domingo, 23 de setembro de 2012

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: O PARADOXO TEMPORAL


Começamos com um paradoxo, ou com uma contradição aparente, observando que a psicologia é uma das disciplinas académicas mais antigas e, ao mesmo tempo, uma das mais modernas. As pesquisas sobre a natureza do comportamento humano remontam ao séc. V a. C., quando os filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, se empenhavam para resolver muitos dos problemas de interesse dos psicólogos até hoje. Desse modo, um ponto que pode servir de início ao estudo da história da psicologia localiza-se cerca de 2500 anos atrás, nos antigos textos filosóficos a respeito desses temas (tais como a perceção, a memória, a aprendizagem, a motivação e o pensamento) que mais tarde foram incluídos na disciplina formalmente conhecida como psicologia.

            Outra opção que serve de ponto inicial é a abordagem da psicologia como um dos campos de estudo mais recentes e começarmos com o surgimento da psicologia moderna, há cerca de 200 anos, baseada na filosofia e outras abordagens científicas para reivindicar uma identidade própria como um campo de estudo formal.
            Como distinguir entre a psicologia moderna abordada neste livro e as suas raízes? Esta distinção está mais relacionada com a metodologia em busca das respostas do que com os tipos de questionamentos acerca da natureza humana. São a abordagem e as técnicas utilizadas que distinguem a antiga disciplina filosófica da psicologia moderna e marcam o reconhecimento da psicologia como campo de estudo independente e essencialmente científico.
            Até ao último quartel do séc. XIX, os filósofos estudavam a natureza humana por meio da investigação, da intuição e da generalização, baseados nas próprias experiências de vida. Uma transformação ocorreu quando os filósofos começaram a aplicar as ferramentas e métodos eficazes das ciências biológicas e físicas às questões relativas à natureza humana. Somente quando os pesquisadores passaram a confiar na observação e na experimentação minuciosamente controladas para estudar a mente humana é que a psicologia começou a adquirir uma identidade distinta das suas raízes filosóficas.
            A nova disciplina da psicologia necessitava de meios precisos e objetivos para lidar com o seu objeto de estudo. A maior parte da história da psicologia posterior à separação da filosofia trata do desenvolvimento de ferramentas, técnicas e métodos para aprimorar a precisão e a objetividade, analisando com maior cuidado não apenas as perguntas dos psicólogos, como também as respostas obtidas.
            O ponto de partida mais adequado para o estudo da história da psicologia, a fim de compreender os temas complexos que definem e dividem o campo atual, é o séc. XIX, período em que a disciplina se tornou independente e passou a adotar métodos distintos de investigação e de raciocínio teórico.
            A noção da possibilidade de aplicação dos métodos das ciências físicas e biológicas ao estudo dos fenómenos mentais foi herdada tanto do pensamento filosófico como das investigações fisiológicas dos sécs. XVII a XIX. Esse é o período extraordinário que forma o contexto do surgimento da psicologia moderna. Enquanto os filósofos do séc. XIX abriam o caminho para o estudo experimental do funcionamento da mente, os fisiologistas atacavam de forma independente os mesmos temas, seguindo outra direção. Os fisiologistas do séc. XIX faziam enormes avanços na compreensão dos mecanismos físicos que estavam por trás dos processos mentais. Os seus métodos de estudo eram diferentes dos usados pelos filósofos. No entanto, a união dessas duas disciplinas tão distintas, a filosofia e a fisiologia, produziu um novo campo de estudo que logo adquiriu identidade e importâncias próprias.
SCHULTZ, D. e SCHULTZ S. (2005). História da Psicologia Moderna, págs. 1-2. São Paulo: Thomson Learning
TAREFA:
O que diferencia a velha da nova psicologia? (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.)

31 comentários:

  1. São a abordagem e as técnicas utilizadas que distinguem a antiga disciplina filosófica da psicologia moderna e marcam o reconhecimento da psicologia como campo de estudo independente e essencialmente científico.

    Os filósofos da velha psicologia estudavam a natureza humana por meio da investigação, da intuição e da generalização, baseados nas próprias experiências de vida.

    A nova disciplina da psicologia necessitava de meios precisos e objetivos para lidar com o seu objeto de estudo. A maior parte da história da psicologia posterior à separação da filosofia trata do desenvolvimento de ferramentas, técnicas e métodos para aprimorar a precisão e a objetividade, analisando com maior cuidado não apenas as perguntas dos psicólogos, como também as respostas obtidas.

    Tiago Tojal Nº21 12ºC

    ResponderEliminar
  2. Cristiana, 12ºA, nº82 de outubro de 2012 às 22:50

    É notória a distinção entre a velha e a nova Psicologia. Elas convergem em alguns objetos de estudo, como a perceção, a memória, a aprendizagem, a motivação e o pensamento, no entanto, a Psicologia moderna ou nova Psicologia adotou uma identidade própria, através da aplicação de métodos distintos e outrora isolados da Filosofia. Ao passo que a velha Psicologia se apoiava meramente em experiências de vida e em fatores subjetivos como a intuição, a Psicologia moderna deu a mão às ciências físicas e biológicas, adquirindo um caráter mais preciso e objetivo. A Filosofia não se assenta em experimentações, mas em pensamentos. Ao invés disso, a Psicologia implica provas reais e físicas de uma qualquer questão. E, portanto, compreende-se a importância da fusão da Filosofia com a Fisiologia, que originou a Psicologia!

    ResponderEliminar
  3. A velha psicologia já se focava em questões como a perceção, a memória, a aprendizagem, a motivação e o pensamento. O homem desde a Antiguidade que se apercebeu da importância destas questões. Contudo, não tinha bases científicas para lhes poder dar uma resposta. É isso que nos dá a nova psicologia: a correlação entre a filosofia e a fisiologia (que sofreu grandes progressos nos últimos séculos) permitiu ao Homem decifrar o comportamento humano e suas componentes.


    Inês Antónia, nº12 10ºA

    ResponderEliminar
  4. O inicio da psicologia foi quando os filósofos começaram a estudar a natureza humana através da investigação, generalização e da intuição e com base nas suas experiencias de vida. Ou seja , era como uma parte da filosofia. Esta ciência tornou-se ainda mais credível quando os filósofos a viram como algo menos subjetivo, baseando-se em ciências como a biologia e a física de modo a explicarem melhor o comportamento humano. Esta é a psicologia antiga. A moderna já não tem uma relação direta com a filosofia, nem com o seu raciocínio teórico. Utilizam-se métodos objetivos e práticos adquiridos através da fisiologia, na medida em que esta lhes forneceu informação sobre o funcionamento da mente.
    Ana Luísa nº3 12ºA

    ResponderEliminar
  5. Com a velha psicologia remontamos ao século V a.C., a Platão, a Aristóteles e afins...
    O estudo desta psicologia centrava-se em conceitos como o pensamento, a memória, a percepção, a aprendizagem ou a motivação. E os meios para este estudo resumiam-se ao quotidiano, às experiências da vida, bem como à própria intuição e à generalização. Contudo, ainda hoje a psicologia se centra e estuda estes conceitos, ou seja, o que mudou não foram estes, mas sim a metodologia usada. É a forma e as técnicas a que se recorre, para o estudo, que distinguem a antiga psicologia da psicologia moderna.

    Andreia Silva 12ºA

    ResponderEliminar
  6. São a abordagem e as técnicas utilizadas que distinguem a antiga disciplina filosófica da psicologia moderna e marcam o reconhecimento da psicologia como campo de estudo independente e essencialmente científico.
    Elas convergem em alguns objetos de estudo, como a perceção, a memória, a aprendizagem, a motivação e o pensamento, no entanto, a Psicologia moderna ou nova Psicologia adotou uma identidade própria, através da aplicação de métodos distintos e outrora isolados da Filosofia. Ao passo que a velha Psicologia se apoiava meramente em experiências de vida e em fatores subjetivos como a intuição, a Psicologia moderna deu a mão às ciências físicas e biológicas, adquirindo um caráter mais preciso e objetivo. A Filosofia não se assenta em experimentações, mas em pensamentos. Ao invés disso, a Psicologia implica provas reais e físicas de uma qualquer questão
    Pedro 12ºC

    ResponderEliminar
  7. Bruno F. Lima nº3 12ºC5 de outubro de 2012 às 18:55

    "A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta". Com essa frase descreveu Herrmann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais, a situação da psicologia - tanto em 1908, quando ele a escreveu, como hoje: desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX. O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples.

    ResponderEliminar
  8. Paula Lopes Nº12 12ºC5 de outubro de 2012 às 21:42

    Actualmente, a psicologia é definida como um estudo cientifico do comportamento e dos processos mentais, baseando-se em diversos metodos rigrosos e precisos(experiencias, observaçao,inqueritos,...). A psicologia moderna é baseada na filosofia e outras abordagens científicas para reivindicar uma identidade própria como um campo de estudo formal. Contudo, o que destingue a filosofia e a psicologia são a abordagem e as técnicas utilizadas, marcando a psicologia como campo de estudo independente e essencialmente cientifico.
    A psicologia tem um "longo passado" mas uma "curta história". A psicologia pré-cientifica (velha psicologia, antes de 1879) tratava de um conjunto de teorias resultantes de especulações nao submetidas a testes empiricos. Em quanto que a psicologia cientifica (nova psicologia, despois de 1879) trata de um conjunto de teorias submetidas a testes empiricos e formadas mediante de metodos que valorizam a experimentação e a observação.



    ResponderEliminar
  9. O Homem como ser racional desde sempre se questionou sobre a sua própria natureza e o que o rodeia, resolvendo as suas questões recorrendo à experiência quotidiana e intuição. No entanto, a psicologia como ciência só surgiu no século XIX após a aplicação de “ferramentas, técnicas e métodos” meticulosos, precisos e objetivos que garantem a sua fiabilidade enquanto ciência e que eram, até então, apenas utilizados nas ciências físicas e biológicas. Assim, separando-se da filosofia e aproximando-se da fisiologia, a psicologia surgiu como ciência autónoma. Pode-se dizer que a nova psicologia é “mais científica” que a anterior.

    ResponderEliminar
  10. A principal diferença existente entre a psicologia antiga e a psicologia moderna consiste na abordagem e na técnica. Ou seja, reside na forma de procurar as respostas e não tanto nas questões colocadas a respeito da natureza humana.

    Sara Fernandes n.º17 12.ºC

    ResponderEliminar
  11. A velha velha psicologia centrava-se em conceitos como o pensamento, a memória, a percepção, a aprendizagem ou a motivação. E os meios para este estudo resumiam-se ao quotidiano, às experiências da vida, bem como à própria intuição e à generalização.
    Em contra partida a nova Psicologia é marcada com a fundação do primeiro laboratório da psicologia experimental em 1879, por Wundt. Só a partir desta data é que a psicologia assume características científicas. A investigação começa a basear-se na observação, no registo sistemático de dados e na experimentação, inicialmente em laboratório e depois também em ambiente ecológico. Até então limitada às especulações dos filósofos, a psicologia emancipa-se e, adoptando um método científico, torna-se uma ciência.


    Ana Cruz, 12º C nº2

    ResponderEliminar
  12. Margarida Silva, 12ºA, nº48 de outubro de 2012 às 00:40

    A diferença entre a velha e a nova psicologia reside maioritariamente na diferença entre os métodos utilizados para dar resposta aos questionamentos acerca da natureza humana.
    No estudo da velha psicologia, os filósofos estudavam a natureza humana utilizando ferramentas como a investigação, a intuição e a generalização, baseando-se tbm nas suas experiências de vida.
    Já a nova psicologia, recorre a métodos fidedignos, ou seja, precisos e objectivos. Posso ainda acrescentar que, aquando da génese da Psicologia, a tarefa primordial foi a de analisar as perguntas e respostas dos filósofos, aprimorando métodos e técnicas precisos e objectivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A principal diferença entre a velha e nova psicologia está na forma como se realiza a abordagem e a técnica, ou seja, na forma como se procuram as respostas e não tanto nas questões colocadas a respeito da natureza humana.

      Fábio Santos nº11 12ºA

      Eliminar
  13. Nuno Martins nº14 12ºC8 de outubro de 2012 às 14:57

    São bastante evidentes as diferenças entre as psicologias velha e nova. Até ao final do século XIX, os filósofos baseavam-se nas próprias experiências de vida para estudar, através da investigação, intuição e generalização, a natureza humana. Mas é nesse século que a psicologia moderna se torna independe da antiga disciplina filosófica e passa a adotar uma metodologia distinta de investigação e de raciocínio teórico para responder às questões referentes à natureza humana, baseada na aplicação de ferramentas e técnicas eficazes das ciências biológicas e físicas. É a abordagem que marca a transformação da psicologia como campo de estudo independente e essencialmente científico. Portanto, a divergência entre estas duas psicologias não reside nos tipos de questionamentos acerca da natureza humana mas sim na técnica utilizada na busca das respostas.

    ResponderEliminar
  14. A diferença entre a velha e a nova psicologia reside na abordagem e na técnica, ou seja, na forma como se responde às questões colocadas a respeito da natureza humana e não tanto nas próprias questões.
    No estudo da velha psicologia, os primeiros 'psicólogos' estudavam a natureza utilizando um conjuntos de teorias resultantes de especulações não submetidas a testes empíricos.
    Já na nova psicologia, o estudo desta baseava-se em teorias submetidas a testes empíricos e formadas mediante métodos que valorizam a experimentação e observação.

    Ana Antunes nº5 12ºA

    ResponderEliminar
  15. Roxanne Correia,, nº16, 12ºC8 de outubro de 2012 às 17:45

    A principal diferença entre a velha e a nova psicologia reside na abordagem e na técnica, ou seja, na forma como se responde às questões colocadas a respeito da natureza humana e não tanto nas próprias questões.
    Na nova psicologia os meios para o estudo do pensamento, da memória, da percepção, da aprendizagem ou da motivação, resumiam-se ao quotidiano, às experiências da vida, bem como à própria intuição e à generalização.
    Em contra partida a nova Psicologia assume novas características científicas, em que por exemplo, a investigação começa a basear-se na observação, no registo sistemático de dados e na experimentação, inicialmente em laboratório e depois também em ambiente ecológico.

    ResponderEliminar
  16. O Homem como ser racional desde sempre se questionou sobre a sua própria natureza e o que o rodeia, resolvendo as suas questões recorrendo à experiência quotidiana. A principal diferença entre a velha e nova psicologia está na forma como se realiza a abordagem e a técnica, ou seja, na forma como se procuram as respostas.

    Luis Ramos

    ResponderEliminar
  17. A principal diferença entre a Psicologia inicial e a moderna reside na abordagem e na técnica, ou seja, na forma de procurar as respostas e não tanto nas questões colocadas a respeito da natureza humana.
    Assim, os temas que cativaram os primeiros psicólogos, são os mesmos que são estudados pelos psicólogos atuais.
    As novas formas de investigação e de raciocínio teórico têm por base a aplicação de princípios biológicos e físicos à mente humana.

    Beatriz Martinho, nº2, 12ºA

    ResponderEliminar
  18. Fábio Silva nº10 12ºA10 de outubro de 2012 às 10:28

    A principal diferença entre a velha e nova psicologia reside na forma como se realiza a abordagem e a técnica, ou seja, nos métodos como se procuram as respostas e não tanto nas questões colocadas a respeito da natureza humana.

    ResponderEliminar
  19. Mariana Tavares, nº18, 12ºA10 de outubro de 2012 às 17:25

    A psicologia moderna não tem uma relação directa com a filosofia, focando-se em métodos objectivos e práticos através da fisiologia, cuja ciência lhe forneceu informação sobre o funcionamento da mente, ao impasse de que a psicologia antiga baseia-se mais na natureza humana baseando-se em métodos teóricos.

    ResponderEliminar
  20. "São a abordagem e as técnicas utilizadas que distinguem a antiga disciplina filosófica da psicologia moderna e marcam o reconhecimento da psicologia como campo de estudo independente e essencialmente científico".
    Na velha psicologia "os filósofos estudavam a natureza humana por meio da investigação, da intuição e da generalização, baseados nas próprias experiências de vida".
    A nova disciplina da psicologia necessitava de meios precisos e objetivos para lidar com o seu objeto de estudo.
    Em suma, a nova psicologia distingue-se pelo facto de ser mais ciêntifica.

    ResponderEliminar
  21. É a abordagem que marca a transformação da psicologia como campo de estudo independente e essencialmente científico. Portanto, a divergência entre estas duas psicologias não reside nos tipos de questionamentos acerca da natureza humana mas sim na técnica utilizada na busca das respostas.

    ResponderEliminar
  22. Os temas que cativaram os primeiros "psicólogos" continuam a ser estudados pelos psicólogos actuais.
    A principal diferença entre a psicologia inicial (ou velha psicologia) e a psicologia moderna (ou nova psicologia) reside na abordagem e na técnica, isto é, na forma de procurar as respostas e não tanto nas questões colocadas a respeito da natureza humana. A distinção entre a velha e a nova psicologia está assim mais relacionada com a metodologia em busca das respostas do que com os tipos de questionamentos acerca da natureza humana. São a abordagem e as técnicas utilizadas que distinguem a antiga disciplina filosófica da psicologia moderna e que marcam o reconhecimento da psicologia como campo de estudo independente e essencialmente científico.
    Somente quando os pesquisadores passaram a confiar na observação e na experimentação minuciosamente controladas para estudar a mente humana é que a psicologia começou a adquirir uma identidade distinta das suas raízes filosóficas.
    A maior parte da história da psicologia posterior à separação da filosofia trata do desenvolvimento de ferramentas, técnicas e métodos para aprimorar a precisão e a objectividade, analisando com maior cuidado não apenas as perguntas dos psicólogos, como também as respostas obtidas. Assim, as novas formas de investigação e de raciocínio teórico nasceram da aplicação de princípios biológicos e físicos à mente humana.
    A nova psicologia constituiu-se assim, como disciplina de intersecção entre a filosofia e a fisiologia e alcançou a sua autonomia enquanto ciência.

    Tatiana Raquel Gomes
    nº20... 12ºC

    ResponderEliminar
  23. A velha psicologia fez-nos voltar ao século V a.C..
    O estudo da velha psicologia concentrava-se no pensamento, na perceção, na memória, na motivação na ou aprendizagem. As maneiras de estudar esta psicologia resumia-se ao dia-a-dia, às experiências da vida. Hoje em dia, a psicologia ainda se centraliza nestes conceitos, logo o que mudou não foram estes conceitos mas sim o método utilizado.

    Mariana Nogueira 12ºA nº18

    ResponderEliminar
  24. Sara Oliveira 12ºC, nº1815 de outubro de 2012 às 14:28

    O que distingue a velha psicologia da nova psicologia são "a abordagem e as técnicas utilizadas".
    Inicialmente estudava-se a "natureza humana por meio da investigação, da intuição e da generalização, baseados nas próprias experiências de vida.
    Numa outra altura, os filósofos começaram a utilizar ferramentas e métodos mais eficazes das "ciências biológicas e físicas às questões relativas à natureza humana".
    A psicologia só passou a adquirir uma identidade distinta da filosofia (tornar-se uma ciência), quando "os pesquisadores passaram a confiar na observação e na experimentação minuciosamente controladas para estudar a mente humana".

    ResponderEliminar
  25. A principal diferença entre a velha e a nova psicologia reside na abordagem e na técnica, ou seja, na forma como se responde às questões colocadas a respeito da natureza humana e não tanto nas próprias questões.

    Márcia nº10 12c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma diferença entre a velha e a nova Psicologia, contudo não nos podemos esquecer de que a nova Psicologia é derivada da anterior.
      A grande diferença entre estas duas "Psicologias" é o facto de a nova Psicologia ser sujeita a processos de estudo, processos de aplicação e sobretudo processos experimentais; enquanto que a velha Psicologia (derivada da Filosofia) baseava-se na observação e na tentativa de inserção do pensamento, da memória, da percepção, da aprendizagem ou da motivação na vida quotidiana.
      As perguntas ás quais se tentam obter certas respostas também foram alteradas, isto devido ao uso de técnicas "modernas" que possibilitaram o avanço desta ciência.
      Alexandr Ostrovschii nº (não sei) 12ºA

      Eliminar
  26. Actualmente a psicologia é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjectivas inferidas através do comportamento).
    O que difere na psicologia velha da nova é o facto de que esta se baseava na observação de factos, na tentativa de inserção do pensamento, da percepção e da memória,ou seja , baseia se na filosofia. Ao contrário da nova psicologia que é sujeita a processos experimentais, baseando se assim na ciência.
    Lígia Castro nº16 12ºA

    ResponderEliminar
  27. A principal diferença existente entre a psicologia antiga e a psicologia moderna consiste na abordagem e na técnica. Ou seja, reside na forma de procurar as respostas e não tanto nas questões colocadas a respeito da natureza humana.

    Ivo Farreca, nº13 12ºA

    ResponderEliminar
  28. a psicologia antiga estudava a "alma"(mente) e os seus métodos eram primários, ou seja, com muitas falhas. a psicologia moderna já desenvolveu métodos de analise mais perfeitos.
    A psicologia moderna também tem vários objectos de estudo não sendo só a mente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esqueci-me de identificar.

      Álvaro Martins 12ºA nº1

      Eliminar