quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Crianças são mais agressivas entre o primeiro e o quarto ano de vida

Um estudo canadiano revela que é entre o primeiro e o quarto ano de vida que se verifica o maior índice de agressividade nas crianças, antes de estarem expostas a factores como a violência televisiva. O estudo, realizado por Richard Tremblay, da Universidade de Montreal, Canadá, contradiz a crença geral que aponta a adolescência como a altura em que as crianças são mais agressivas.

Tremblay procurou saber se a violência é ou não uma componente intrínseca do ser humano, incidindo a sua investigação na forma como a interacção da genética com os factores ambientais contribuem para desencadear comportamentos agressivos ou anti-sociais
As conclusões assinalam que o maior índice de agressividade nas crianças se dá entre o primeiro e o quarto ano de vida e não na adolescência, antes de estarem expostos ao ambiente familiar e a factores como a violência televisiva.
Tremblay descobriu que aos 17 meses de idade metade das variações nas respostas agressivas das crianças estavam directamente relacionadas com factores genéticos e que a violência diminui à medida que as crianças crescem, que o seu cérebro amadurece e aprendem a controlar o seu comportamento.
"Os nossos estudos demonstram que é essencial que se ensine às crianças durante os primeiros anos de vida a reprimir os comportamentos violentos", afirma Tremblay, realçando que a idade pré-escolar é a etapa-chave para entender a aparição e posterior desenvolvimento de comportamentos violentos no ser humano.

Cuidados maternos e as alterações na programação epigenética
Por outro lado, a investigação levanta a questão de saber até que ponto as diferenças nas respostas individuais se devem a factores genéticos ou ao ambiente no qual as crianças cresceram, ao salientar que todos os meninos de 18 meses com um desenvolvimento normal agridem fisicamente, mas nem todos eles o fazem com a mesma frequência ou a mesma força.
A investigação de Tremblay partiu dos estudos de Michael Meaney, que pela primeira vez demonstrou a relação directa entre os cuidados maternos e as alterações na programação epigenética, o ramo da biologia molecular que estuda como é que os estilos de vida actuam sobre os genes.
Michael Meaney provou o poder de factores ambientais na modulação da expressão genética e que a violência nem se aprende nem se herda, mas que é afinal uma combinação do ambiente e dos genes. Nas experiências de Meaney, as crias de ratinhos que receberam maior atenção e cuidados maternos durante a primeira semana de vida ficaram menos medrosas e mostraram respostas mais moderadas ao stress quando comparadas com aquelas que não tinham recebido carinho.
Comportamentos anti-sociais
A relação directa entre o ambiente e um gene, o da enzima MAOA (monoamina oxidasa), situada no cromossoma X, foi demonstrada pela primeira vez pelos professores Terrie Moffit e Avashom Caspi, do Instituto de Psiquiatria do King's College de Londres. Moffit e Caspi estudaram um grupo de crianças que sofreram maus-tratos, desde a infância até à idade adulta, algumas das quais desenvolveram comportamentos anti-sociais enquanto outras não.
Os estudos genéticos demonstraram que havia uma relação directa entre uma versão pouco saudável do gene da MAOA e comportamentos agressivos em crianças que tinham sido severamente maltratadas, realçando que um défice crónico do nível normal de MAOA altera os níveis de alguns neurotransmissores, produzindo hiperactividade cerebral perante qualquer ameaça ou estímulo stressante.

Retirado de www.cienciahoje.pt

O texto parece apontar que a agressividade tem origem em factores de ordem genética. Investiga outras teorias que apresentam respostas diversas ao problema da origem dos comportamentos agressivos.

34 comentários:

  1. Aqui estão algumas teorias que encontrei:

    Freud dizia que a agressão teria origem numa pulsão inata, a pulsão da morte, e os comportamentos agressivos, eram explicados pela disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    Lorenz também dizia que a agressividade humana estava programada geneticamente, mas sob a forma de um programa que era desencadeado em determinadas situações face a estímulos adequados/específicos. Teria assim, um valor de sobrevivência para a espécie humana, sendo fundamental para a sua preservação.

    Segundo Bandura, o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Jéssica Palma
    nº13
    12ºA

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  2. Teorias da Agressividade que encontrei:

    Teoria de Lorenz: para este autor a agressão é inerente a todos os organismos. Seria um comportamento inato determinado geneticamente e que se manifesta face a estímulos que ponham em causa a preservação da espécie.

    Teoria de Freud: para Freud, como a sexualidade a agressividade faz parte da matriz do nosso organismo. A nossa vida psíquica seria orientada por pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. As pulsões são impulsos energéticos que visam resolver uma tensão orgânica (fome, sede). Nascem no inconsciente. As pulsões de vida visam a manutenção do indivíduo. As pulsões de morte são destrutivas e explicam os comportamentos agressivos.

    Teoria de Dollard: explicam a agressão pelo facto de um sujeito ter sido frustrado. Existiria uma ligação inata entre um estimulo (a frustração) e o comportamento de agressão, que funcionaria como um meio para afastar aquilo que impede o sujeito de alcançar os seus objectivos.

    Teoria de Bandura: o comportamento agressivo resulta de um processo de aprendizagem que se baseia na observação e imitação de comportamentos.

    n.º15 12.ºA

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  3. Fragilidade e insegurança. Esses são os dois principais motivos que ocasionam comportamentos agressivos por parte das crianças, podendo resultar em ferimentos nela própria e em outras pessoas. Situações como o nascimento de um novo bebé na família, separação dos pais ou então a perda de algum parente próximo contribuem para a mudança repentina na maneira de agir do filho.

    "As crianças são totalmente emocionais e pouco racionais. Por não saberem lidar com alguns sentimentos, podem expressa-las por meio de actos agressivos", explica a especialista em psicologia clínica para crianças e adolescentes, Keila Gonçalves.

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  4. Outras teorias de agressividade são :

    • Teoria de Freud
    Segundo este, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    • Teoria de Lorenz
    Teoria baseada no instinto: a agressão como libertação.
    Segundo este, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    • Teoria de Dollard

    Teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração.
    Segundo este, a agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.


    • Teoria de Bandura

    Teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros.
    Segundo este, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

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  5. Teóricos, explicam a origem da agressão como um comportamento inato, é o caso de Freud que dizia que a agressão teria origem numa pulsão inata, a pulsão da morte, e os comportamentos agressivos, eram explicados pela disposição instintiva e primitiva do ser humano. Já Lorenz também dizia que a agressividade humana estava programada geneticamente, mas sob a forma de um programa que era desencadeado em determinadas situações face a estímulos adequados/específicos. Teria assim, um valor de sobrevivência para a espécie humana, sendo fundamental para a sua preservação. Existem mecanismos biológicos e bioquímicos relacionados com a agressividade, mas o meio onde me insiro irá ou não reforçar essa minha predisposição. Nos seres humanos, a sua manifestação e expressão são dependentes de factores relacionados com o contexto, com a aprendizagem e com as experiências pessoais. O processo de socialização decorre no contexto de grupo, de interacções sociais. Por exemplo, se eu vivo com pais que são violentos, um dia mais tarde poderei vir a ser agressivo uma vez que, que estes exercem um papel fundamental no nosso desenvolvimento e são modelos que as crianças imitam e procuram identificar-se.
    Segundo Bandura, o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).
    Assim se explicam as diferenças da expressão “agressão” nas diferentes épocas e culturas e diferentes pessoas de uma dada cultura. Por exemplo, numa sociedade islâmica, o homem pode bater na esposa, considera-se agressão, mas como faz parte daquela cultura, torna-se normal, é frequente. Agora nas sociedades ocidentais, se o homem bater na esposa, pode ser punido. Depende muito da cultura a que pertencemos…

    http://psicob.blogspot.com/2009/04/como-explicar-os-comportamentos.html
    O comportamento agressivo tem origem em pessoas principalmente descontroladas, que buscam se impor pela ameaça, pelo medo, mostrando uma falsa impressão de segurança inicial.

    Essas reações só surgem em pessoas com auto-estima baixa, pessoas que usam tom ameaçadores para esconder insegurança e inferioridade que moram dentro delas.

    Esse perfil agressivo revela um sentimento de inferioridade escondido e desconhecido da própria pessoa, que tenta se impor aos outros, não pelos seus próprios méritos e valores, pois a pessoa agressiva não crê neles, mas pelo poder do medo e das ameaças.

    O comportamento agressivo só apresenta resultados no curto-prazo.

    O interessante é que as pessoas, que desconhecem a origem da agressividade, têm uma "raiva" camuflada das pessoas agressivas, pois as sentem superiores porque não percebem que ali reside um carneiro frágil, que se traveste em pele de lobo, para lidar com sua inferioridade.

    http://www.merkatus.com.br/10_boletim/293.htm


    Daniel Almeida nº11 12ºB

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  6. É possível concluir, a partir deste texto, que surge sempre a dúvida se por um lado a agressividade é intrínseca ao indivíduo ou por outro, ela se manifesta em consequência da vivência do dia- a -dia.
    São muitas as teorias que tentam de certa forma explicar tal comportamento. No texto estamos perante a teoria desenvolvida por Tremblay.
    Contudo, outras teorias merecem destaque, não só devido à intenção de tentar esclarecer da melhor forma este tema, mas também devido à sua diversidade no que diz respeito a divergências de opiniões.
    De entre as mais diversas teorias, merecem destaque, a de Lorenz, Dollard, Freud e Bandura.
    Segundo Lorenz, a agressividade faz parte de cada organismo, ou seja, da sua natureza. A agresividade partiria mais concretamente de uma reacção de acordo com um dado contexto. A agressividade, para Lorenz é um acto de sobrevivência.
    Para Dollard, o comportamento agressivo deriva de um estímulo frustrativo, fazendo com que o indivíduo tivesse forma de se afastar de quaisquer factores que o impedissem dos seus objectivos.
    Na perspectiva de Freud, a agressividade é constituinte do nosso organismo. São as pulsações de morte que explicam os comportamentos agressivos, vindo de instintos primitivos e autónomos.
    Por fim, Bandura defende que a agressividade advém de um processo de aprendizagem baseado na observação e imitação de comportamentos agressivos, ou seja, é durante a socialização que as crianças imitam e observam os comportamentos agressivos tomados pelos seus progenitores ou outras entidades educativas.
    Pode-se então concluir que, a agressividade, faz parte dos organismos, está na sua genética. É pela influência de factos exteriores que a agressividade pode ser mais controlada ou então mais incitada pelo meio social.

    Patrícia Lino 12ºC

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  7. Teorias da agressividade:

    A concepção de Freud: Segundo Freud, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.
    A concepção de Lorenz (teoria baseada no instinto: a agressão como libertação)- Segundo Lorenz, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.
    A concepção de Dollard (teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração)-Segundo Dollard, a agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.
    A concepção de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros)- Segundo Bandura, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Cátia Nogueira nº10 12ºB

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  8. Seria extraordinário (ou não) existir uma explicação lógica e totalmente conclusiva acerca dos comportamentos humanos. Contudo, tal não é o que acontece e, portanto, o necessário é esgotar todas as possíveis hipóteses de modo a chegar mais perto do assertivo.
    Orientadas segundo dois eixos temos diferentes teorias acerca das causas da agressividade. Se ,por um lado, reina a concepção de que a agressividade é um mecanismo inato da acção do homem (componente biológica) por outro, considera-se que a mesma é resultado da aprendizagem social.
    Sigmund Freud, Lorenz e Dollard são apologistas de que a agressividade tem algo de inato. O primeiro atribuí a orientação da agressividade a pulsões destrutivos (energia que tem que ser descarregada) e defende que a socialização é a forma de os reprimir, Lorenz considera que o principal papel da agressividade é a sobrevivência/adaptação do ser Humano enquanto Dollard, defendendo uma teoria (muito contestada) defende que entre a frustração e a agressividade existe algo de inato.
    Por sua vez, Bandura valida os factores relacionados com o contexto social, a aprendizagem e a história pessoal como os potenciadores do comportamento agressivo uma fez que esta aprendizagem se faz a partir da imitação e observação dos comportamentos agressivos de modelos como pais, tios, professores (de ver a importância das figuras mais próximas no processo de socialização). É exemplo da variação da agressividade de cultura para cultura o facto das culturas mais individualistas serem mais agressivas que as colectivistas.

    Ana Silva nº1/12ºA

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  9. Teorias :

    Concepção de Freud - Segundo Freud, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    Concepção de Lorenz - Teoria baseada no instinto: a agressão como libertação.
    Segundo este, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    Concepção de Dollard - explicam a agressão pelo facto de um sujeito ter sido frustrado. Existiria uma ligação inata entre um estimulo (a frustração) e o comportamento de agressão, que funcionaria como um meio para afastar aquilo que impede o sujeito de alcançar os seus objectivos.

    Concepção de Bandura - o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

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  10. Teoria de Lorenz -
    Segundo este, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    Teoria de Freud:segundo este a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    Teoria de Dollard (teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração): a agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.

    Teoria de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros)- Segundo Bandura, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).


    12ºB nº2

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  11. Teoria da agressividade

    Alguns factores para comportamentos agressivos são frustração, competição, sofrimento, violação de normas, cólera, personalidade, estímulos violentos, cultura
    Para explicar a origem da agressão há várias teorias que procuram identificar as causas dos comportamentos agressivos.

    • A concepção de Freud
    Segundo Freud, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    • A concepção de Lorenz (teoria baseada no instinto: a agressão como libertação)
    Segundo Lorenz, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    • A concepção de Dollard (teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração)
    Segundo Dollard, a agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.

    • A concepção de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros)
    Segundo Bandura, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Jorge Marcelo Nº11 12ºC

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  12. Teorias da agressividade:

    -A concepção de Freud

    Segundo Freud, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    -A concepção de Lorenz (teoria baseada no instinto: a agressão como libertação)

    Segundo Lorenz, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.


    - A concepção de Dollard (teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração)

    Segundo Dollard, a agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.

    - A concepção de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros)

    Segundo Bandura, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Joana Sousa, nº18, 12ºB

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  13. Para explicar a origem da agressão há várias teorias que procuram identificar as causas dos comportamentos agressivos. A concepção de Freud: a agressão teria origem numa pulsão inata, a pulsão da morte, disposição instintiva, primitiva (e inconsciente) do ser humano. A concepção de Dollard: a agressão é provocada pela frustração. A concepção de Lorenz: a agressão está programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações.
    Algumas teorias foram formuladas como a teoria do instinto, a teoria da frustração e agressão e a teoria da imitação.
    A teoria do instinto: Etologistas como Lorenz, 1966, Tinbergen, 1951, Eibl-Eibesfeldt, 1970, defendem a tese que a agressividade e uma resposta instintiva do organismo, muito observada no próprio "habitat" dos animais, e os seres humanos não podem fugir a essa realidade, como defende Freud na sua posição instintiva.
    A teoria da frustração e agressão: Os estudos de Miller, 1941, Miller e Dollard, 1941 e outros, concentraram-se nesse estudo. Julgam que as respostas agressivas são resultantes de uma determinada situação específica e não da evolução. Acreditam que as respostas agressivas as frustrações são uma tentativa que os indivíduos têm para vencer os empecilhos para o prazer. Argumentam, ainda, que a agressão se manifesta como uma forma de atenuar as frustrações, como um comportamento "catártico", defendido por Freud e pelos seus seguidores. Essa "teoria catártica" considera que a expressão física de hostilidade será uma catarse ou cura temporária para os sentimentos agressivos e resultarão num equilíbrio psíquico. Ambas as teorias se confundem nesse aspecto.
    A teoria da imitação: Os autores afirmam que existem muitas provas experimentais que evidenciam o desenvolvimento de grandes hostilidades nas crianças expostas a modelos agressivos capazes de proporcionar condições estáveis de educação emocional. Miller e Dollard, apesar de aceitarem a teoria da frustração e agressão, juntam-se a Bandura e Walters na defesa deste ponto de vista, com certas diferenças teóricas, acima apresentadas. Eles propõem o seguinte modelo: aumento de tendências agressivas ansiedade ou culpa por causa da agressividade contacto com jogos agressivos ou participação nestes sentimentos hostis, tendências agressivas.
    Numa genealogia extensa da Holanda (Brunner et alii, 1993) identificaram, em indivíduos com comportamento agressivo e anti-social, uma mutação recessiva em um gene do cromossomo X (e que portanto só afecta indivíduos do sexo masculino). Essa mutação causa a deficiência de uma enzima, a momoamina oxidase A ou MAOA (responsável pelo metabolismo da dopamina, serotonina e noradrenalina). Felizmente, essa deficiência parece ser rara.



    Dina Teresa 12ºB

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  14. Pesquisei e encontrei algumas teorias, contudo cito as que mais persistem nos diversos sites que naveguei...
    Segundo Freud, como a sexualidade a agressividade faz parte da matriz do nosso organismo, algo do nosso ser... A nossa vida psíquica seria orientada por pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. As pulsões são impulsos energéticos, impulsões que acontecem de modo a restabelecer anomalias do nosso corpo, do nosso organismo.... Nascem no inconsciente. As pulsões de vida visam a manutenção do indivíduo. As pulsões de morte são destrutivas e explicam os comportamentos agressivos.
    Segundo Lorenz, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.
    Segundo Bandura, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

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  15. A origem da agressividade tornou-se palco apaixonado de discussão, pela multiplicidade de vertentes apresentadas por vários psicólogos e etólogos. O fulcro da polémica, reside se a agressividade é inata ou será fruto da aprendizagem e do meio social?
    As respostas mais célebres giram em torno da concepção de Freud, de Lorenz, de Dollard e de Bandura.
    Na perspectiva de Freud, a agressividade faz parte no nosso organismo. Para Freud, a nossa dimensão psíquica, o nosso desenvolvimento seriam norteadas por pulsões. Tendo diferenciado, dois tipos de pulsões: a pulsão de vida, Eros, e a pulsão de morte, Thánatos. São precisamente as pulsões da morte, que sendo autodestrutivas, fundamentariam os comportamentos e condutas agressivas. Logo, conclui que comportamentos agressivos, eram explicados pela disposição instintiva e primitiva do ser humano, como forma de libertação.
    Para Lorenz, a energia agressiva é inerente a qualquer organismo, faz parte da natureza humana. Nesta sequência, a agressividade funciona como um comportamento inscrito geneticamente e que emergiria em determinadas situações.
    Dollard fundamenta a agressão como reacção à frustração. Quando o indivíduo era incapaz de atingir os seus objectivos, recorria à agressão.
    A concepção de Bandura, defende que o comportamento agressivo resulta de um processo de aprendizagem, (socialização), que se baseia na observação e na imitação de comportamentos agressivos, se perfilhados pelos pais, professores, crianças, que surgem como modelo.
    Assim, deve se concluir, que apesar da importância de factores de cariz orgânico, que explicam a agressão, é verdade, que o ser humanos não está programado geneticamente para evidenciar comportamentos agressivos. Pelo contrário, é dotado de ampla plasticidade. Por outro lado, os factores de cariz cultural, social e experiências pessoais, a aprendizagem, exercem um papel essencial na expressão da agressão.
    VIKTORIYA L. 12ºC Nº21

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  16. Factores para comportamentos agressivos: frustração, competição, sofrimento, violação de normas, cólera, personalidade, estímulos violentos, cultura.
    Para explicar a origem da agressão há várias teorias que procuram identificar as causas dos comportamentos agressivos.
    A concepção de Freud – a agressão teria origem numa pulsão inata, a pulsão da
    morte, disposição institiva, primitiva (e inconsciente) do ser humano.
    A concepção de Dollard – a agressão é provocada pela frustação.
    A concepção de Lorenz – a agressão estaria programada genéticamente sendo
    desencadeada em determinadas situações.

    Pedro Coutinho nº 19 12ºC

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  17. Saber se a agressividade é inata ou não, é um ponto controverso entre os psicólogos. Existem teóricos favoráveis à ideia de que o comportamento é determinado basicamente pela hereditariedade e consideram os seres humanos instintivamente violentos, destinados por sua herança genética a serem agressivos. Para os teóricos que consideram o ser humano como produto da estimulação ambiental, a agressividade não é inata e, portanto, são moldados para se tornarem pacíficos e amorosos. (BARROS, 1983, P. 141). De acordo com Lorenz (1974) a agressividade é um instinto como qualquer outro e, em condições naturais, é essencial para a preservação da vida, para a organização social bem como para a manutenção da sobrevivência da espécie.Segundo a “Psicologia Evolucionista” (Buss & Shackelford, 1997), o comportamento agressivo tem a função de organizar as relações sociais dentro de cada grupo, sendo fundamental para a espécie humana. Freud (Barros, 1987), divide nossos instintos em dois grupos: os instintos de vida (Eros), que compreendem o instinto sexual e o de autopreservação, e os instintos de morte (Thanatos), que compreendem os instintos destrutivos e de agressão. Cientificamente, o grande problema é a impossibilidade de comprovar experimentalmente se existe ou não um impulso inato à agressividade, como acreditam os etologistas, para os quais agressão está presente em todos os organismos. Lorenz, acrescenta que a agressividade é valiosa para a sobrevivência das espécies, incluindo a humana. Segundo a teoria da “frustração-agressã”, a agressão resulta do facto de o indivíduo ter sofrido uma frustração ou não conseguir um qualquer objectivo. Segundo Bandura (1983 a agressividade não depende de impulsos internos nem é provocado pela frustração, depende da aprendizagem social. Resumindo, a posição freudiana e a etológica, aceitam que a agressão é maioritariamente hereditária, por outro lado as explicações da posição frustração-agressão e da aprendizagem social, vêem a agressão como um resultado do ambiente, ou seja, para os psicólogos ambientalistas, a agressividade é o fruto do comportamento de toda uma sociedade e não um facto hereditário, isto é, a agressão é determinada pelas normas do grupo e pelas frustrações da vida diária. Eu entendo que os comportamentos agressivos, nas pessoas e nos animais, poderão ser de causas genéticas, mas são muito influenciados pelo meio em que as pessoas ou os animais vivem e é esse ambiente que faz desenvolver ou retrai esses comportamentos.

    Rúben silva 12ºB Nº25

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  18. A agressão é um comportamento que visa causar danos físicos ou psicológicos a um indivíduo ou indivíduos, reflectindo a intenção de destruir. Então, será que a agressividade é um comportamento inato ou é produto da aprendizagem?
    Para explicar a origem da agressão, existe várias teorias que procuram identificar as causas dos comportamentos agressivos:
    Existe teóricos, que justificam a origem da agressão como um comportamento inato, é o caso de Freud, afirma que a agressão tem origem numa pulsão inata, a pulsão da morte, e os comportamentos agressivos, eram explicados pela disposição instintiva e primitiva do ser humano.
    Lorenz também afirmava que a agressividade humana estava programada geneticamente, mas sob a forma de um programa que era desencadeado em determinadas situações face a estímulos específicos. Teria assim, um valor de sobrevivência para o ser humano, tornando-se essencial para a sua preservação.
    Segundo Dollard, a agressão seria fomentada pela frustração. Pois, quando o indivíduo não consegue atingir os objectivos pretendidos, recorre à agressão.
    Bandura defende que o comportamento agressivo resulta do processo da aprendizagem, que se baseia na observação e imitação de comportamentos. Então, as crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos.
    Assim, posso concluir que, a agressão se relaciona com factores de carácter orgânico, o que não significa que o indivíduo esteja geneticamente programado para desenvolver comportamentos agressivos. Ou seja, os agentes relacionados com o meio social, com a aprendizagem e com as experiências pessoais têm um papel essencial na manifestação da agressão.

    Ana Sofia Rocha
    Nº1/12ºC

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  19. Existem algumas teorias que explicam a origem da agressão como a teoria de Freud, de Lorenz, de Dollard e de Bandura.
    - Segundo a concepção de Freud a agressividade faz parte no nosso organismo. A nossa vida psíquica, o nosso desenvolvimento seriam orientadas por pulsões, distinguindo dois grandes tipos de pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. A agressividade teria, assim, uma origem biológica, seria uma energia que tem de ser descarregada.
    - Segundo Lorenz, a agressão é inerente a todos os organismos, a energia agressiva faz parte integrante da natureza humana e é gerada por um impulso. A agressividade era encarada como um comportamento inscrito geneticamente.
    - Segundo a teoria de Dollard, a agressão é explicada pelo facto de um sujeito ter sido frustrado, isto é, existiria uma ligação inata entre um estímulo – a frustração – e o comportamento de agressão.
    - Segundo a concepção de Bandura, o comportamento agressivo resulta de um processo de aprendizagem que se baseia na observação e na imitação de comportamentos agressivos.



    Diana Tavares 12º C

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  20. Teorias da agressividade:


    • A concepção de Freud

    Segundo Freud, a agressividade tem origem numa pulsão inata, pulsão, logo os comportamentos agressivos são explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.
    • A concepção de Lorenz (teoria baseada no instinto: a agressão como libertação)

    Segundo Lorenz, a agressividade humana esáa programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não tem os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explica as guerras.
    • A concepção de Dollard (teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração)

    Segundo Dollard, a agressão é provocada pela frustração. Quando o sujeito não consegue atingir os objectivos pretendidos, recorre à agressão.
    • A concepção de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros)

    Segundo Bandura, o comportamento agressivo é aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imita o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Márcia Laranjeira
    12ºC nº15

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  21. Teorias de agressividade :

    - > Concepção de Freud - Segundo Freud, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    -> Concepção de Lorenz - Teoria baseada no instinto: a agressão como libertação.
    Segundo este, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    -> Concepção de Dollard - explicam a agressão pelo facto de um sujeito ter sido frustrado. Existiria uma ligação inata entre um estimulo (a frustração) e o comportamento de agressão, que funcionaria como um meio para afastar aquilo que impede o sujeito de alcançar os seus objectivos.

    -> Concepção de Bandura - o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Daniela Tojal

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  22. Algumas teorias explicam a origem da agressão como a teoria de Freud, de Lorenz, de Dollard e de Bandura. De acordo com a concepção de Freud a agressividade faz parte no nosso organismo. A nossa vida psíquica, o nosso desenvolvimento seriam orientadas por pulsões, distinguindo dois grandes tipos de pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. A agressividade teria, assim, uma origem biológica, seria uma energia que tem de ser descarregada.
    Lorenz, a agressão é inerente a todos os organismos, a energia agressiva faz parte integrante da natureza humana e é gerada por um impulso. A agressividade era encarada como um comportamento inscrito geneticamente.
    Dollar diz que a agressão é explicada pelo facto de um sujeito ter sido frustrado, isto é, existiria uma ligação inata entre um estímulo – a frustração – e o comportamento de agressão.
    Bandura defende que o comportamento agressivo resulta de um processo de aprendizagem que se baseia na observação e na imitação de comportamentos agressivos.

    Marta Valente nº16 12ºC

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  23. Outras teorias:

    Freud que dizia que a agressão teria origem numa pulsão inata, a pulsão da morte, e os comportamentos agressivos, eram explicados pela disposição instintiva e primitiva do ser humano. Já Lorenz também dizia que a agressividade humana estava programada geneticamente, mas sob a forma de um programa que era desencadeado em determinadas situações face a estímulos adequados/específicos. Segundo Bandura, o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).
    Assim se explicam as diferenças da expressão “agressão” nas diferentes épocas e culturas e diferentes pessoas de uma dada cultura.

    Rui Vilafanha 12ºC Nº20

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  24. Outras teorias de agressividade são :
    • Teoria de Freud
    Segundo este, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.
    • Teoria de Lorenz
    Teoria baseada no instinto: a agressão como libertação.
    Segundo este, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.
    • Teoria de Dollard
    Teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração.
    Segundo este, a agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.
    • Teoria de Bandura
    Teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros.
    Segundo este, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    André 12c

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  25. Teoria de Lorenz:
    -A agressividade humana estava programada
    geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    Teoria de Dollard (teoria da frustração agressão: a agressão como reacção à frustração):
    -A agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.

    Teoria de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros):
    -O comportamento agressivo era aprendido por
    observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

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  26. Teorias sobre a agressividade
    - Teoria de Lorenz: Para este autor a agressão é inerente a todos os organismos. Seria um comportamento inato determinado geneticamente e que se manifesta face a estímulos que ponham em causa a preservação da espécie.

    - Teoria de Freud: Para Freud, como a sexualidade a agressividade faz parte da matriz do nosso organismo. A nossa vida psíquica seria orientada por pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. As pulsões são impulsos energéticos que visam resolver uma tensão orgânica (fome, sede). Nascem no inconsciente. As pulsões de vida visam a manutenção do indivíduo. As pulsões de morte são destrutivas e explicam os comportamentos agressivos.

    - Teoria de Dollard: Explicam a agressão pelo facto de um sujeito ter sido frustrado. Existiria uma ligação inata entre um estimulo (a frustração) e o comportamento de agressão, que funcionaria como um meio para afastar aquilo que impede o sujeito de alcançar os seus objectivos.

    - Teoria de Bandura: O comportamento agressivo resulta de um processo de aprendizagem que se baseia na observação e imitação de comportamentos.

    Márcia Cerveira nº14 12ºC

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  27. Teorias da agressividade:

    • A concepção de Freud - a agressividade tem origem numa pulsão inata, pulsão, logo os comportamentos agressivos são explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.
    • A concepção de Lorenz (teoria baseada no instinto: a agressão como libertação)

    Segundo Lorenz, a agressividade humana esáa programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não tem os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explica as guerras.
    • A concepção de Dollard (teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração)

    Segundo Dollard, a agressão é provocada pela frustração. Quando o sujeito não consegue atingir os objectivos pretendidos, recorre à agressão.
    • A concepção de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros)

    Segundo Bandura, o comportamento agressivo é aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imita o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).


    Márcia Pereira 12.ºC

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  28. Para Freud, a agressividade tem uma origem biológica, sendo uma energia negativa acumulada que necessitamos de expressar. Freud diz ainda que "A agressividade constitui uma disposição instintiva primitiva e autónoma do ser humano."
    Segundo Lorenz, a agressão é inerente a todos os organismos. Segundo esta teoria, a agressão advém de um impulso específico que, em alguns contextos, desencadearia tal reacção. Assim, geneticamente todos somos "programados", no entanto, esse "programa" é desencadeado face a determinados estímulos, que variam de pessoa para pessoa.
    Para Dollard, a agressão existe como consequência da frustração. Assim, existiria um aligação inata entre um estímulo (a frustração), e o comportamento (a agressão). A agressão surgiria, então, sempre que algo impedisse o sujeito de atingir os seus objectivos.
    Para Bandura, o comportamento agressivo reuslta de um processo de aprendizagem baseado na observação e na imitação de comportamentos. Assim, pelo processo de socialização, a criança observaria e imitaria comportamentos agressivos das pessoas que lhe servem de modelo (pais, educadores, etc)

    Francisca

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  29. Temos quatro teorias:
    A concepção de Freud – a agressão teria origem numa pulsão inata, a pulsão da
    morte, disposição institiva, primitiva (e inconsciente) do ser humano.
    A concepção de Dollard – a agressão é provocada pela frustação.
    A concepção de Lorenz – a agressão estaria programada genéticamente sendo
    desencadeada em determinadas situações.
    A concepção de Brandura- a agressão é produto de aprendizagem, através da observação.

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  30. A origem dos comportamentos agressivos pode tanto ser de origem genética como de origem face ao meio a que me encontro. Os comportamentos agressivos que são considerados como inatos, como uma disposição instintiva e primitiva do ser humano, estão codificados nos genes e vão sendo transmitidos de geração em geração. Pessoas assim muito dificilmente mudam, visto que esses comportamentos lhes estão no sangue, podendo levá-las assim a ter problemas psicológicos. A outra origem, e a que será mais frequente, é a de que o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Jéssica Martins nº14 12ºA

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  31. Teoria de Freud
    Segundo este, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    Teoria de Lorenz
    Teoria baseada no instinto: a agressão como libertação.
    Segundo este, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    Teoria de Dollard

    Teoria da frustração-agressão: a agressão como reacção à frustração.
    Segundo este, a agressão seria provocada pela frustração. Quando o sujeito não conseguia atingir os objectivos pretendidos, recorria à agressão.


    Teoria de Bandura

    Teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros.
    Segundo este, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Daniel FV n.º12 12ºB

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  32. Teoria de Lorenz: Para este autor a agressão é inerente a todos os organismos. Seria um comportamento inato determinado geneticamente e que se manifesta face a estímulos que ponham em causa a preservação da espécie.
    - Teoria de Freud: Para Freud, como a sexualidade a agressividade faz parte da matriz do nosso organismo. A nossa vida psíquica seria orientada por pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte. As pulsões são impulsos energéticos que visam resolver uma tensão orgânica (fome, sede). Nascem no inconsciente. As pulsões de vida visam a manutenção do indivíduo. As pulsões de morte são destrutivas e explicam os comportamentos agressivos.
    - Teoria de Dollard: Explicam a agressão pelo facto de um sujeito ter sido frustrado. Existiria uma ligação inata entre um estimulo (a frustração) e o comportamento de agressão, que funcionaria como um meio para afastar aquilo que impede o sujeito de alcançar os seus objectivos.
    - Teoria de Bandura: O comportamento agressivo resulta de um processo de aprendizagem que se baseia na observação e imitação de comportamentos.

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  33. Concepção de Freud - Segundo Freud, a agressividade teria origem numa pulsão inata, pulsão da morte, logo os comportamentos agressivos seriam explicados por uma disposição instintiva e primitiva do ser humano.

    Concepção de Lorenz - Teoria baseada no instinto: a agressão como libertação.
    Segundo este, a agressividade humana estava programada geneticamente, sendo desencadeada em determinadas situações. O ser humano não teria os mecanismos reguladores da agressividade como os animais, o que explicaria as guerras.

    Concepção de Dollard - explicam a agressão pelo facto de um sujeito ter sido frustrado. Existiria uma ligação inata entre um estimulo (a frustração) e o comportamento de agressão, que funcionaria como um meio para afastar aquilo que impede o sujeito de alcançar os seus objectivos.

    Concepção de Bandura - o comportamento agressivo é aprendido pela observação e imitação de modelos. As crianças no processo de socialização irão imitar os pais, professores, grupo de pares, até mesmo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    João 12ºB

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  34. Concepção de Bandura (teoria da aprendizagem observacional: a agressão como resultado da aprendizagem – aprendemos a magoar os outros). Segundo Bandura, o comportamento agressivo era aprendido por observação e imitação de modelos. A criança, no seu processo de socialização, imitaria o comportamento dos pais, dos professores e dos seus pares, incluindo os comportamentos agressivos (aprendizagem social).

    Factores que induzem à agressão:
    Mecanismos biológicos – Existem hormonas e outras substâncias que, circulando no sangue, afectam o sistema nervoso activando e inibindo a expressão de agressividade. Apesar disto, não se pode afirmar que a agressividade seja transmitida por hereditariedade.
    Álcool – Vários estudos apontam para uma relação entre a embriaguez e a violência. Por razões de ordem biológica, social e psicológica, o álcool desencadeia respostas mais agressivas às provocações.
    Temperatura – De acordo com algumas estatísticas dá-se um aumento da violência doméstica e de crimes mais violentos no Verão, em comparação com o Inverno, e nos dias de mais calor. Em testes laboratoriais, as pessoas reagem mais violentamente às provocações quando expostas a temperaturas mais elevadas.
    Cultura – Oatley defendeu, nos anos 90, que as culturas individualistas eram mais agressivas do que as colectivistas. Numa sociedade onde a violência é valorizada, os indivíduos tendem a ser mais agressivos. As notícias, a banalidade com que se exibem armas, a falta de realismo ao retractar o sofrimento das vítimas, os filmes e séries violentas, o comportamento agressivo dos heróis, são factores que influenciam os comportamentos agressivos.

    Guilherme 12ºC

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