sábado, 8 de janeiro de 2011

Processos de Influência Social – A Normalização

Situando-nos ainda no interlúdio da dinâmica de grupos, este artigo vai procurar descrever o contributo de Sherif para o estudo dos processos de influência social, mais especificamente, a normalização. 
As normas são um factor imprescindível na nossa vida, permitindo uma certa estabilidade do meio e uma maior facilidade na aprendizagem de comportamentos. Por outro lado, sem as normas a relação interpessoal seria dificultada, ou seja, não conseguiríamos descodificar, nem prever o comportamento das pessoas com quem estabelecêssemos uma interacção. Para Sherif (1969) as normas são “uma escala de referências ou avaliações que define a gama de comportamentos, atitudes e opiniões permitidas e repreensíveis”.
Tendo como ponto de partida o conceito quadro de referência, que se traduz na tendência generalizada que os indivíduos possuem de organizarem as suas experiências e estabelecerem relações entre estímulos internos e externos com o intuito de dar significado aquilo que é experimentado, Sherif (1936) conduziu uma experiência com base no efeito auto cinético, para mostrar experimentalmente como ocorre o processo de formação de normas. De acordo com Garcia-Marques (2000), este efeito foi pela primeira vez identificado em astronomia e consiste num fenómeno perceptivo bastante fácil de reproduzir. De facto, basta colocar um indivíduo numa sala totalmente às escuras e acender uma luz fraca durante um momento e este verá a luz mover-se. Contudo, a verdade é que a luz mantém-se imóvel. Deste modo, tendo como base um estímulo ambíguo, Sherif colocou como hipóteses:
a)      numa situação marcada pela incerteza, um indivíduo procura estabelecer uma norma que lhe permita estabilizar a situação;
b)      numa situação marcada pela incerteza vários indivíduos que possuem estatutos equivalentes, poderão influenciar-se mutuamente por forma a produzir normas aceitáveis por todos;
c)      as normas estabelecidas numa situação de grupo manter-se-ão, aquando da posterior inserção de cada indivíduo isolado na mesma situação.
Assim, os indivíduos tinham que avaliar, numa sala completamente às escuras, a deslocação de um ponto luminoso, efectivamente fixo, e efectuar estimativas. Numa primeira condição experimental, os sujeitos são estimulados individualmente e, portanto, criam um quadro de referência (norma) individual. Posteriormente, são colocados numa situação de grupo e fazem convergir as normas individuais para as normas de grupo. Numa segunda condição experimental é criado, inicialmente, um quadro de referência a nível grupal e, posteriormente, os indivíduos são colocados isolados na mesma situação. Neste caso, os quadros de referência continuaram a ser utilizados mesmo na ausência de um grupo, o que nos leva a concluir que os grupos são geradores de quadros de referência para a relação dos indivíduos com o meio que os envolve.
Concluindo, “o fundamento psicológico do estabelecimento de normas sociais, tais como os estereótipos, as modas, as convenções, os costumes e os valores, é a formação de quadros de referência comuns enquanto produtos do contacto dos indivíduos entre si” (Sherif, 1947).
Ana Fonseca
Retirado de www.hoops.pt

Refere a importância do processo de normalização.

34 comentários:

  1. Tal como podemos ver no dicionário, "normalização" consiste em normalizar, regularizar.

    Como vivemos em sociedade, ao fazer parte de um grupo social, podemos participar na elaboração de normas/ regras e adquirimos regras ou normas já vigentes nessa sociedade, as quais vão regular o nosso comportamento e vão-nos ajudar a prever qual o comportamento das pessoas com quem interagimos.

    O processo de normalização é, assim, um processo de influência social, uma vez que é através da socialização que vamos proceder a uma interiorização progressiva daquilo que é socialmente aceitável ou não, na sociedade em que estamos inseridos.
    Daí, a sua importância, pois as normas uniformizam os comportamentos dos individuos de um determinado grupo social, o que facilita as relações interpessoais e a estabilidade social.

    n.º15 12.ºA

    ResponderEliminar
  2. A normalização surge devido ao facto de existir uma sociedade, estando inerente uma convivência entre elementos dessa mesma sociedade.
    É como que uma organização de comportamentos, determinando o que é possível fazer ou não dentro de um contexto social.
    A normalização em cada pessoa, vai surgindo de forma progressiva, causando nas pessoas tal indiferença que nem se apercebem que as normas influenciam a sua forma de ser, estar e agir num determinado grupo social.
    As normas são a forma básica de reger o comportamento das relações humanas, sendo também uma consequência da sociedade, uma vez que, conforme a sociedade é gerada, a respectiva normalização está de acordo com o uniformismo.
    É com a implementação de normas que os comportamentos de cada indíviduo são mais previsíveis e de certa forma controlados.
    São as regras que devem ser tidas em conta no nosso comportamento, perante o meio que nos rodeia, seja em relação a objectos ou pessoas. Como vivemos numa sociedade que luta pela igualdade, a implementação de regras uniformes (normalizadas) permite uma adequação dos nossos comportamentos, de forma a sentir que estamos inseridos num contexto vivido por todos e com a contribuição de todos.

    Patrícia Lino 12ºC

    ResponderEliminar
  3. Através do processo de socialização, integramos um conjunto de regras, de normas vigentes na sociedade em que estamos inseridos e que regulam os comportamentos, dos mais simples aos mais complexos. As normas estruturam as interacções com os outros e são aprendidas nos vários contextos sociais, na sua prática. A sua aprendizagem, muitas vezes, nao é consciente.
    Dá-se o nome de normalização ao processo de elaboração de normas por parte dos elementos de um grupo quando elas não existem de forma explicita. Esta necessidade decorre do facto de a ausência de normas ser geradora de desorientação e angústia nos membros de um grupo. As normas reduzem a ambiguidade, restabelecendo sentimentos de segurança ao definirem o que é desejável, o que é conveniente num determinado grupo social. A vida em sociedade seria impossível se não houvesse normas: as interacções sociais seriam imprevisiveis, o que comprometeria a vida social. É pelas normas que prevemos o comportamento dos outros e que orientamos o nosso comportamento. São as normas que asseguram a estabilidade do nosso viver social.

    Jéssica Palma
    12ºA
    nº13

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Efectivamente, num determinado meio social, cada um de nós, filtra, absorve, através do processo de socialização uma colectânea de regras, valores, normas vigentes, que têm como intuito organizar os esquemas comportamentais, desde os mais elementares, até aos de maior complexidade.
    As normas, sendo uma expressão de influência social, estabelecem o que é lícito e ilícito em diferentes situações. Afiguram-se como reguladoras das múltiplas interacções sociais e das relações interpessoais, que ocorrem em vários contextos sociais, espelhando determinados modelos de conduta. Ao uniformizar e organizar os nossos comportamentos, as várias normas permitem decifrar aquilo que esperamos dos outros e o que os outros esperam de nós.
    As normas são imprescindíveis, na medida em que a sua ausência é geradora de desapontamento, de sentimentos de insegurança e de instabilidade social.
    A normalização funciona como um processo de criação e organização de regras, num meio social, quando estas não preponderam de modo nítido. Veiculam o que é importante, verdadeiro, erróneo, fútil, denunciando os limites e elementos que não devem ser superados, outros mantidos, com ordem e respeito.

    Viktoriya L. 12ºC Nº21

    ResponderEliminar
  6. Pelo processo de socialização, integramos valores, atitudes, normas, comportamentos considerados desejáveis no meio em que estamos inseridos. Salientando que essas normas são uma expressão da influência social. Representam regras básicas e definem o que o Homem pode ou não fazer em determinadas situações, fazem parte integrante da vida social.
    Ou seja, as normas espelham o que é socialmente desejável numa dada cultura, pois estas regulam as interacções sociais e também orientam o comportamento. Na maioria das vezes não temos noção de que as estamos a cumprir. As normas apresentam modelos de comportamento, que são partilhados pelos vários elementos dos grupos sociais, permitem prever os comportamentos dos outros (sabemos o que esperar dos outros e o que os outros esperam de nós).
    Com as normas adoptadas pelos vários indivíduos de um grupo, podem traduzir-se num conjunto de valores e atitudes, constituindo-se como um factor de coesão grupal.
    Então dá-se o nome de normalização ao processo de elaboração de normas por parte de elementos de um grupo quando elas não existem de forma explícita ou não são reconhecidas colectivamente - os elementos que constituem um grupo tentam realizá-las de forma a influenciar uns aos outros. Esta precisão decorre do facto da ausência destas normas gerarem desorientação e angústia. Se as normas estiverem presentes provocam um sentimento de segurança, definem o que é desejável.
    Posso concluir que as normas são bastante importantes, pois permitem prever os comportamentos que asseguram a estabilidade social.

    Ana Sofia Rocha
    Nº1/12ºC

    ResponderEliminar
  7. A normalização designa-se pelo processo de elaboração de normas por parte dos elementos de um grupo quando elas não existem de forma explícita.Deste modo, as normas ao permitirem prever os comportamentos asseguram a estabilidade social. Daí a sua importância.

    Marta Valente nº16 12ºC

    ResponderEliminar
  8. Normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.
    A importância da normalização é expressa graças ao conjunto de normas que os comportamentos dos indivíduos de um dado grupo social são uniformizados, o que é uma vantagem, porque sabemos o que podemos esperar dos outros e o que os outros esperam de nós. As normas permitem, portanto, prever o comportamento dos outros.

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais importa destacar as normas como um factor imprescindível na nossa vida, permitindo estabilidade e facilidade na aprendizagem de comportamentos. Sem as normas a relação interpessoal seria dificultada, ou seja, não conseguiríamos descodificar, nem prever o comportamento das pessoas com quem interagimos.
    O conceito de normalização é o processo dos indivíduos de organizarem as suas experiências e estabelecerem relações com o intuito de dar significado aquilo que é experimentado, ou seja, é o processo de elaboração de normas. Assim este processo é fundamental para a vida em sociedade e para podermos prever não só os outros mas também os nossos próprios comportamentos.

    Diana Tavares 12º C

    ResponderEliminar
  10. A normalização é um dos três grandes processos de influência social. A normalização é o processo de elaboração de normas por parte dos elementos de um grupo quando elas não existem de forma explicita.
    A normalização desempenha, assim, um processo da maior importância porque são as normas, criadas pela normalização, ao permitirem prever os comportamentos asseguram a estabilidade social.
    Como é óbvio, e numa sociedade dita civilizada, têm de existir determinadas normais pelas quais os indivíduos dessas sociedades se possam seguir, permitindo-se, desta forma, que estes tenham comportamentos adequados, advindo daí a estabilidade que é necessária em cada sociedade. Contudo, estas normas nem sempre são muito visíveis, pois, nós vivemos em sociedade e quando viemos ao mundo parte destas normas já estavam estabelecidas, pelo que crescemos com elas e nem sequer nos apercebemos delas. Apesar disso, existem diversas normas que vão surgindo de forma progressiva, influenciando estas as formas de ser, de estar e de agir num determinado grupo social.
    Por último, de referir que as normas são imprescindíveis, uma vez que a sua ausência é geradora de desapontamento, de sentimentos de insegurança e de instabilidade social.

    Rúben Silva 12ºB Nº25

    ResponderEliminar
  11. É através da socialização, que integramos um conjunto de regras e normas vigentes na sociedade que regulam os nossos comportamentos.
    As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento. As normas são uma expressão da influência social, que afectam as nossas acções e comportamentos sem nos apercebermos, ou seja, orientam o nosso comportamento. Como os comportamentos num grupo social são uniformizados, as normas permitem prever o comportamento dos outros. Como tal são elementos de coesão grupal, que facilitam a adaptação ao meio social e asseguram uma identidade.
    Na ausência de normas explicitas os indivíduos que constituem um grupo tentam elaborá-las influenciando-se uns aos outros – normalização. A ausência de normas é geradora de desorientação e angústia nos membros desse grupo. A vida em sociedade seria impossível se não existissem normas, uma vez que as interacções sociais seriam imprevisíveis, sendo através delas que asseguramos a estabilidade do nosso viver social.

    Pedro Coutinho nº 19 12ºC

    ResponderEliminar
  12. O ser humano é influenciado no dia-a-dia por processos a nível social. As interacções de diferentes grupos permitem-nos adaptarmo-nos a outras pessoas e elas a nós, consequentemente. A influência social a que estamos sujeitos pode ser feita através de três processos, dentro os quais a normalização. As normas são a forma básica de reger o comportamento das relações humanas, sendo também uma consequência da sociedade, uma vez que, conforme a sociedade é gerada, a respectiva normalização está ligada ao uniformismo.
    O processo de normalização é, assim, um processo de influência social, uma vez que é através da socialização que vamos proceder a uma interiorização progressiva daquilo que é socialmente aceitável ou não, na sociedade em que estamos inseridos.
    Conclui-se que a sua importância é suprema no sentido em que as normas uniformizam os comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo social, o que facilita as relações interpessoais e a estabilidade social.
    Esta necessidade decorre do facto de a ausência de normas ser geradora de desorientação e angústia nos membros de um grupo. As normas espelham o que é socialmente aceitável / desejável numa determinada cultura, pois estas regulam as interacções sociais, orientando o nosso comportamento.
    O facto das leis e normas serem uniformizadas faz com que possamos prever comportamentos de outrem e que prevejam, também os nossos, dado que agimos mais ou menos todos com o mesmo padrão cultural, (característicos de uma sociedade).
    A vida em sociedade seria muito complicada ou mesmo impossível se não houvessem normas. As interacções sociais seriam imprevisíveis, o que nos comprometeria, enquanto seres sociais. As normas asseguram a estabilidade.
    O cumprimento das normas é uma exigência da vida social, pelo que a sua não aceitação o desobediência pode criar olhares reprovadores ou mesmo castigos.

    Dina Teresa 12ºB

    ResponderEliminar
  13. A ausência de normalização pode ser geradora de desorientação e de angústia nos membros de um grupo. As normas reduzem a ambiguidade, restabelecendo sentimentos de segurança ao definirem o que é desejável, o que é conveniente num grupo social. Se não houvesse normas a vida social seria impossível, as interacções sociais seriam imprevisíveis. É através das normas que prevemos o comportamento dos outros e que orientamos o nosso.
    São as normas que asseguram a estabilidade do nosso viver social.

    ResponderEliminar
  14. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.
    As normas são uma expressão de influência social. A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização torna-as tão naturais que não nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos.

    Márcia Laranjeira
    12ºC
    nº15

    ResponderEliminar
  15. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.
    As normas são uma expressão de influência social. A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização torna-as tão naturais que não nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos.
    As normas, que regulam as relações interpessoais e que reflectem o que é socialmente desejável, orientam o comportamento. Definem o que é ou não é desejável, o que é conveniente num dado grupo social, apresentanto modelos de conduta.

    Márcia Cerveira nº14
    12ºC

    ResponderEliminar
  16. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.
    Este processo de normalização é importante, pois em ele a sociedade seria uma completa desorganização, aliás, a vida em sociedade não seria possível sem o cumprimento de determinadas normas reguladoras.

    Rui Vilafanha 12ºC

    ResponderEliminar
  17. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.As normas são uma expressão de influência social. A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização torna-as tão naturais que não nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos

    André 12c

    ResponderEliminar
  18. Dá-se o nome de normalização ao processo de elaboração de normas por parte dos elementos de um grupo quando elas não existem de forma explícita. Esta necessidade decorre do facto de a ausência de normas ser geradora de desorientação e angústia nos membros de um grupo. As normas reduzem a ambiguidade, restabelecendo sentimentos de segurança ao definirem o que é desejável, o que é conveniente num determinado grupo social. A vida em sociedade seria impossível se não houvesse normas: as interacções sociais seriam imprevisíveis, o que comprometeria a vida social.

    Jorge Marcelo Nº11 12ºC

    ResponderEliminar
  19. O processo de normalização é muito importante para a vida em grupo, sociedade, comunidade...
    É através da normalização que se cria/elabora um conjunto de regras por parte de alguns indivíduos quando elas não existem de uma forma explicita.
    A normalização vai então permitir um bom funcionamento da vida em comum de um grupo de pessoas, algo que seria difícil ou mesmo impossível não existindo normas para serem cumpridas pelos membros desse grupo.

    Daniel Almeida nº11 12ºB

    ResponderEliminar
  20. Normalização é o processo de elaboração de normas por parte dos elementos de um grupo quando elas não existem de forma explícita. Esta necessidade decorre do facto de a ausência de normas ser geradora de desorientação e angústia nos membros de um grupo. A vida em sociedade seria impossível se não houvesse normas: as interacções sociais seriam imprevisíveis, o que comprometeria a vida social. A ausência de normalização pode ser geradora de desorientação e de angústia nos membros de um grupo. O facto das leis e normas serem uniformizadas faz com que possamos prever comportamentos de outrem e que prevejam, também os nossos, dado que agimos mais ou menos todos com o mesmo padrão cultural.

    Ana Silva
    nº1/12ºA

    ResponderEliminar
  21. A normalização é um dos três processos que é necessário estudar para compreender o efeito da influência social no nosso comportamento.
    O termo "normalização" remete-nos para "normas", que mais não são que as regras sociais básicas que estabelecem o que cada um pode ou não fazer em determinada situação.
    A utópica situação de completa inexistência de normas que rejam a nossa vida individual e em sociedade, dá pelo nome de anomia. Facilmente se constata que tal seria absolutamente insustentável e impraticável, pois não existiria nada que regulamentasse e/ou orientasse o comportamento do ser humano. Mas partindo desse estado de anomia, seria de esperar que os indivíduos que constituem um grupo tentassem elaborar normas influenciando-se uns aos outros, como tentativa de definir o que é expectável e conveniente e, assim, reestabelecerem a sua segurança. Este processo denomina-se
    normalização.

    Francisca Pinhão

    ResponderEliminar
  22. As normas são um factor imprescindível na nossa vida, permitindo uma certa estabilidade do meio e uma maior facilidade na aprendizagem de comportamentos. Por outro lado, sem as normas a relação inter-pessoal seria dificultada, ou seja, não conseguiríamos descodificar, nem prever o comportamento das pessoas com quem estabelecêssemos uma interacção.

    ResponderEliminar
  23. Através do processo de socialização , integramos um conjunto de regras e normas , estes aspectos que regulam os nossos comportamentos. As normas estruturam as interacções com os outros e são aprendidas nos vários contextos sociais , são regras básicas que estabelecem as determinadas atitudes que devemos ter nesta ou naquela situação. As normas são uma expressão de influência social ,pois designam os nossos comportamentos de acordo com a sociedade que estamos inseridos , pois cada grupo social apresenta modelos de conduta. Assim , devido ás normas os comportamentos dos individuos de um dado grupo social são uniformizados , o que é muito vantajoso pois assim , conseguimos antecipar o comportamento do outro e ele o nosso , assim podemos afirmar que as normas conseguem deste modo prever o comportamento dos outros.

    ResponderEliminar
  24. A inexistência da normalização é sem duvida alguma, geradora de desorientação e de angústia nos membros de um grupo, uma catástrofe perfeita. As normas reduzem a ambiguidade, restabelecendo sentimentos de segurança ao definirem o que é desejável, o que é conveniente num grupo social, ou seja esclarecem padrões de vida.
    São as normas que asseguram a estabilidade do nosso viver social.
    As normas são um factor imprescindível na nossa vida, permitindo uma certa estabilidade do meio e uma maior facilidade na aprendizagem de comportamentos. Por outro lado, sem as normas a relação inter-pessoal seria muito difícil, ou mesmo inexistente, ou seja, não conseguiríamos descodificar, nem prever o comportamento das pessoas com quem estabelecêssemos uma interacção: quando falássemos com uma pessoa tanto poderíamos esperar um murro, como um aperto de mão...
    O cumprimento das normas é uma exigência intrínseca da vida social, pelo que a sua não aceitação ou violação cria sempre desordem, pelo quer é sempre reprovada e leva a punições de diversos graus, consoante a forma de que a norma foi violada.

    ResponderEliminar
  25. Através do processo de socialização , integramos um conjunto de regras e normas , estes aspectos que regulam os nossos comportamentos.

    As normas são um factor imprescindível na nossa vida, permitindo uma certa estabilidade do meio e uma maior facilidade na aprendizagem de comportamentos.

    O processo de normalização é, assim, um processo de influência social, uma vez que é através da socialização que vamos proceder a uma interiorização progressiva daquilo que é socialmente aceitável ou não, na sociedade em que estamos inseridos.
    Daí, a sua importância, pois as normas uniformizam os comportamentos dos individuos de um determinado grupo social, o que facilita as relações interpessoais e a estabilidade social.

    ResponderEliminar
  26. A normalização faz parte de um dos processos de influência entre os individuos. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer determinadas situações que implicsm o seu cumprimento. As normas são um aexpressão de influência social. A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização torna-as tão naturais que não nos aprecebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos. Em suma, dá-se o nome de normalização ao processo de elaboração de normas por parte dos elementos de um grupo quando elas não existem de forma explícita.

    Joana Sousa, nº18, 12ºB

    ResponderEliminar
  27. Através do processo de socialização, interiorizamos um conjunto vasto de regras e formas de comportamento que variam de cultura para cultura. As normas estruturam as interacções com os outros porque criam um padrão mais ou menos comum de comportamentos. São regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações. As normas são uma expressão da influência social porque influenciam o nosso comportamento dentro de uma cultura/sociedade específica. A normalização permite a uniformização de comportamentos dentro desse grupo social, o que nos permite prever o comportamento dos outros e, portanto, sabermos como reagir. As normas são elementos de coesão grupal e facilitam a adaptação ao meio social quando são interiorizadas. Sendo relativamente duráveis no tempo, conseguem criar uma imagem/identidade para cada sociedade e assegurar a sua estabilidade da mesma.

    Cátia Nogueira nº10 12ºB

    ResponderEliminar
  28. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.
    As normas são uma expressão de influência social. A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização torna-as tão naturais que não nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos.

    Daniela Tojal

    ResponderEliminar
  29. O processo de normalização é um processo de influência social, pois é através da socialização que vamos proceder a uma interiorização progressiva daquilo que é socialmente aceitável ou não, na sociedade em que estamos inseridos.
    As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações e que implicam o seu cumprimento.
    As normas são imprescindíveis uma vez que ausentes geram desapontamento, sentimentos de insegurança e de instabilidade social.

    ResponderEliminar
  30. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.
    As normas são uma expressão de influência social. A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização torna-as tão naturais que não nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos.
    Pelo processo de socialização, integramos valores, atitudes, normas, comportamentos considerados desejáveis no meio em que estamos inseridos. Salientando que essas normas são uma expressão da influência social. Representam regras básicas e definem o que o Homem pode ou não fazer em determinadas situações, fazem parte integrante da vida social.
    As normas apresentam modelos de comportamento, que são partilhados pelos vários elementos dos grupos sociais, permitem prever os comportamentos dos outros (sabemos o que esperar dos outros e o que os outros esperam de nós).
    Com as normas adoptadas pelos vários indivíduos de um grupo, podem traduzir-se num conjunto de valores e atitudes, constituindo-se como um factor de coesão grupal.
    Então dá-se o nome de normalização ao processo de elaboração de normas por parte de elementos de um grupo quando elas não existem de forma explícita ou não são reconhecidas colectivamente - os elementos que constituem um grupo tentam realizá-las de forma a influenciar uns aos outros. Esta precisão decorre do facto da ausência destas normas gerarem desorientação e angústia. Se as normas estiverem presentes provocam um sentimento de segurança, definem o que é desejável.
    Posso concluir que as normas são bastante importantes, pois permitem prever os comportamentos que asseguram a estabilidade social.


    Márcia Pereira 12.ºC

    ResponderEliminar
  31. O processo de normalização é importante para o desenvolvimento de cada indivíduo. O conjunto de normas que nos vão sendo estipuladas ao longo da vida irá influenciar-nos quer nas relações com os outros quer na relação connosco próprios. A cultura na qual estamos inseridos exige que essas normas sejam cumpridas, pois irão moldar a nossa maneira de ser e a nossa maneira de pensar. Como seres humanos é importante que este processo de normalização exista, pois define tudo o que somos e o que poderemos vir a ser.

    Jéssica Martins nº14 12ºA

    ResponderEliminar
  32. Normalização: Através do processo de socialização, interiorizamos um conjunto vasto de regras e formas de comportamento que variam de cultura para cultura. As normas estruturam as interacções com os outros porque criam um padrão mais ou menos comum de comportamentos. São regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações. As normas são uma expressão da influência social porque influenciam o nosso comportamento dentro de uma cultura/sociedade específica. A normalização permite a uniformização de comportamentos dentro desse grupo social, o que nos permite prever o comportamento dos outros e, portanto, sabermos como reagir. As normas são elementos de coesão grupal e facilitam a adaptação ao meio social quando são interiorizadas. Sendo relativamente duráveis no tempo, conseguem criar uma imagem/identidade para cada sociedade e assegurar a sua estabilidade da mesma.

    ResponderEliminar
  33. O processo de normalização é fundamental para a vida em união com os outros, em comunidade, sociedade... É igualmente importante para o desenvolvimento de cada indivíduo...
    A vida em sociedade seria impossível se não houvesse normas: as interacções sociais seriam imprevisíveis, o que comprometeria a vida social...É através da normalização que se cria/elabora um conjunto de regras por parte de alguns indivíduos e estas vão influenciando-nos ao longo da nossa vida... A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização, acaba por ser sistemática, embora nos não nos apercebamos, estas normas acabam por se tornar intrínsecas...O cumprimento das normas é muito importante, pelo que a quem não cumprir as normas básicas,irá ser reprovado, podendo levar a punições, dependo também da norma que foi violada.

    ResponderEliminar
  34. Normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.
    A importância da normalização é expressa graças ao conjunto de normas que os comportamentos dos indivíduos de um dado grupo social são uniformizados, o que é uma vantagem, porque sabemos o que podemos esperar dos outros e o que os outros esperam de nós. As normas permitem, portanto, prever o comportamento dos outros.

    ResponderEliminar