terça-feira, 1 de janeiro de 2013

DARWIN – EVOLUÇÃO E SELEÇÃO NATURAL



Até Darwin, a teoria aceite para explicar a diversidade dos organismos vivos era a da criação especial divina, isto é, a ideia de que Deus tinha criado os seres vivos tal como existem atualmente. No entanto, as descobertas geológicas e biológicas da época foram dando origem ao sentimento de que esta teoria era insatisfatória e, mesmo antes de Darwin, houve quem defendesse que as espécies não são fixas, evoluem. Um dos primeiros a defender a evolução das espécies foi o próprio avô de Darwin, Erasmus Darwin (1731-1802). Este pensava que as espécies atualmente existentes nem sempre tinham existido e que outras existentes no passado tinham entretanto deixado de existir e, para explicar a mudança, propôs uma teoria idêntica à proposta mais ou menos na mesma altura por Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) e que ficou conhecida por lamarckismo. De acordo com essa teoria, os seres vivos adquirem durante a vida certas características que transmitem depois aos descendentes. O lamarckismo nunca foi suficientemente convincente para ter aceitação geral e, no tempo de Darwin, a maior parte dos biólogos, geólogos, etc., incluindo o próprio Darwin, pensava que o criacionismo era verdadeiro. O primeiro acontecimento a contribuir para que tudo isto mudasse foi a viagem que Darwin realizou, em 1831, a bordo do navio HMS Beagle. O Beagle tinha por missão estudar a costa sul-americana. Darwin foi convidado a participar na viagem na qualidade de naturalista de bordo e, nos cinco anos que durou a expedição, teve a oportunidade de estudar atentamente espécies e habitats completamente desconhecidos na Europa. De tudo o que viu, nada intrigou mais Darwin do que os animais das Ilhas Galápagos – um conjunto de ilhas ao largo da costa sul-americana com uma fauna muito diferente da fauna desse continente e suficientemente afastadas umas das outras para que as espécies de uma ilha pudessem comunicar com as de outra ilha. Os tentilhões, em particular, chamaram a atenção de Darwin. Estas aves diferem de ilha para ilha, perfeitamente adaptadas ao habitat de cada uma delas, com, por exemplo, bicos diferentes consoante o alimento dominante fosse sementes, frutos ou insetos. Para Darwin, a única explicação plausível para este fenómeno passava por admitir que os animais evoluíam de modo a adaptar-se às condições do seu habitat.

No entanto, isto não resolvia completamente o seu problema, porque, tal como aconteceu com o seu avô, Darwin tinha de encontrar um mecanismo que explicasse como a evolução se dá. Encontrou-o na obra de Thomas Malthus. Malthus (1766-1824) havia publicado, em 1798, o Ensaio sobre as populações, no qual afirmava que a população humana cresce numa proporção geométrica, enquanto os meios de subsistência crescem numa proporção aritmética, resultando uma pressão sobre os recursos ambientais que origina a pobreza, a fome e a guerra. Darwin aplicou esta ideia não apenas aos seres humanos, mas a todos os seres vivos e fez dela o princípio que está por detrás do mecanismo da seleção natural: nascem mais seres vivos do que aqueles que o meio ambiente pode sustentar, pelo que os seres vivos dotados de variações que favoreçam a sobrevivência sobrevivem e os outros não. Com o tempo, este processo faz as espécies evoluírem e produz novas espécies.
Vejamos como a seleção natural funciona. Imaginemos que, num grupo de zebras capazes de correr a cerca de 55 km/h, surge uma zebra capaz de correr a 56km/h, uma pequena diferença, mas que representa uma vantagem adaptativa significativa para a zebra que a possui. Por ser capaz de correr um pouco mais depressa, essa zebra tem mais possibilidades de escapar aos predadores (que correm também a cerca de 55km/h) e de se reproduzir. Imaginemos agora que os descendentes desta zebra herdam esta característica da sua progenitora e correm também a 56km/h. Também eles vão usufruir das mesmas vantagens adaptativas. Os predadores, tendencialmente, capturarão zebras menos velozes e as mais velozes terão mais possibilidades de se reproduzirem. A consequência última deste processo é que, com o tempo, todas as zebras do grupo correm a 56km/h.
A teoria da seleção natural explica a complexidade dos organismos vivos sem recorrer ao propósito ou ao desígnio e, portanto, sem uma causa inteligente e sobrenatural que seja a origem deste desígnio. Por outras palavras, a teoria da seleção natural explica os organismos vivos por uma causalidade mecânica e não por uma causalidade pessoal e mental.
RODRIGUES, Luís, Psicologia B Unidade 1, 1ª edição. Lisboa: 2009
TAREFA: Qual a importância do darwinismo para a compreensão do ser humano? (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.)

37 comentários:

  1. Cristiana, nº8, 12ºA2 de janeiro de 2013 às 01:52

    O Darwinismo, teoria que trouxe a noção de evolução, veio alterar a forma como compreendemos o ser humano. Assim, podemos afirmar que resultamos de um conjunto de processos evolutivos de outras espécies, que deram origem à nossa própria espécie. Essas primeiras espécies eram física, biológica, psíquica e mentalmente distintas da espécie humana. Diferenciámo-nos tal como os tentilhões se diferenciaram, de acordo com as adaptações necessárias aos diferentes habitats. É esta distinção das outras espécies, que me leva a afirmar que a espécie homo sapiens sapiens, de que fazemos parte, não é um mero conceito que se encontra estanque no tempo. Nós evoluímos segundo adaptações físicas, fruto de uma seleção natural específica. Somos o que somos graças à natureza, à cultura, ao meio, e não devido a transformações repentinas da nossa mente. O ser humano compreende-se, portanto, como o resultado não só de uma herança genética e cultural, mas também como a nossa relação com o meio-ambiente, que irá tornar as nossas características permanentes no tempo ou não. Tudo se resume ao sermos ou não aptos para sobreviver, por isso mesmo é que somos animais.

    ResponderEliminar
  2. Beatriz Jesus nº23 12ºC4 de janeiro de 2013 às 13:49

    A importÂncia do Darwinismo para a compreensão do ser humano é devido á seleção natural, que Darwin propôs de acordo com os seus estudos. A selecção natural consiste na seleção da sobrevivÊncia das espécies de acordo com as suas vantagens de adaptação, como nos tentilhões ou na zebra.Através da selecção natural,o ser humano foi mudando lentamente ao longo do tempo à medida que se foi adaptando ao meio(interação com outras espécies, diferentes culturas...), como desde a nível mental ao físico.

    ResponderEliminar
  3. O darwinismo veio explicar os mecanismos de evolução de todas as espécies, incluindo a nossa. Foi através da seleção natural, que os organismos mais aptos sobreviveram e se reproduziram mais, e se desenvolveram segundo as exigências do meio natural. Isso explica que ao longo dos tempos tenhamos evoluído desde o australopiteco até ao homo sapiens sapiens.
    Supõe-se que, os nossos ancestrais tenham sido forçados a habitar ambientes mais hostis (savana), e por esse motivo, houve a necessidade de adaptação, a seleção natural atuou sobre os individuos e milhões de anos depois, graças a esse processo evolutivo, o ser humano existe.

    ResponderEliminar
  4. Darwin veio introduzir a noção de evolução das espécies e esta noção veio alterar completamente a forma como compreendíamos o ser humano. Segundo a teoria Darwinista nós evoluímos a partir de espécies física, biológica, psíquica e mentalmente diferentes do que hoje somos. Assim nós não “aterramos” na Terra tal como somos mas temos uma longa história de evolução. Essa evolução ocorreu, sobretudo, através de adaptações físicas, resultado de uma seleção natural específica. Mas a natureza, a cultura, e o meio também têm um papel ativo na nossa evolução. Como tal, o ser humano é o resultado de uma herança genética e cultural.

    ResponderEliminar
  5. Darwin elaborou a tese sobre a noção de evolução das espécies e esta noção veio modificar por completo a maneira como entendiamos o ser humano.
    Segundo Darwin é através da seleção natural, que os organismos mais aptos sobreviveram e se reproduziram mais e se desenvolveram segundo as exigências do meio natural. Isso explica que ao longo dos tempos tenhamos evoluído desde o australopiteco até ao homo sapiens sapiens.
    Esta evolução deve-se sobretudo às adaptações físicas, resultado de uma seleção natural específica.É de salientar a influência da natureza, da cultura e do meio que têm um papel fundamental na nossa evolução.

    Ana Cruz 12ºC

    ResponderEliminar
  6. Beatriz Martinho, nº 2, 12º A8 de janeiro de 2013 às 21:32

    A Teoria da Evolução revolucionou o pensar da Biologia enquanto Ciência que estuda os seres vivos – a sua origem, morfologia, fisiologia e ecologia. Charles Darwin foi o pai desta revolução, afirmando que os seres vivos teriam evoluído de um ancestral comum, herdando pequenas modificações, que se perpetuariam ou não, por seleção natural.
    A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.
    Também nós, seres humanos, somos resultado dessa seleção e consequente evolução. Os nossos ancestrais foram obrigados a descer das árvores e irem viver para as savanas africanas, tendo, por isso, que lutar pela sua sobrevivência. O que lhes permitiu desenvolveram-se fisica e mentalmente. A partir daí foram evoluindo até ao que somos hoje.
    O Homem é considerado um organismo evoluído, mas também ainda em evolução.

    ResponderEliminar
  7. Paula Lopes Nº12 12ºC9 de janeiro de 2013 às 21:11

    A teoria da evolução de Darwin veio a modificar o modo como compreendemos a evolução de todas as especies, incluindo o ser humano. Darwin defendeu a tese da selecção natural que consiste na sobrevivencia dos mais aptos a um determinado meio, sendo eliminados os outros, procriando e transmitindo á descendencia essas vantagens. Tal como nós, evoluimos do australopiteco até ao homo sapiens sapiens, tendo como influencia nessa evoluçao nao só o meio fisico, mas tambem a natureza e a cultural. O factor cultural tem um papel fundamental na evolução do ser humano.

    ResponderEliminar
  8. O darwinismo veio explicar os mecanismos de evolução de todas as espécies, incluindo a nossa. Foi através da seleção natural, que os organismos mais aptos sobreviveram e se reproduziram mais, e se desenvolveram segundo as exigências do meio natural. Isso explica que ao longo dos tempos tenhamos evoluído desde o australopiteco até ao homo sapiens sapiens.
    Supõe-se que, os nossos ancestrais tenham sido forçados a habitar ambientes mais hostis (savana), e por esse motivo, houve a necessidade de adaptação, a seleção natural atuou sobre os individuos e milhões de anos depois, graças a esse processo evolutivo, o ser humano existe.

    ResponderEliminar
  9. Bruno Lima Carlos nº3 12ºC12 de janeiro de 2013 às 22:48

    Darwin criou uma teoria acerca da noção de evolução das espécies e esta noção modificou por completo a maneira de entender o ser humano.
    Darwin afirma que é através da seleção natural, que os organismos com mais capacidades sobreviem e se reproduzem mais e se desenvolvem segundo as necessidades do meio natural. Isso explica que ao longo dos tempos tenhamos evoluído desde o australopiteco até ao homo sapiens sapiens.
    Esta evolução deve-se sobretudo às adaptações físicas, resultado de uma seleção natural específica. A natureza, a cultura e do meio que têm um papel fundamental na nossa evolução.

    ResponderEliminar
  10. A importância do darwinismo para a compreensão do ser humano centra-se na seleção natural, proposta por Darwin. Este, com os seus estudos nas ilhas Galápago, viu que cada ser se habituava a um dado habitat (pois existem várias ilhas com diferentes habitats)e o que melhor se adaptava é o que sobreviveria, passando essa caraterística para a geração seguinte.

    ResponderEliminar
  11. Daniela Soares nº22 12ºC13 de janeiro de 2013 às 21:36

    Segundo a teoria proposta por Darwin (seleção natural) apenas os seres mais aptos a certas circunstâncias conseguiram sobreviver, e adaptar-se a certos ambientes. Isto leva-nos a aceitar a teoria da evolução do ser humano. Foi possivel uma evolução desde o Austrolopiteco até ao Homo Sapiens Sapiens devido ás caracteristicas que os mais aptos foram transmitindo ás gerações seguintes. Toda a evolução se deve a adaptações especificas e rigorosas com fatores naturais e culturais.

    ResponderEliminar
  12. Ana Antunes nº5 12ºA14 de janeiro de 2013 às 17:28

    A Teoria da evolução revolucionou o pensar da Biologia enquanto Ciência que estuda os seres vivos – a sua origem, morfologia, fisiologia e ecologia. Charles Darwin foi o pai desta revolução, afirmando que os seres vivos teriam evoluído de um ancestral comum, herdando pequenas modificações, que se perpetuariam ou não, por seleção natural.
    A seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais aptos a determinada condição ecológica, eliminando aqueles aptos para essa condição referida.
    Também os seres humanos, são resultado dessa seleção e consequente evolução. Os nossos ancestrais foram obrigados a descer das árvores e irem viver para as savanas africanas, tendo, por isso, que lutar pela sua sobrevivência. O que lhes permitiu desenvolverem-se física e mentalmente. A partir daí foram evoluindo até ao que somos hoje.
    O Homem é considerado um organismo evoluído, mas também ainda em evolução.

    Ana Antunes nº5 12ºA

    ResponderEliminar
  13. Miguel Tomás Nº6 12ºC17 de janeiro de 2013 às 18:21

    Os princípios fixistas consideram que as espécies são permanentes, perfeitas e não sofrem alteração. A primeira teoria evolucionista que veio por em causa estas ideias que prevaleceram durante mais de dois mil anos foi o Lamarckismo.
    O Lamarckismo assentava em dois princípios, a lei do uso e do desuso e a transmissão dos caracteres adquiridos. Darwin veio deitar por terra todas estas ideias provando que os caracteres adquiridos não se transmitiam à descendência e que o uso ou desuso de um determinado órgão não provoca o seu desenvovimento ou atrofio. Darwin defendia que dentro da mesma espécie existe variabilidade, e que ocorre uma selecção dos mais aptos e uma consequente eliminação dos menos aptos, a isto ele chamou selecção natural. A teoria de Darwin possibilitou assim a compreensão do ser humano na medida em que podemos por a hipótese de termos um ancestral símio que através de evolução psíquica e biológica, se tornou no que todos conhecemos como o Homem.

    ResponderEliminar
  14. Roxanne Correia, nº16, 12ºC18 de janeiro de 2013 às 20:45

    Como o darwinismo a visão sobre o Homem mudou totalmente, pois este deixou de ser algo já formado e preparado tal como é desde o seu aparecimento para ser algo que vai evoluindo, foi evoluindo ao longo dos tempos. Isto contradiz as ideias fixistas que existam nesse tempo.
    A teoria da evolução de Darwin veio a modificar o modo como compreendemos a evolução de todas as espécies, incluindo o ser humano. Darwin defendeu a tese da selecção natural que consiste na sobrevivência dos mais aptos a um determinado meio, sendo assim os menos aptos seriam eliminados naturalmente, e os que sobreviveram transmitiriam as suas vantajosas características à descendência.
    Assim, isto veio ajudar-nos a perceber o ser humano, ao longo do tempo ele foi evoluindo, sofrendo este processo de selecção natural e deduzindo assim que existiam diferenças. Registando essas diferenças conseguimos então perceber melhor essa evolução.

    ResponderEliminar
  15. Fábio Silva nº10 12ºA23 de janeiro de 2013 às 10:42

    A teoria de Darwin veio explicar os mecanismos de evolução de todas as espécies, incluindo a nossa. Foi através da seleção natural, que os organismos mais aptos sobreviveram e se reproduziram mais, e desenvolveram-se segundo as necessidades de se adaptarem ao meio. Isso explica que ao longo dos tempos tenhamos evoluído desde o australopiteco até ao homo sapiens sapiens (actualmento)
    Supõe-se que, os nossos ancestrais tenham sido forçados a habitar ambientes mais hostis (savana), e por esse motivo, houve a necessidade de adaptação, a seleção natural atuou sobre os individuos e milhões de anos depois, graças a esse processo evolutivo, o ser humano existe.

    ResponderEliminar
  16. Mariana Tavares, nº19, 12ºA24 de janeiro de 2013 às 16:15

    O darwinismo explica os mecanismos de evolução dos seres vivos. Charles Darwin afirmou que as espécies evoluem, não só através da variedade genética, mas também devido ao meio-ambiente que "molda" as nossas características físicas. Desta forma, o darwinismo ajudou na compreensão do ser humano na medida em que evoluímos de um ancestral comum com todos os outros seres vivos e que, graças à selecção natural, fomos desenvolvendo características que nos permitem a sobrevivência ao meio-ambiente.

    ResponderEliminar
  17. A Teoria Darwinista veio contrapor-se às teorias fixistas que vigoravam até então acerca do aparecimento das espécies. Até ao surgimento do Darwinismo, a teoria aceite para explicar a diversidade dos organismos vivos era a da criação especial divina, isto é, a ideia de que Deus tinha criado os seres vivos tal como existem actualmente. A teoria Darwinista veio revolucionar a maneira de pensar na medida em que veio dizer que havia uma evolução natural das espécies que resultava do facto destas se terem de adaptar ao meio para sobreviverem. Esta teoria veio ainda dizer que essa evolução natural era condicionada pela selecção natural, segundo a qual os indivíduos mais bem adaptados ao meio dentro de uma dada espécie teriam mais hipóteses de sobreviver e de se reproduzir. Como se vão reproduzir mais estes indivíduos vão passar as suas vantagens adaptativas à descendência, que consequentemente, também se irá reproduzir em maiores quantidades do que os indivíduos sem estas vantagens adaptativas. A consequência última deste processo é que, com o tempo, todos os indivíduos terão essa vantagem adaptativa ao meio, tal como acontece no exemplo das zebras.
    A teoria da selecção natural explica a complexidade dos organismos vivos sem recorrer ao propósito ou ao desígnio. Por outras palavras, esta teoria explica os organismos vivos por uma causalidade mecânica e não por uma causalidade pessoal e mental.
    O Darwinismo teve uma importância significativa para a compreensão do homem porque permitiu que a "visão" sobre o Homem mudasse completamente, pois este deixou de ser visto como algo já formado e preparado desde o seu aparecimento, para ser visto como algo que foi evoluindo ao longo dos tempos. Assim, esta teoria veio ajudar-nos a perceber o ser humano e a forma com este foi evoluindo ao longo dos tempos, mas também a maneira como ocorreu este processo de selecção natural. A partir desta análise podemos deduzir as diferenças significativas existentes entre o Homem primitivo e o atual.

    Tatiana Raquel Gomes nº20 12ºC

    ResponderEliminar
  18. Sara Oliveira 12ºC, nº1824 de janeiro de 2013 às 19:10

    A teoria de Darwin afirma que existe uma evolução natural das espécies a partir de uma seleção natural. As espécies mais bem adaptadas ao meio são as que têm maior hipótese de sobrevivência. Como é referido no texto, as zebras que se deslocam com uma velocidade superior ao normal são as que têm maior probabilidade de sobreviver, comparando-as com as que correm a uma velocidade inferior.
    A teoria de Darwinista teve grande importância para a compreensão da evolução do ser humano. Assim percebe-se que o ser humano veio evoluindo e não apareceu na Terra como o conhecemos atualmente.

    ResponderEliminar
  19. Darwin e as sua teorias trouxeram a noção de mudança nas espécies, de alteração contínua no Planeta e em todos os seus constituintes, de adaptação a diferentes realidades, e juntamente com isto a noção de selecção natural, do facto da nossa sobrevivência depender da nossa capacidade adaptativa a outro ambiente.
    Ora, estas conclusões permitiram um melhor entendimento da história do ser humano. Como sabemos, descendemos dos símios, dos primatas que por alguma razão foram forçados a mudar o seu comportamento, a sua forma de vive. Esta necessidade adveio de uma drástica mudança de habitat ( da densa floresta para a savana deserta), que os obrigou a mudar a sua postura, a manusear objectos, a caçar, a viver em sociedade, enfim uma séries de adaptações que, ao longo de milhões de anos culminaram no Homo Sapiens Sapiens.
    Estas conclusões, estas simples conclusões, sem a forte influência do darwinismo teriam sido muito difíceis, senão mesmo impossíveis, de alcançar, pois antes de Darwin vigoravam o Fixismo ou Criacionismo, que defendiam a imutabilidade das espécies ou a sua criação por desígnio divino.

    Andreia Silva 12ºA

    ResponderEliminar
  20. Segundo Darwin é através da seleção natural, que os organismos mais aptos sobreviveram e se reproduziram mais.
    Tal como é dito no exto, as zebras que se deslocam com uma velocidade superior ao normal são as que têm maior probabilidade de sobreviver.
    Assim, a teoria darwinista teve uma grande influência para a compreensão da evolução do ser humano.

    ResponderEliminar
  21. Nuno Martins nº11 12ºC27 de janeiro de 2013 às 12:37

    Anteriormente a Darwin, pensava-se que as espécies eram fixas, isto é, que Deus as tinha criado os seres vivos tal como existem hoje (Criacionismo). Deste modo, defendia-se que o ser humano tinha sido "criado" por Deus assim como as outras espécies após a formação da Terra, e que estes serem permaneciam até hoje sem sofrer alterações.
    Posteriormente, surgiram as teorias de Erasmus Darwin (avô de Darwin) e Lamarck, duas teorias bastante idênticas que sustentavam a ideia de evolução. O lamarckismo afirmava que os seres vivos adquiriam determinadas características e passavam-nas à descendência. Desda forma, contrariamente à ideia do fixismo, nem todas as espécies existentes agora existem no passado e, provavelmente, algumas espécies que existiram no passado não existem agora. Assim, é possível à luz desta teoria concluir que o ser humano não tenha existido desde sempre e que seja diferente agora ao que era no momento da sua origem.
    Finalmente surgiu o darwinismo. A sua expedição, nomeadamente a passagem pelas ilhas Galápagos, levou Darwin a formar uma nova perspetiva na qual defendia que os seres vivos evoluíam de modo a adaptar-se às condições do seu habitat. Para Darwin, o mecanismo que explicava como a evolução se dá era o facto de a população humana crescer numa proporção geométrica, enquanto os recursos necessários à sobrevivência crescerem numa proporção aritmética, resultando uma pressão sobre os recursos ambientais que origina a pobreza, a fome e a guerra. Aplicando esta ideia aos restantes seres vivos, Darwin edificou o princípio que está por detrás do mecanismo da seleção natural: há mais seres vivos a nascer do que aqueles que o meio ambiente pode sustentar, daí que os seres vivos mais aptos (isto é, dotados de variações que favoreçam a sobrevivência) sobrevivam e os outros não. Assim, com o passar do tempo, a seleção natural faz as espécies evoluírem e até origina novas espécies. Esta teoria teve, portanto, uma grande importância para a compreensão da evolução do ser humano. Baseando-nos nela, percebemos que o ser humano veio evoluindo, podendo até ter surgido de outra espécie e não apareceu na Terra como o conhecemos atualmente como anteriormente se pensava.

    ResponderEliminar
  22. O Darwinismo é fundamental para a compreensão do ser humano devido à teoria da seleção natural (teoria essa que Darwin apresentou de acordou com os seus estudos).
    Segundo Darwin, a seleção natural é feita através da conformação de certas características benéficas ao meio onde estão inseridos os seres vivos. Através da seleção natural, o ser humano foi-se alterando ao longo do tempo, com a interação e adaptação com novos meios, onde interagem com outros seres vivos, diferentes culturas. Essas alterações foram tanto a nível físico, como a nível psicológico.

    ResponderEliminar
  23. Darwin defendia que dentro de cada espécie existe variabilidade, e que há uma seleção dos mais aptos, e consequente eliminação dos menos aptos (seleção natural). Assim, a teoria darwinista, permite-nos compreender o ser humano e a evolução deste.


    Márcia Almeida 12c

    ResponderEliminar
  24. O Darwinismo teve uma grande influência na mudança do ponto de vista do ser humano em relação ao que o rodeia, e, a si mesmo.
    Devido a esta teoria, nós, passamos a compreender o mecanismo designado de evolução.
    Outrora, pensava-se que tudo era obra de "Deus", um ser supremo, omnipotente e omnipresente, que na realidade nunca ninguém viu (e na minha opinião, nunca verá) mas, Darwin, veio a provar que os seres evoluem devido ás necessidades impostas pelo meio ambiente (como no caso dos passarinhos, das ilhas Galápagos).
    Se reflectirmos, chegamos facilmente à conclusão de: "Se os animais evoluem, não será que nós, os seres humanos, também não evoluímos?" .. A resposta é clara: SIM, e a arqueologia já o demonstrou em variados momentos.
    Dessa forma, pode-se dar grande mérito a Darwin, pois ele conseguiu não só expressar uma teoria, que tenha sido cientificamente aceite, mas também alterar a mentalidade de toda a Humanidade, de que realmente nós não somos uns seres superiores, estanques e aproximados da perfeição. Nós, evoluímos a cada dia que passa, devido à exigência da seleção natural, aplicada a qualquer ser vivo terrestre.

    Alexandr Ostrovschii, nº21 12ºA

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Segundo Darwin é através da selecção natural, que os seres mais aptos sobreviveram e assim, são capazes de se reproduziram mais e passar as suas características a sua descendência. Assegurando a sobrevivência dessa determinada espécie com determinadas características.
    Como é referido no texto: umas determinadas zebras capazes de atingirem uma velocidade superior tem maior probabilidade de sobreviverem ao longo do tempo, dado que, a sua maior velocidade permite lhes mais facilmente fugir dos predadores podendo assim reproduzirem se em maior numero e assegurar a sua descendência. Ao passo que as zebras que apresentam uma velocidade inferior serão apanhadas e não se poderão reproduzir, não assegurando assim a sua descendência.
    Assim, a teoria darwinista teve uma grande influência para a compreensão da evolução do ser humano.

    ResponderEliminar
  27. Darwin introduziu a noção de evolução das espécies. Segundo a teoria Darwinista nós evoluímos a partir de espécies diferentes daquela a que pertencemos. Assim nós somos o resultado de um longo processo de evolução. Essa evolução ocorreu, sobretudo, através de adaptações físicas, resultado de uma seleção natural específica.
    Na actualidade não só a natureza exerce um papel fundamental para a nossa contínua evolução, como também a cultura. Assim podemos afirmar que o ser humano é o resultado de uma herança genética e cultural.

    Sara Fernandes n.º17 12.ºC

    ResponderEliminar
  28. O darwinismo veio explicar os mecanismos de evolução de todas as espécies, incluindo a nossa. Foi através da seleção natural, que os organismos mais aptos sobreviveram e se reproduziram mais, e se desenvolveram segundo as exigências do meio natural.
    Assim, a teoria darwinista, permite-nos compreender o ser humano e a evolução deste.

    ResponderEliminar
  29. Darwin veio introduzir a noção de evolução das espécies e esta noção veio alterar completamente a forma como compreendíamos o ser humano. Segundo a teoria Darwinista nós evoluímos a partir de espécies física, biológica, psíquica e mentalmente diferentes do que hoje somos. Assim nós não “aterramos” na Terra tal como somos mas temos uma longa história de evolução. Essa evolução ocorreu, sobretudo, através de adaptações físicas, resultado de uma seleção natural específica. Mas a natureza, a cultura, e o meio também têm um papel ativo na nossa evolução. Como tal, o ser humano é o resultado de uma herança genética e cultural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O darwinismo foi a primeira teoria a explicar que todas espécies sofrem alterações adaptativas ao meio em que vivem. O contributo de Darwin foi importante para a compreensão do ser humano na medida em que o Homem também muda conforme as adversidades do meio. Desde os hominídeos que tinham uma fisiologia muito semelhante á dos primatas até o ser humano atual a nossa espécie mudou segundo o ambiente. Isto só foi possível pelo facto de haver variabilidade genética. Assim dá-se a seleção natural em que só sobrevivem os mais aptos e estes transmitem as suas características á sua descendência. Isto é o que permite a evolução.
      Ana Luísa 12ºA nº3

      Eliminar
  30. Margarida Silva, n3, 12ºA11 de fevereiro de 2013 às 20:29

    A Teoria de Darwin veio modificar o modo de pensar de então. Darwin proponha uma evolução baseada nas modificações sucessivas de uma espécie, de acordo com o meio ambiente. Deste modo, subentendia que as espécies tinham um ancestral comum e que teriam evoluído, através da selecção natural, sofrendo modificações sucessivas, perpetuando ou não essas mesmas modificações. A selecção natural consiste em seleccionar indivíduos mais adaptados a determinado meio ambiente, eliminando os indivíduos menos aptos para esse mesmo meio. Esta teoria pode transpor-se para o ser humano. Desta forma, podemos considerar que somos fruto da selecção natural e da sua consequente evolução, ainda que esta seja constante.

    ResponderEliminar
  31. A importância do darwinismo na evolução das espécies foi o facto de Darwin introduziu a noção de evolução. Assim a ideia que nós tínhamos que as espécies eram imutáveis foi alterada por completo. Para Darwin a nossa espécie evolui ao longo dos tempos. O que hoje somos não éramos assim há nos primórdios da terra.

    ResponderEliminar
  32. O darwinismo permite-nos compreender a forma como as espécies mudam com o tempo - evolução das espécies- inclusive a própria espécie humana, desde primata até ao atual Homo Sapiens Sapiens (o processo de hominização).
    A dinâmica das espécies e as origens filogenéticas do ser humano - ideias presentes nesta teoria- permitiram ao Homem uma nova visão do mundo, livre da influência da igreja e de antigos preconceitos: uma visão modesta das nossas origens.

    ResponderEliminar
  33. A teoria de Darwin veio explicar os mecanismos de evolução de todas as espécies, incluindo a nossa.
    Segundo Darwin é através da selecção natural, que os organismos mais aptos sobreviveram e se reproduziram mais.
    Deste modo, subentendia que as espécies tinham um ancestral comum e que teriam evoluído, através da selecção natural, sofrendo modificações sucessivas, perpetuando ou não essas mesmas modificações. A selecção natural consiste em seleccionar indivíduos mais adaptados a determinado meio ambiente, eliminando os indivíduos menos aptos para esse mesmo meio.
    Estas conclusões, estas simples conclusões, sem a forte influência do darwinismo teriam sido muito difíceis, senão mesmo impossíveis, de alcançar, pois antes de Darwin vigoravam o Fixismo ou Criacionismo, que defendiam a imutabilidade das espécies ou a sua criação por desígnio divino.

    Delfim Almeida 12ºC

    ResponderEliminar
  34. Fábio Santos nº11 12ºA10 de março de 2013 às 14:17

    O Darwinismo teve uma grande influência na mudança do ponto de vista do ser humano em relação ao que o rodeia, e, a si mesmo.
    Devido a esta teoria, nós, passamos a compreender o mecanismo designado de evolução.

    ResponderEliminar
  35. A importância do darwinismo para a compreensão do ser humano centra-se na seleção natural, proposta por Darwin. Este, com os seus estudos, apercebeu-se que cada ser se habituava a um dado habitat e o que o que estivesse mais adaptado a esse habitat sobreviveria, passando essa caraterística para a geração seguinte.

    Ivo Farreca, nº13 12ºA

    ResponderEliminar
  36. Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
    Câncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.

    ResponderEliminar