram a probabilidade da sua ocorrência. Skinner escolheu o termo operante para descrever o que se passa no comportamento do organismo: o comportamento opera no meio, e o meio, por seu turno opera no comportamento. Por exemplo, fazer uma boa exibição de patinagem (comportamento) aumenta a probabilidade dos juízes atribuírem à concorrente uma boa pontuação (consequência), o que vai encorajar a patinadora a melhorar ainda mais o seu desempenho, continuando a treinar para competir.
    O condicionamento operante consiste num comportamento operante, ou seja, um comportamento voluntário que age, ou opera, no ambiente e produz estímulos de recompensa ou punição.
    No condicionamento operante, o papel do sujeito é activo, pois este opera para obter satisfação e evitar a dor.

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  7. O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (acção) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

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  8. O comportamento operante é modelado a partir do nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e estabelecer-se no repertório, ou seja, num contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo que a pessoa tende a evitar, do ambiente.
    O Condicionamento Operante procura explicar outros aspectos do comportamento humano. Estão, nesse caso, os nossos actos ou comportamentos voluntários, que algumas vezes dependem de actos involuntários. As diferenças entre condicionamento respondente e operante são dadas porque ajudam a distinguir quanto aos modos como diferentes comportamentos são aprendidos.
    O condicionamento operante ou instrumental ocorre quando uma resposta operante é reforçada. As respostas operantes são emitidas quando um organismo se deve adaptar a condições ambientais ou resolver problemas. Por exemplo, quando um animal é colocado numa gaiola, dá respostas tipicamente de fuga (respostas operantes). A resposta que leva à liberdade é reforçada pela fuga, e tende a ser dada sempre que o animal é recolocado na gaiola. A maioria das aprendizagens complexas é de tipo operante.
    O primeiro conceito importante do behaviorismo é o condicionamento operante. Segundo B.F. Skinner, o comportamento é reforçado pelas suas próprias consequências (chamadas reforços). Sempre que o organismo apresentar a necessidade de sobreviver, atender a alguma necessidade ou proteger-se, e o comportamento produzir este resultado, haverá a tendência de repetição desse mesmo comportamento. Este mecanismo de repetição é chamado condicionamento operante. O comportamento que se repete chama-se comportamento operante.
    Como o comportamento produz o efeito desejado, o indivíduo fica condicionado a repeti-lo nas situações de necessidade. Muitos comportamentos na situação de trabalho são operantes.
    Em suma, o Condicionamento Operante descreve uma aprendizagem que é feita mediante a valorização de um comportamento. É esta aprendizagem que nos permite perceber o contributo dos reforços positivo e negativo para a aprendizagem. Assim, Condicionamento Operante é a aprendizagem que é feita mediante o fortalecimento ou enfraquecimento de um comportamento através de um reforço positivo ou negativo. Por outras palavras, o facto de se fazer seguir a um comportamento positivo um evento positivo (reforço) este comportamento será interiorizado e repetido mais frequentemente. Ao invés, o facto de se fazer seguir a um comportamento negativo um evento negativo (reforço negativo) fará desaparecer este comportamento.

    Dina Teresa 12ºB

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  9. O comportamentalismo envolve diversas formas de aprendizagem, entre elas, encontra-se o condicionamento operante que é o processo de aprendizagem do comportamento que implica acções deliberadas. O condicionamento operante, é assim, uma aprendizagem que envolve a vontade do sujeito; o sujeito é activo.
    Quem desenvolveu o conceito de condicionamento operante foi o investigador norte-americano Rufus Skinner:descreve a relação entre o comportamento e as consequências. Uma resposta operante é aquela que se produz sem a presença de um estímulo incondicionado, ou seja é um comportamento voluntário.
    Será então um processo, através do qual, aprendemos a dar respostas de forma a obter um benefício ou a evitar algo desagradável. Consequentemente a frequência das respostas depende das suas consequências.
    O reforço é um evento que sucede um comportamento e o fomenta, podendo ser positivo ou negativo.
    O reforço positivo será a apresentação de um estímulo positivo (um estímulo que tem consequências positivas, agradáveis, e que se segue a um dado comportamento).
    O reforço negativo é a supressão de um estímulo aversivo (o sujeito evita uma situação dolorosa, se se comportar de determinado modo. É a eliminação do estímulo que permite evitar a situação dolorosa).
    Se as consequências de um comportamento forem aversivas ou desagradáveis para o sujeito, o comportamento tenderá a desaparecer. Ou seja, também se consegue controlar o comportamento através de efeitos negativos. É o caso do castigo. Ao contrário do reforço, que implica sempre incremento no comportamento, o castigo ensina a não fazer algo, a suprimir uma resposta. O castigo é um procedimento que diminui a probabilidade de ocorrer uma resposta através do recurso a um estímulo aversivo. O castigo ou punição é infligido quando não há uma resposta ou quando a resposta não é desejável.
    Já a recompensa é o procedimeno ou estímulo usado para aumentar a probabilidade de resposta, correspondendo assim, ao reforço positivo do condicionamento operante.

    Patrícia Lino 12º.C

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. O condicionamento operante é uma forma de aprendizagem na qual a probabilidade de ocorrência de uma resposta ou comportamento aumenta ou diminui conforme a sua consequência é um reforço ou uma punição. Entende-se por Reforço toda e qualquer consequência de uma acção que fortalece a nossa tendência para a repetir. É o princípio fundamental do condicionamento operante. Entende-se por punição toda e qualquer consequência de uma acção que enfraquece a nossa tendência para a repetir. Diminui a probabilidade de voltar a acontecer, a repetir-se. Tem um efeito oposto ao reforço negativo. É um meio para retirar algo agradável ou para evitar que se repita algo desagradável. Há duas formas de uma acção ser reforçada: ou porque com ela obtemos o que queremos e desejamos - reforço Positivo. Ou porque com ela evitamos e eliminamos o que não queremos e não desejamos (dor de cabeça-aspirina p.e.) - reforço negativo. Há acções que têm consequências más. Neste caso dizemos que a acção teve consequências más porque fomos castigados ou punidos. A punição é uma consequência desagradável, ou má.

    Cátia Nogueira nº10 12ºB

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  12. Rufus Skinner, investigador norte-americano (1904-1990), formulou o condicionamento operante, segundo o qual as nossas aprendizagens ocorrem pela associação do comportamento a determinadas consequências ou efeitos produzidos no meio.
    É um tipo de aprendizagem que envolve a motivação do sujeito, afigurando-se activo. O comportamento é aprendido por meio do reforço, podendo ser positivo ou negativo. Por reforço entende-se um estímulo, que por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de um tipo de comportamento ou resposta ocorrer. O reforço positivo é um estímulo, que gerando consequências agradáveis, permite-nos obter algo desejável/ agradável, seguindo-se de um dado comportamento. Reforço negativo sucede quando o sujeito evita uma situação indesejada/geradora de dor, eliminando o estímulo que permite apagar a situação dolorosa/desagradável.
    Tanto o reforço positivo como o negativo, produzem as mesmas consequências, fortalecer/aumentar a ocorrência/probabilidade de uma dada resposta/comportamento. É por isso que a aprendizagem por condicionamento operante, é designada também de instrumental.
    Deve-se ainda ressaltar a distinção entre reforço negativo e castigo/punição. Por punição entende-se toda e qualquer consequência de uma acção que enfraquece a nossa tendência para a repetir através do recurso a um estímulo aversivo, minimizando/diminuindo portanto a ocorrência de uma dada resposta. A punição inflige-se assim quando a resposta é indesejável ou quando não predomina uma resposta. Em oposição, o reforço negativo, tem como propósito aumentar a tendência e probabilidade de uma dada resposta suceder.
    Podemos também incluir neste quadro a recompensa, afigurando-se como um procedimento/estímulo visando aumentar a ocorrência de um específico comportamento/resposta positiva, daí corresponder ao reforço positivo do condicionamento operante.
    Skinner definiu a tese fundamental do condicionamento operante: um organismo tende a repetir as respostas que têm consequências favoráveis/positivas. Sendo assim, o comportamento é adquirido e a resposta é voluntária. Simultaneamente, o indivíduo não age de modo passivo, contrariamente, é bem activo, maximizando a satisfação e evitando a dor.

    Viktoriya Lizanets 12ºC

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  13. O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.
    O condicionamento operante ou instrumental ocorre quando uma resposta operante é reforçada. As respostas operantes são emitidas quando um organismo se deve adaptar a condições ambientais ou resolver problemas.

    André 12c

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  14. O condicionamento operante é, segundo Skinner, uma forma de aprendizagem na qual a ocorrência de uma resposta ou comportamento aumenta ou diminui conforme a sua consequência - é um reforço (positivo ou negativo) ou uma punição. É um tipo de aprendizagem que envolve a vontade do indivíduo, afigurando-se activo (o sujeito opera para obter satisfação e evitar a dor).
    Entende-se por reforço toda e qualquer consequência de uma acção que reforça a nossa tendência para a repetir. Pelo contrário, entende-se por punição ou castigo toda e qualquer consequência de uma acção que enfraquece a nossa tendência para a repetir.
    No entanto, existem duas formas de reforço: positiva e negativa. Fala-se de reforço positivo sempre que uma acção, em virtude das suas consequências, nos permite obter algo agradável ou desejável (tendemos a repeti-la, a fazer com que ocorra novamente). Logo, o reforço positivo é o resultado de uma acção que se revelou um bom meio para conseguir ou alcançar algo agradável.
    O reforço negativo quando uma acção tem como consequência evitar uma situação indesejada, remover um obstáculo ou colocar fim a uma situação desagradável. Tende por isso a ser repetida. O reforço negativo é o resultado de uma acção que se revelou um bom meio para evitar ou eliminar algo de desagradável.
    Então, quer o reforço positivo, quer o reforço negativo têm as mesmas consequências, como fortalecer, aumentar a ocorrência de um comportamento. Aumentando a probabilidade que a resposta ocorra.
    Salienta-se que o procedimento usado para aumentar a probabilidade de resposta é a recompensa. O que corresponde ao reforço positivo do condicionamento operante.
    Conclui-se que a maioria das aprendizagens complexas é de tipo operante.

    Ana Sofia Rocha
    Nº1/12ºC

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  15. O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (acção) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.
    O conceito de Comportamento Operante difere do conceito de comportamento respondente porque o primeiro ocorre em um determinado contexto, chamado estímulo discriminativo, e gera um estímulo que afecta a probabilidade dele ocorrer novamente; o segundo é directamente eliciado por algum estímulo e é uma reacção fisiológica do organismo. Uma resposta fisiológica a um estímulo, como fechar o olho diante de algo que se aproxima dele, retirar o braço diante de uma agulhada, etc.
    O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

    12ºC Nº11

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  16. O comportamento operante refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (acção) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

    Rui Vilafanha 12ºC

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  17. O condicionamento é uma forma básica de aprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.
    O condicionamento operante foi desenvolvido pelo investigador norte-americano Rufus Skinner, que adveio de uma experiência por ele realizada que conduziu à descoberta do modo como tantas das nossas aprendizagens se processam e se mantêm.
    No condicionamento operante, o comportamento surge não desencadeado por um estímulo, mas sim voluntariamente ou ocasionalmente e surge após o aparecimento do comportamento.
    Realiza-se no contexto de comportamentos emitidos inicialmente de maneira espontânea pelo organismo, mais do que produzida por estímulos.
    É a resposta ao condicionamento que determina o aparecimento do reforço. A resposta é voluntária, a repetição do reforço necessita de um condicionamento estabilizado. Neste caso, um qualquer comportamento desencadeia por si só o aparecimento de um reforço.
    O condicionamento operante procura explicar alguns aspectos do comportamento humano, tais como actos ou comportamentos voluntários.
    Em suma, o condicionamento operante é uma aprendizagem que envolve a vontade do sujeito; o sujeito é passivo. Dá-se pela associação de estímulos.

    Rúben Silva 12ºB Nº25

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  18. Rufus Skinner, investigador norte-americano, descobriu o modo como tantas das nossas aprendizagens se processam e mantêm. Assim, essa aprendizagem envolve a vontade do sujeito, sendo ele activo. O comportamento é aprendido através do reforço, que pode ser positivo ou negativo. O reforço é um estímulo que, por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. Quando o reforço é positivo, estamos em presença de um estímulo que tem consequências positivas, agradavéis, e que se segue a um determinado comportamento (p. ex, recompensarmos os cães com um osso, sempre que obedecem às nossas ordens). O reforço negativo acontece quando o sujeito evita uma situação dolorosa, se se comportar de determinado modo. É a eliminação do estímulo que permite evitar a situação dolorosa (p. ex, uma mãe repreende a sua filha por fazer desenhos nas paredes. Se a filha deixará de fazer os desenhos na parede, a mãe deixará de ralhar com ela. Assim, parar de desenhar é fortalecido pela ausência da reprimenda).

    Francisca, 12ºB

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  19. De acordo com Skinner o condicionamento operante corresponde ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é então designado de “Comportamento Operante”.


    Marta Valente 12ºC

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  20. O condicionamento operante foi falado por Rufus Skinner, investigador norte-americano que havia sido fortemente influenciado pelos trabalhos de Pavlov e do seu mestre J. Watson. Para controlar melhor as variáveis da experiencia, criou um dispositivo experimental a que se dá o nome de “caixa de Skinner”, esta apresenta uma alavanca que quando accionada liberta alimento.
    1) Coloca o rato esfomeado na “caixa de Skinner”
    2) O animal anda pela gaiola, cheirando e caminhando
    3) Por acaso, acciona a alavanca e recebe alimento
    4) Depois de várias tentativas bem-sucedidas, o rato passa a premir a alavanca para receber alimento.
    O rato aprenderá a obter o alimento graças ao reforço, o animal aprendeu a carregar na alavanca. No caso de suspender o reforço a resposta aprendida extingue-se. Por reforço entendemos um estímulo que, por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo adverso, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente. Quer o reforço positivo, quer o reforço negativo têm as mesmas consequências, como fortalecer, aumentar a ocorrência de um comportamento. Aumentando a probabilidade que a resposta ocorra.

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  21. O condicionamento operante é uma forma de aprendizagem na qual a ocorrência de uma resposta ou comportamento aumenta ou diminui conforme a sua consequência - é um reforço (positivo ou negativo) ou uma punição. É um tipo de aprendizagem que envolve a vontade do indivíduo, afigurando-se activo (o sujeito opera para obter satisfação e evitar a dor).
    Entende-se por reforço toda e qualquer consequência de uma acção que reforça a nossa tendência para a repetir. Pelo contrário, entende-se por punição ou castigo toda e qualquer consequência de uma acção que enfraquece a nossa tendência para a repetir.
    No entanto, existem duas formas de reforço: positiva e negativa. Fala-se de reforço positivo sempre que uma acção, em virtude das suas consequências, nos permite obter algo agradável ou desejável (tendemos a repeti-la, a fazer com que ocorra novamente). Logo, o reforço positivo é o resultado de uma acção que se revelou um bom meio para conseguir ou alcançar algo agradável.
    O reforço negativo quando uma acção tem como consequência evitar uma situação indesejada, remover um obstáculo ou colocar fim a uma situação desagradável. Tende por isso a ser repetida. O reforço negativo é o resultado de uma acção que se revelou um bom meio para evitar ou eliminar algo de desagradável.
    Então, quer o reforço positivo, quer o reforço negativo têm as mesmas consequências, como fortalecer, aumentar a ocorrência de um comportamento. Aumentando a probabilidade que a resposta ocorra.
    Salienta-se que o procedimento usado para aumentar a probabilidade de resposta é a recompensa. O que corresponde ao reforço positivo do condicionamento operante.

    Ana Silva
    nº1/12ºA

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  22. O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner.
    Este condicionamento estabelece que todo o comportamento é influenciado pelos seus resultados, havendo um estímulo reforçador, que pode ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa), ou negativo quando tende a inibir certo comportamento (punição).

    Daniela Tojal

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  23. O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (acção) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

    Márcia Cerveira 12ºC

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  24. O condicionamento operante é, segundo Skinner, uma forma de aprendizagem na qual a ocorrência de uma resposta ou comportamento aumenta ou diminui conforme a sua consequência - é um reforço (positivo ou negativo) ou uma punição. É um tipo de aprendizagem que envolve a vontade do indivíduo, afigurando-se activo (o sujeito opera para obter satisfação e evitar a dor).
    Entende-se por reforço toda e qualquer consequência de uma acção que reforça a nossa tendência para a repetir. Pelo contrário, entende-se por punição ou castigo toda e qualquer consequência de uma acção que enfraquece a nossa tendência para a repetir.
    No entanto, existem duas formas de reforço: positiva e negativa. Fala-se de reforço positivo sempre que uma acção, em virtude das suas consequências, nos permite obter algo agradável ou desejável (tendemos a repeti-la, a fazer com que ocorra novamente). Logo, o reforço positivo é o resultado de uma acção que se revelou um bom meio para conseguir ou alcançar algo agradável.
    O reforço negativo quando uma acção tem como consequência evitar uma situação indesejada, remover um obstáculo ou colocar fim a uma situação desagradável. Tende por isso a ser repetida. O reforço negativo é o resultado de uma acção que se revelou um bom meio para evitar ou eliminar algo de desagradável.
    Então, quer o reforço positivo, quer o reforço negativo têm as mesmas consequências, como fortalecer, aumentar a ocorrência de um comportamento. Aumentando a probabilidade que a resposta ocorra.
    Realça-se que o procedimento usado para aumentar a probabilidade de resposta é a recompensa. O que corresponde ao reforço positivo do condicionamento operante.
    Conclui-se que a maioria das aprendizagens complexas é de tipo operante.

    Márcia Pereira n.º13 12.ºC

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  25. O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (acção) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

    Márcia Laranjeira
    12ºC
    Nº15

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  26. O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (ação) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.

    O conceito de Comportamento Operante difere do conceito de comportamento respondente porque o primeiro ocorre em um determinado contexto, chamado estímulo discriminativo, e gera um estímulo que afeta a probabilidade dele ocorrer novamente; o segundo é diretamente eliciado por algum estímulo e é uma reação fisiológica do organismo. Uma resposta fisiológica a um estímulo, como fechar o olho diante de algo que se aproxima dele, retirar o braço diante de uma agulhada, etc.

    O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

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  27. O condicionamento é uma forma básica de aprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.
    De acordo com Skinner o condicionamento operante corresponde ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é então designado de “Comportamento Operante”.

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  28. O condicionamento operante foi desenvolvido por Skinner.Este condicionamento é acompanhado de consequências positivas, os comportamentos são adquiridos e aprendidos, a resposta é voluntária, o sujeito é activo opera para obter satisfação e evitar a dor e a aprendizagem faz-se por reforço (positivo ou negativo).

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  29. O Condicionamento operante foi designado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner.
    De uma forma geral o condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que terá uma consequência.
    Estimulo ----> Comportamento ------> Consequência
    O condicionamento operante é um mecanismo que vai premiar uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à acção. Por exemplo termos um rato faminto numa caixa e percebe que quando tem fome e puxa uma alavanca que se encontra no interior da caixa recebe comida então ele sempre que tem fome vai tentar accionar a alavanca. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a consequência de uma ação quando percebida por quem a pratica. O reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (acção que evita uma consequência indesejada).

    Daniel Almeida nº11 12ºB

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  30. O condicionamento é uma forma básica de aprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.
    No condicionamento operante, o comportamento surge não desencadeado por um estímulo, mas sim voluntariamente ou ocasionalmente e surge após o aparecimento do comportamento.
    Realiza-se no contexto de comportamentos emitidos inicialmente de maneira espontânea pelo organismo, mais do que produzida por estímulos.
    É a resposta ao condicionamento que determina o aparecimento do reforço. A resposta é voluntária, a repetição do reforço necessita de um condicionamento estabilizado. Neste caso, um qualquer comportamento desencadeia por si só o aparecimento de um reforço.
    O condicionamento operante procura explicar alguns aspetos do comportamento humano, tais como atos ou comportamentos voluntários.
    O condicionamento clássico, também chamado de condicionamento de Pavlov, diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas.
    Segundo Pavlov, o condicionamento é um processo básico da aprendizagem. Existe um estímulo a condicionar e seu reforço e respostas reflexas. Para estar estabilizado é necessário que haja uma relação de estímulo-resposta a 100%.
    Pavlov mostrou que um estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada; um estímulo condicionado, uma resposta condicionada; e um estímulo incondicionado associado a um estímulo neutro passa a ser condicionado. Este tipo de condicionamento está muitas vezes relacionado com o comportamento involuntário.
    Semelhanças entre os dois tipos de condicionamentos: o reforço é condição essencial para a aprendizagem; a repetição do reforço é fundamental.

    Joana Sousa, nº18, 12ºB

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  31. O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

    Pedro Coutinho nº19 12ºC

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  32. O condicionamento é uma forma básica de aprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.
    De acordo com Skinner o condicionamento operante corresponde ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é então designado de “Comportamento Operante”.

    Daniela Tojal 12ºC nº6

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  33. O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

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  34. De acordo com Skinner o condicionamento operante corresponde ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento tem como consequência um estímulo que afeta a sua frequência.

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  35. No condicionamento operante, o organismo associa os comportamentos com as suas consequências. Uma coisa é fazer um rato ter medo de uma campainha, ou então fazer com que uma criança tenha medo de carros em movimento. Outra coisa bem diferente é fazer com que um cão fique se sente, ou então fazer com que uma criança diga “por favor”.
    Por meio do condicionamento operante, é mais provável que os organismos repitam os comportamentos recompensados (reforçados) e menos provável que repitam os comportamentos punidos. Neste caso, a resposta do organismo é o chamado comportamento operante. “Operante” porque o psicólogo opera no ambiente para produzir estímulos de punição ou recompensa.

    Guilherme 12ºC

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  36. O condicionamento operante foi designado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner.

    O condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que terá uma consequência.

    Estímulo - Comportamento - Consequência

    Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).
    Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).

    Quando uma contingência se diz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável;

    Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável);

    Jéssica Martins
    nº14 12ºA

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  37. O condicionamento operante envolve uma consequência positiva – reforço – que impulsiona a aprendizagem de um determinado elemento. Ou seja, o reforço é o estímulo que, por trazer consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. Se for positivo, é um estímulo que se segue a um determinado comportamento e que tem consequências positivas. Se for negativo, a resposta evita um determinado acontecimento negativo, doloroso. Se se responder ao estímulo, não acontece uma determinada situação negativa.

    Daniel FV nº12 12ºB

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