sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

HEREDITARIEDADE E MEIO



Imaginemos, no que respeita à inteligência, que o genótipo de uma criança indica a predisposição para ter uma inteligência média.
Suponhamos que alguns cenários possíveis de desenvolvimento da criança. Comecemos por supor que cresce e é educada num meio económica e culturalmente pobre e intelectualmente muito pouco estimulante: os pais ignoram a criança e o meio é muito carenciado quanto a livros e outros instrumentos de aprendizagem. A criança, dadas as limitações do seu meio, provavelmente desenvolverá uma inteligência abaixo da média.

Suponhamos outra situação: a mesma criança, com o mesmo genótipo quanto à inteligência, cresce e é educada num meio que podemos considerar médio ou normal (existem livros, outras fontes de estimulação intelectual e os pais dedicam atenção à criança). É muito provável que a criança desenvolve uma inteligência de tipo médio.
Suponhamos finalmente outro cenário: a mesma criança é educada e criada num meio sob vários aspetos bastante favorecido (os pais são bastante ativos na estimulação intelectual da criança, os livros são cuidadosamente escolhidos e, para além do currículo normal, a criança estuda, por exemplo, uma língua estrangeira e utilizações informáticas). É muito provável que esta criança desenvolva uma inteligência acima da média, o que não significa que se transformará numa criança intelectualmente brilhante.
A conclusão a retirar destes exemplos é óbvia: um mesmo genótipo pode conduzir a três possíveis fenótipos distintos – só um se realizará -, dependendo do  nível de estimulação intelectual característico do meio.
Bobert V. Kail, Children and Their Development

TAREFA: Que conclusões retiras quanto ao papel da hereditariedade e do meio na determinação de certas características? (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.)

40 comentários:

  1. Cristiana, nº8, 12ºA12 de janeiro de 2013 às 22:48

    A transmissão de características físicas e psicológicas de uma geração para a outra, conhecida por hereditariedade, não é determinante. A genética é, efetivamente, um fator importante nas nossas capacidades intelectuais, mas o meio é decisivo na determinação do modo como esses genes se irão expressar. Nós, seres humanos, somos o resultado da junção dos fatores hereditários com os fatores ambientais, sejam eles a cultura, a família e, consequentemente, os costumes, as crenças e a nossa própria educação. Assim, o fenótipo, conjunto da manifestação das características, é o conjunto do genótipo, total de genes de um indivíduo, e do meio em que estamos inseridos.

    ResponderEliminar
  2. A hereditariedade é o conjunto de caracteristicas que se transmitem de geração em geração, e que são um forte alvo nas atitudes e ações de cada um; no entanto o meio ambiente em que somos inseridos desde que nascemos influenciam significativamente o nosso comportamento.
    A influencia do meio vai decidir grande parte do que somos!
    Assim, o fenótipo é o conjunto de caracteristicas observaveis que resultam da interação entre o genótipo e o meio ambiente.
    Tal como no exemplo dado, o facto de a criança ter um gene para um inteligência média, não garante que isso aconteca, uma vez que, como assim expliquei, o meio onde somos inseridos vai destinar as nossas caracteristicas.

    ResponderEliminar
  3. Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
    O indivíduo é uma unidade biopsicosocial, e que a sua evolução é influenciada por fatores quer inatos (genética) quer adquiridos (cultura, maturacionais, ambientais e aprendizagem) que interagem entre si para estruturarem o ser humano.
    Logo, a criança ter um gene para um inteligência média, não garante que isso aconteca.

    ResponderEliminar
  4. A Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
    O meio em que uma pessoa é criada vai determinar como esta irá ser no futuro. Se essa pessoa é educada de uma forma pobre, sem atenção alguma é claro que essa pessoa irá ter influência para se reservar ou para até procurar alguém para conversar, dependendo se for uma criança tímida. Mas se uma pessoa for educada num meio alegre e social, essa sentir-se-à mais à vontade no meio social.

    ResponderEliminar
  5. Beatriz Martinho, nº 2, 12º A13 de janeiro de 2013 às 16:41

    O papel da hereditariedade e do meio na determinação de características físicas e psicológicas é uma questão que tem gerado muitos debates e polémicas.
    A hereditariedade é a transmissão de património genético de geração para geração, através do processo de reprodução. Esta informação transmitida é responsável pelas características físicas do indivíduo como, por exemplo, a sua cor de pele, dos olhos, a altura, o peso e é fundamental na constituição dos sistemas nervoso e endócrino. Todas estas características recebidas vão ser influenciadas pelo meio em que se vive, por tudo aquilo que nos rodeia, que pode ser a família, grupos e cultura a que se pertence, assim como as experiências por que passamos.
    Logo, pode-se afirmar que a hereditariedade e o meio interagem, determinando o desenvolvimento de um indivíduo, como a linguagem, a inteligência, os valores, etc, bem como características físicas.

    ResponderEliminar
  6. A hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. A genética é um fator importante nas nossas capacidades intelectuais, no entanto o meio é decisivo na determinação do modo como esses genes se irão expressar. O ser humano, é o resultado da junção dos fatores hereditários com os fatores ambientais. Sendo assim, o fenótipo, é o conjunto do genótipo, total de genes de um individuo, e do meio em que estamos inseridos.

    Márcia 12ºc

    ResponderEliminar
  7. Daniela Soares nº22 12ºC13 de janeiro de 2013 às 21:53

    A Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. No entanto, o que determina a maneira como as caracteristicas do nosso genótipo se manifestam é a nossa relação com o meio, com os outros, basicamente é a cultura em que estamos inseridos.Uma criança com um genótipo para uma inteligência acima da média se não for devidamente estimulada pode vir a ter menos capacidades que uma criança com uma genótipo para uma inteligência abaixo da média mas que foi devidamente estimulada.

    ResponderEliminar
  8. A hereditariedade é a transmissão das características de uma espécie ao longo das gerações, a qual é feita através da reprodução.
    O papel da hereditariedade é fundamental, pois para além de ser responsável pela transmissão de características individuais também é responsável por transmitir as nossas características mais gerais, ou seja, aquelas que nos definem como pertencentes de uma determinada espécie, daí que, por muito que não sejamos todos iguais, temos todos traços em comum, independentemente do meio onde somos criados.
    Contudo, para além das questões genéticas - do genótipo, existem factores do meio como a sociedade onde crescemos, a cultura que nos rodeia, a religião em que acreditamos,o contexto familiar onde nos inserimos, enfim o pequeno mundo onde vivemos que irão ter um papel activo na construção da nossa personalidade. Assim, o mesmo genótipo pode ter distintas expressões, ou seja, diferentes fenótipos, logo conclui-se que o fenótipo resulta de uma combinação entre o meio que nos rodeia e o nosso genótipo.

    Andreia Silva 12ºA

    ResponderEliminar
  9. A hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
    O meio que nos rodeia também tem um papel importante pela influencia exercida em nós. É essa influencia que determina algumas das nossas características pois nós temos que estar adaptados ao meio para que o nosso quotidiano seja mais fácil.
    Assim estamos perante dois factores determinantes das nossas características. Não podemos falar deles separadamente, mas sim como um complemento um do outro. A hereditariedade assegura a transmissão das características e o meio altera algumas das mesmas.

    ResponderEliminar
  10. Ana Antunes nº5 12ºA14 de janeiro de 2013 às 17:36

    Cada ser humano tem características próprias, características que os tornam únicos. No entanto, para conseguirmos explicar este facto, temos que ter em conta dois aspectos essenciais: o meio e a hereditariedade.
    A hereditariedade é a transmissão de património genético de geração para geração, através do processo de reprodução. Esta informação transmitida é responsável pelas características físicas do indivíduo como, por exemplo, a sua cor de pele, dos olhos, a altura, o peso e é fundamental na constituição dos sistemas nervoso e endócrino. Todas estas características recebidas vão ser influenciadas pelo meio em que se vive, por tudo aquilo que nos rodeia.
    Assim, Trata-se de uma correlação, isto é, meio e hereditariedade interagem em conjunto. Por exemplo, não podemos firmar categoricamente que um indivíduo com um nível sócio-económico baixo tenha um Q.I. baixo, é provável mas não imperativo.

    ResponderEliminar
  11. A hereditariedade e o meio trabalham em constante cooperação, e determinam o nosso desenvolvimento, especialmente a nível psíquico. Não podemos atribuir um "peso" específico para a contribuição deste dois fatores: sabemos apenas que o nosso genoma não determina tudo o que nós, seres humanos, acabamos por ser - as experiências e aprendizagens que adquirimos ao longo do tempo, variam de meio para meio, de cultura para cultura.
    Assim, é fácil de compreender que uma criança que nasça com predisposição para um Q.I. médio, num meio em que lhe é possível aprender e estimular as suas capacidades cognitivas consiga tirar melhor proveito da sua inteligência que uma criança com o mesmo Q.I. num meio onde não se dá destaque à educação e ao conhecimento.

    ResponderEliminar
  12. Miguel Tomás Nº6 12ºC16 de janeiro de 2013 às 17:47

    Hereditariedade é o somatório de todas as características contidas no núcleo dos gâmetas, transmitidas a um indivíduo durante a fecundação. Os descendentes podem ocultar ou manifestar as características herdadas, pela expressão genética dos cromossomas.
    O meio é constituído por elementos que interferem no comportamento de cada indivíduo, enfatizando, que esta influência é também notória numa gravidez em que a criança está a desenvolver-se no meio intra-uterino, uma vez que se a mãe se encontra sob stress, alimenta mal, é toxicodependente, podem trazer problemas a nível físico e mental no desenvolvimento da criança.

    ResponderEliminar
  13. Sara Oliveira 12ºC, nº1817 de janeiro de 2013 às 15:36

    A hereditariedade é um processo biológico que se carateriza pela transmissão de informações genéticas de geração em geração. Sendo o indivíduo é dotado de um património genético (genótipo). Sendo que o genótipo sofre influencia a partir do meio em que o individuo está inserido. Assim, o individuo vai desenvolvendo um conjunto de carateristicas físicas e psicológicas observáveis, que resultam da componente genética e ambiental (fenótipo).

    ResponderEliminar
  14. Beatriz Jesus nº23 12ºC18 de janeiro de 2013 às 16:30

    A hereditariedade transmite um conjunto de características(fenótipo e genótipo) á descendência.O meio influencia muito o modo de como a criança se vai comportar quando crescer, como por exemplo: a criança vai aprender a falar de acordo com as pessoas que vivi diariamente, o que se conclui qe o meio vai ser um papel muito importante na criança, como a hereditariedade.

    ResponderEliminar
  15. O papel da hereditariedade e do meio na determinação de características físicas e psicológicas é uma das questões que mais se debate e polémica têm suscitado. Efetivamente,o indivíduo é dotado de um património genético aquando da sua concepção(genótipo), que vai sofrer a influência do meio em que vive, desenvolvendo um conjunto de características físicas e psicológicas observáveis de um indivíduo que resultam da componente genética e ambiental ( fenótipo )

    Ana Cruz nº2 12ºC

    ResponderEliminar
  16. Roxanne Correia, nº16, 12ºC18 de janeiro de 2013 às 21:02

    O ser humano é portador de um património genético, herdado pelos progenitores, chamado genótipo. Genótipo esse que determina o fenótipo (características físicas e psicológicas observáveis de um indivíduo) , mas o fenótipo, ao contrário do genótipo, não depende apenas da hereditariedade mas também do meio. O meio tem um importante papel na determinação do fenótipo, pois o individuo depende muito do meio onde cresce. Cada povo tem a sua cultura, uma pessoa americana é diferente de uma pessoa asiática, pois são culturas diferentes. Dai que a hereditariedade e o meio tem ambos um papel importante na formação do individuo, pois cada intervém no crescimento deste.

    ResponderEliminar
  17. Bruno Lima Carlos nº3 12ºC19 de janeiro de 2013 às 23:24

    A hereditariedade é o conjunto de carateristicas que se transmitem de geração em geração, e que são um forte alvo nas atitudes e ações de cada um; no entanto o meio ambiente em que somos inseridos desde que nascemos influenciam muito o nosso comportamento.
    A influencia do meio vai decidir a maior parte do que somos!
    Assim, o fenótipo é o conjunto de caracteristicas observaveis que resultam da interação entre o genótipo e o meio ambiente.
    Tal como no exemplo dado, o facto de a criança ter um gene para um inteligência média, não garante que isso aconteca, uma vez que, como assim expliquei, o meio onde somos inseridos vai destinar as nossas caracteristicas.

    ResponderEliminar
  18. A Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
    O meio tem um importante papel na determinação do fenótipo, pois o individuo depende muito do meio onde cresce, cada povo tem a sua cultura.
    Todas estas características recebidas vão ser influenciadas pelo meio em que se vive, por tudo aquilo que nos rodeia.

    Delfim Almeida 12ºC

    ResponderEliminar
  19. Fábio Silva nº10 12ºA23 de janeiro de 2013 às 10:47

    A Hereditariedade é o conjunto de todas as características contidas nos núcleos dos gâmetas, transmitidas a um indivíduo durante a fecundação. Os descendentes podem ocultar ou manifestar as características herdadas, pela expressão genética dos cromossomas.
    O meio tem um importante papel na determinação do fenótipo (manifestação do genótipo), dado que o individuo depende muito do meio onde cresce. Um homem europeu é diferente de um da Ásia dado que cresceram em meios diferentes.
    Todas estas características recebidas vão ser influenciadas pelo meio em que se vive, por tudo aquilo que nos rodeia.

    ResponderEliminar
  20. Paula Lopes Nº12 12ºC24 de janeiro de 2013 às 12:48

    O genotipo é o projecto genetico de um organismo, é o conjunto de caracteres tal como sao definidos pelos genes e o fenotipo é o conjunto de carateres individuais de origem genetica que receberam modificaçoes decorrentes da relaçao com o meio. Corresponde á actualizaçao do genotipo. Assim, a aparencia de uma pessoa é determinada pelo genotipo, isto é património hereditario e pelo meio ambiente, que inclui todas as condiçoes: alimentares, socioeconomicas, socioculturais,climaticas,...A pessoa é, assim, o resultado de uma historia em que se interligam factores hereditarios e factores ambientais. A complexidade do que somos deriva do potencial herdado e dos efeitos do meio.

    ResponderEliminar
  21. Mariana Tavares, nº19, 12ºA24 de janeiro de 2013 às 16:24

    A hereditariedade não é o factor dominante na determinação e desenvolvimentos de certas características. No entanto, teremos que ter em conta que tem um papel crucial na sua transmissão. O meio é outro factor que temos que aceitar como determinante dessas características. Da forma que a genética vai dar-nos as nossas capacidades intelectuais, o meio é decisivo na determinação do modo como esses genes se irão expressar.
    Assim, podemos afirmar que tanto a hereditariedade como o meio têm um papel igualmente importante na determinação das nossas características.

    ResponderEliminar
  22. A hereditariedade é o conjunto de características (físicas e psicológicas) transmitidas de uma geração para a outra, no entanto, não é determinante.
    A genética é um fator relevante nas nossas competências intelectuais, contudo o meio é determinante na determinação da maneira como os genes se vão expressar. Os seres humanos são a consequência da união dos fatores hereditários com os fatores ambientais (por exemplo, a família, a cultura).

    ResponderEliminar
  23. Nuno Martins nº11 12ºC28 de janeiro de 2013 às 00:39

    A determinação de certas características de um indivíduo, incluindo o comportamento humano, depende de múltiplos fatores que interagem desde a fecundação até á morte.
    A hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações, através da reprodução. A hereditariedade corresponde, portanto, à informação genética responsável pelas características de um indivíduo, e é o que o distingue de todos os outros membros da sua espécie. É o que o torna único. Características como a cor do cabelo, a estatura e a suscetibilidade para doenças são algumas dessas informações herdadas.
    No entanto, muitas das potencialidades herdadas serão fortemente influenciadas pelo meio que rodeia os seres vivos. O ser humano é fruto de junção das características inatas que provêm dos seus antecessores e do meio em que se encontra inserido. A componente genética é um fator muito importante no desenvolvimento da capacidade intelectual. Fala-se, portanto, de genótipo – refere-se ao conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente. Logo, os genes que formam uma pessoa procedem dos seus pais e estes determinam o seu genótipo. Contudo, os fatores do meio desempenham um papel decisivo na determinação do modo como a componente genética se expressará. A aparência de uma pessoa é determinada pelo património genético e pelo meio ambiente, que inclui todas as condições, tais como alimentares, socioeconómicas, socioculturais ou climáticas. Fala-se de fenótipo – consiste nas características morfológicas, fisiológicas ou mesmo relacionadas ao comportamento do ser vivo estudado. Entretanto, o fenótipo não é uma característica que permanece inalterada no ser vivo, sendo que esta se modifica através da interação entre o ambiente e suas características genéticas.
    O meio social, família, grupos e cultura a que se pertence desempenha um papel determinante na construção da personalidade. A personalidade forma-se num processo interativo com os sistemas de vida que a envolvem: a família, a escola, o grupo de pares, o trabalho, a comunidade. Uma personalidade é marcada por todo o processo de socialização em que a família, sobretudo nos primeiros anos, assume um papel muito importante, pelas características e qualidade das relações existentes e pelos estilos educativos.
    Dessa forma, temos uma relação direta entre o genótipo e o fenótipo. O fenótipo resulta da interação do genótipo com o ambiente. A pessoa é assim resultado de uma história em que se interligam fatores hereditários e fatores ambientais. A complexidade do que somos deriva o potencial herdado e dos efeitos do meio.

    ResponderEliminar
  24. Pode-se afirmar que a Hereditariedade não desempenha o papel fundamental no desenvolvimento de uma criança, apesar, de ter alguma influência, sobretudo no que toca à facilidade de aprendizagem.
    Mas, a estimulação da aprendizagem é muito superior à hereditariedade, pois consoante a forma que a criança for educada/estimulada, assim se irá desenvolver o seu cérebro, e claro o quociente de inteligência.

    Alexandr Ostrovschii nº21 12ºA

    ResponderEliminar
  25. A hereditariedade não é o único factor responsável pelo desenvolvimento do ser humano. Esta é o conjunto de características físicas e psicológicas transmitidas de uma geração para a outra, no entanto, não é determinante. Dado que é influenciada pelo meio.

    ResponderEliminar
  26. A hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que permitem a transmissão de informações genéticas através da reprodução. Para além da hereditariedade, o meio que nos rodeia influencia a nossa personalidade desempenhando por isso um papel importante.
    Assim, não podemos falar deles separadamente, mas sim como um complemento um do outro. A hereditariedade assegura a transmissão das características e o meio altera algumas das mesmas.

    Sara Fernandes n.º17 12.ºC

    ResponderEliminar
  27. A hereditariedade é o conjunto de caracteristicas que se transmitem de geração em geração, e que são um forte alvo nas atitudes e ações de cada um; no entanto o meio ambiente em que somos inseridos desde que nascemos influenciam significativamente o nosso comportamento.

    ResponderEliminar
  28. A hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. A genética é um fator importante nas nossas capacidades intelectuais, no entanto o meio é decisivo na determinação do modo como esses genes se irão expressar. O ser humano, é o resultado da junção dos fatores hereditários com os fatores ambientais. Sendo assim, o fenótipo, é o conjunto do genótipo, total de genes de um individuo, e do meio em que estamos inseridos.

    ResponderEliminar
  29. A hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo recebe e transmite informações, através da reprodução. A hereditariedade corresponde, assim, à informação genética responsável pelas características de um indivíduo, sendo ainda o que o distingue de todos os outros membros da mesma espécie que este. É o que torna os seres únicos. Características como a cor dos olhos, a estatura e a tendência para determinadas doenças são algumas das informações que são herdadas.
    No entanto, muitas das características herdadas são fortemente influenciadas pelo meio que rodeia os indivíduos. O ser humano é fruto da união de características inerentes que provêm dos seus progenitores e do meio em que este se encontra inserido.
    O meio social, família, grupos e cultura a que se pertencemos desempenha um papel determinante na construção da nossa personalidade. Uma personalidade é marcada por todo um processo de socialização em que a família, sobretudo nos primeiros anos de vida, assume um papel importantíssimo, pelas características e qualidade das relações existentes entre os membros e pelos estilos educativos utilizados. (o que é bem visível nos exemplos do texto de cima, onde se demonstra que o meio influência, e numa escala significativa, os indivíduos).
    Assim, a conclusão a retirar dos exemplos dados é que o mesmo genótipo(combinação de genes) pode conduzir a três fenótipos (características observadas) distintos, ainda que apenas um se manifeste, dependendo do nível de estimulação intelectual característico do meio.

    Tatiana Raquel Gomes nº20 12ºC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto sugere que o mito popular de que aquilo com que se nasce não se pode mudar é falso.
      São postas três hipóteses; em todas elas a criança tem uma inteligência média, ou seja, os fatores hereditários são os mesmos, mas os do meio variam. E em cada uma destas situações obtemos diferentes resultados. Isto leva-nos a pensar que o meio tem uma enorme influência sobre o ser humano. Há até muitos que defendem que os fatores do meio são os únicos com importância, dizem que uma criança é como um pedaço de barro que é moldado pelas forças do ambiente. Penso que o meio é um fator decisivo, porque em diferentes ambientes recebemos diferentes estímulos, mas os nossos atos nunca deixam de ser influenciados pela genética.
      Ana Luísa 12ºA nº3

      Eliminar
  30. Margarida Silva, n4, 12ºA11 de fevereiro de 2013 às 20:40

    A hereditariedade entende-se como a transmissão, através da reprodução, do património genético (incluindo este características físicas e psicológicas). Note-se que a genética é fulcral na determinação das nossas capacidades e fenótipos. No entanto, o ser humano é mais do que isso: é a junção dos factores hereditários com os factores ambientais (o modo como o indivíduo é estimulado, a cultura, a família,…). Tal como acima explicitado, indivíduos que são incentivados e cujo ambiente é propício à aprendizagem, tornam-se indivíduos com capacidades mais “trabalhadas”.

    ResponderEliminar
  31. Por hereditariedade entende-se como sendo um conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. No entanto o meio também influencia a personalidade de cada um. cada uma das nossas características para além de serem hereditárias também são modificadas através do meio que nos envolve. concluindo temos dois factores importantes a determinar as nossas características.

    ResponderEliminar
  32. O fenótipo resulta da interação dos genes com o meio: tanto o meio como a hereditariedade têm um papel importante na determinação de características como a inteligência.
    As potecialidades genéticas do indivíduo só são completamente desenvolvidas pela interação com o ambiente, já que o ser humano, ser "prematuro" e biologicamente inacabado, necessita do meio para se desenvolver completamente e melhor se adaptar a ele.
    Creio que a hereditariedade é tão importante como o meio, já que o ser humano é o resultado da interação de ambos.

    ResponderEliminar
  33. A hereditariedade é o conjunto de características que se transmitem de geração em geração, e que são um forte alvo nas atitudes e acções de cada um; no entanto o meio ambiente em que somos inseridos desde que nascemos influenciam significativamente o nosso comportamento.
    A influencia do meio vai decidir grande parte do que somos!
    Assim, o fenótipo é o conjunto de caracteristicas observaveis que resultam da interação entre o genótipo e o meio ambiente.

    Álvaro Martins 12ºA nº1

    ResponderEliminar
  34. Fábio Santos nº11 12ºA10 de março de 2013 às 14:18

    A hereditariedade é a transmissão das características de uma espécie ao longo das gerações, a qual é feita através da reprodução.
    O papel da hereditariedade é fundamental, pois para além de ser responsável pela transmissão de características individuais também é responsável por transmitir as nossas características mais gerais, ou seja, aquelas que nos definem como pertencentes de uma determinada espécie, daí que, por muito que não sejamos todos iguais, temos todos traços em comum, independentemente do meio onde somos criados.

    ResponderEliminar
  35. A transmissão de características físicas e psicológicas de uma geração para a outra, conhecida por hereditariedade, não é determinante. A genética é, efetivamente, um fator importante nas nossas capacidades intelectuais, mas o meio é decisivo na determinação do modo como esses genes se irão expressar. O ser humano é resultado da junção dos fatores hereditários com os fatores ambientais, sejam eles a cultura, a família e, consequentemente, os costumes, as crenças e a nossa própria educação. Assim, o fenótipo é o conjunto do genótipo, total de genes de um indivíduo, e do meio em que estamos inseridos.

    Ivo Farreca, nº13 12ºA

    ResponderEliminar
  36. O meio exerce influência sobre um indivíduo logo desde a vida intra-uterina e afecta o seu desenvolvimento físico e mental.A hereditariedade proporciona potencialidades que precisam de um meio favorável para se desenvolver, como o QI está relacionado com factores hereditários e ambientais.
    Podemos então concluir que a componente genética é um factor muito importante no desenvolvimento da capacidade intelectual. Contudo, os factores do meio desempenham um papel decisivo na determinação do modo como a componente genética se expressará.


    Roberta Gomes nº15 12ºC

    ResponderEliminar
  37. Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
    Câncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.

    ResponderEliminar
  38. Gostaria de saber: Qual é a importância da hereditariedade para a psicologia.

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar