sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Uma perspectiva e metodologia inovadoras

Uma das críticas mais veementes feitas por Bronfenbrenner à forma tradicional de se abordar o desenvolvimento humano é o facto de os estudos que as suportam terem sido feitas “fora do contexto”. Em 1977, este autor afirma “essas investigações focalizavam, somente, a pessoa em desenvolvimento dentro de ambiente restrito e estático, sem a devida consideração das múltiplas influências dos contextos em que os sujeitos viviam”. 
Afirmam os investigadores que, antes de Bronfenbrenner, os psicólogos infantis estudaram a criança, os sociólogos examinaram a família, os antropólogos a sociedade, os economistas o quadro económico dos tempos e os cientistas políticos a estrutura. 
É no contexto da sua teoria ecológica do desenvolvimento humano que estes ambientes - da família às estruturas económicas e políticas - passaram a ser encarados como parte da vida abarcando tanto a infância como o estado adulto.
A abordagem ecológica de Bronfenbrenner privilegia estudos em desenvolvimento de forma contextualizada e nos ambientes em que se processa a vida dos indivíduos. As observações, as experiências não poderiam recorrer em laboratório. O seu campo de pesquisa é o conjunto dos contextos onde decorre a vida das pessoas, no seu meio natural de vida.
Apresenta cinco tipos de contextos: o microssistema (por exemplo, a família, a turma), o mesossistema de vida (consiste na interacção entre microssistemas), o exossistema (os contextos que afectam indirectamente o desenvolvimento, como por exemplo, o emprego dos pais), o macrossistema (contexto sócio cultural mais amplo. O cronossistema (o contexto que o autor acrescenta mais tarde) corresponde à evolução dos contextos ao longo do tempo. Cada sistema envolve regras, papéis e normas que moldam o desenvolvimento da pessoa.
O seu trabalho de pesquisa vai, portanto, desde a família às estruturas políticas e económicas. E os contextos que passam a ser considerados como fazendo parte integrante da vida dos indivíduos não só na infância como ao longo da vida adulta.
O seu espírito inquieto leva-o a reformular a sua teoria: em vez do modelo ecológico do desenvolvimento propõe o modelo bioecológico que reforça a importância das características biopsicológicas da pessoa em desenvolvimento. Passa a dar ênfase à bidireccionalidade em relação à pessoa e ao ambiente em que ela age. Esta interacção ocorre entre o indivíduo e as outras pessoas mas também entre ele e os objectos e símbolos. 
“A abordagem "bioecológica" de Bronfenbrenner do desenvolvimento humano estilhaçou as barreiras entre as ciências sociais e estabeleceu pontes entre as disciplinas permitindo a emergência de descobertas sobre que elementos chave da estrutura social mais ampla e no interior das sociedades são vitais para o desenvolvimento do potencial da natureza humana. A teoria ajudou a estabelecer os elementos necessários para a compreensão do que torna humanos os seres humanos.”
In cd do aluno

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35 comentários:

  1. A perspectiva ecológica do desenvolvimento consiste em que defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacçaões entre os indivíduos e os seus contextos de vida.

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  2. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica privilegia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

    André 12c

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  3. Urie Bronfenbrenner elaborou um modelo explicativo - o modelo ecológico do desenvolvimento - em que defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida. Os seres humanos desenvolvem-se em múltiplos contextos - dos mais simples aos mais complexos - através de processos de interacção continuada com os ambientes onde vivem.

    Jéssica Palma
    12ºA
    nº13

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  4. Devido à descontextualização a que os objectos de estudo eram sujeitos e à falta de uma realidade mais concreta, surgiu a necessidade de construir uma nova forma de explicar o desenvolvimento humano.
    Esse mesmo desenvolvimento suscitou em Urie Bronfenbrenner a criação de um novo modelo explicativo denominado por modelo ecológico do desenvolvimento, que se insere na área da psicologia social.
    O modelo ecológico do desenvolvimento assenta na defesa de que a humanidade se desenvolve num processo contínuo ao longo de toda a vida, abrangendo as relações entre os indivíduos e os seus contextos de vida.
    Esta interacção contínua entre as pessoas e o meio onde vivem criam contextos. Estes contextos podem ser mais simples ou mais complexos dependendo da referida interacção.
    Com o desenvolvimento, além de existirem alterações físicas e psicológicas nas pessoas, devido ao facto de estas adoptarem uma postura activa, irão inevitavelmente modificar o ambiente em que se deu o seu desenvolvimento.
    É portanto, possível concluir, que esta perspectiva ecológica do desenvolvimento é essencial para se conseguir ter dados mais abrangentes dos factores (pessoais ou do contexto) que influenciam a evolução pessoal.

    Patrícia Lino 12ºC

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  5. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara-o como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos.

    Entre o meio e o indivíduo desenvolve-se interacções que provocam alterações mútuas: o meio transforma o indivíduo, que, ao actuar no meio, também o transforma.

    A perspectiva ecológica de Brofenbrenner privilegia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

    Jéssica Martins nº14 12ºA

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  6. A perspectiva ecológica nada mais é do que o processo que tem em conta o passar do tempo e tem em conta as interacções entre os diferentes indivíduos, grupos e os seus contextos.

    Tal como o Homem que é produto e produtor de cultura, também podemos dizer que nos indivíduos com as nossas sucessivas e mutuas interacções com o meio, acabamos por o mudar e este por sua vez, muda-nos a nos... Como se ambos se moldassem psicologicamente um ao outro ao longo do tempo.

    O desenvolvimento humano é assim explicado e compreendido, privilegiando a participação dos seres humanos, nos diferentes contextos, como seres biológicos mas também como seres psicológicos (dai a denominação de biopsicológicos).

    Daniel FV n.º12 12ºB

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  7. O modelo ecológico de desenvolvimento de Urie Bronfenbrenneur, concebe o desenvolvimento humano como um processo decorrente ao longo de toda a vida, privilegiando a ligação das características biopsicológicas com as ambientais. Este modelo de desenvolvimento, desenrola-se a partir de múltiplas e continuadas interacções entre os indivíduos, ou seja nos ambientes vivenciados e dinâmicos, em que se processa a vida humana, as inter-relações que se estabelecem e os seus contextos de vida, marcados pela peculiaridade de cada um, variando do grau simples até ao mais complexo.
    Neste contexto, Bronfenbrenneur enfatiza aos contextos socioculturais, entendidos como principais agentes da trajectória desenvolvimental do ser humano. Sendo os indivíduos, sujeitos activos, transformam, não somente a si mesmos, no decurso da sua vida, mas também modificam, os ambientes onde actuam.

    VIKTORIYA 12ºC

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  8. O comportamento humano não pode ser interpretado à margem do contexto em que surge.

    A perspectiva ecológica exige a análise dos contextos e das relações estabelecidas entre eles. Só assim é possível chegar a uma compreensão do funcionamento e desenvolvimento dos seres humanos.

    Segundo Bronfenbrenner, o contexto no qual as pessoas se desenvolvem é constituído por uma série de sistemas funcionais ou estruturas concêntricas e encaixadas umas nas outras.

    Defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo da vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida – modelo ecológico do desenvolvimento.

    Através de processos de interacção continuada com os ambientes em que vivem, os seres humanos transformam não apenas a si próprios mas também os ambientes onde actuam. Sendo assim, o desenvolvimento depende quer das características dos contextos quer das características biopsicológicas dos seres humanos.

    n.º15 12.ºA

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  9. O comportamento humano não pode ser interpretado à margem do contesto em que surge. A interacção entre pessoa e ambiente constitui o foco principal de atenção da psicologia da educação baseado no conceito interaccionista.

    A perspectiva ecológica exige a análise dos contextos e das relações estabelecidas entre eles. Só assim é possível chegar a uma compreensão do funcionamento e desenvolvimento dos seres humanos.

    Bronfenbrenner é o representante mais reconhecido da psicologia ecológica e, segundo ele, o contexto no qual as pessoas se desenvolvem é constituído por uma série de sistemas funcionais ou estruturas concêntricas e encaixadas umas nas outras. Com base na perspectiva ecológica, o conceito de contexto transcende a sua descrição. O que interessa é o contexto compreendido: a forma como o indivíduo compreende o contexto em que actua.

    Cátia Nogueira 12ºB nº10

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  10. Bronfenbrenner é o representante mais reconhecido da psicologia ecológica e, segundo ele, o contexto no qual as pessoas se desenvolvem é constituído por uma série de sistemas funcionais ou estruturas concêntricas e encaixadas umas nas outras. Com base na perspectiva ecológica, o conceito de contexto transcende a sua descrição. O que interessa é o contexto compreendido: a forma como o indivíduo compreende o contexto em que actua. Assim, podem distinguir-se as seguintes estruturas:

    Microssistema: padrão de actividades, papéis e relações que a pessoa em desenvolvimento experimenta num determinado meio, com características físicas, materiais e particulares (ex.: a escola);

    Mesossistema: compreende as inter-relações de dois ou mais meios nos quais a pessoa em desenvolvimento participa activamente (ex.: para uma criança são as relações entre a família, a escola e os amigos do bairro; para um adulto, seriam as relações entre a família, o trabalho e a vida social);

    Exossistema: refere-se a um ou mais meios que não incluem a pessoa em desenvolvimento como participante activo, mas nos quais se produzem acontecimentos que afectam o que acontece à sua volta (ex.: o sistema económico e político relativamente à escola);

    Macrossistema: refere-se às correspondências em forma e conteúdo dos sistemas de ordem menor que existam ou poderiam existir, ao nível da subcultura ou da cultura na sua totalidade, juntamente com qualquer sistema de crenças ou ideologia que sustente estas correspondências.

    Da mesma forma, existem mudanças que se produzem nas pessoas como consequência de qualquer tipo de educação, a partir das quais é possível estabelecer três categorias:

    1. educação formal ou educação regulamentada ou escolarização;

    2. educação não formal é constituída por processos educativos específicos e diferenciados com uma finalidade clara e objectiva, mas situa-se “à margem” do sistema educativo (educação de adultos, formação ocupacional não regulamentada…);

    3. educação informal é baseada em processos educativos indiferenciados, subordinados a outros objectivos e processos sociais, nos quais a função educativa não é a dominante (ex.: mass media)

    Do ponto de vista educativo, o indivíduo, ao longo do ciclo vital, pode passar por uma série de contextos educativos: família, escolarização formal em todos os seus níveis, formação profissional e formação continuada, etc.

    Assim, analisar um contexto significa fixar-se nas actividades, nos papéis e nas relações em que uma pessoa intervém.

    Os “padrões de actividade” no sistema educativo incluem o comportamento verbal e não verbal dos professores e dos alunos. As actividades escolares são planificadas, intencionais e são direccionadas para provocar mudanças no comportamento dos alunos Podem variar quanto aos objectivos, complexidade estrutural, adequação às características, etc. segundo o modelo ecológico, a aquisição de novas capacidades depende, principalmente, do significado ou intenção que tenham para o sujeito as actividades nas quais está implicado, assim como a variedade e a complexidade estrutural de tais actividades.

    No que diz respeito aos papéis, são vistos como expectativas de comportamento associadas à posição que uma pessoa ocupa. Isto implica certas previsões de comportamento. A sociedade tem distribuídos os comportamentos esperados do papel de aluno, de educador, de pai, etc. Uma mesma pessoa pode desempenhar diferentes papéis: pai, profissional, irmão, filho. O conceito de desempenho de papel implica que cada pessoa tem uma forma especial de o desempenhar.

    As relações interpessoais são um ingrediente especial de qualquer microsssistema. No sistema educativo destacam-se três relações básicas: a interacção educador-aluno, a relação entre colegas e as relações família-escola.

    Rui Vilafanha 12ºC

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  11. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.


    Daniel Almeida nº11 12ºB

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  12. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

    O modo como as pessoas se posicionam nos contextos vai depender do modo como interpretam a informação contextual. A posição que cada um ocupa é especifíca para cada indivíduo assim como a maneira como interage com as suas redes sociais e os significados que constrói. Mesmo quando os elementos do contexto se repetem, a configuração não é a mesma para cada um, cada pessoa vive no seu ambiente que partilha com os outros mas que se configura único na influência que tem para cada um. A participação e a interacção nos contextos altera não só os modos de ser e estar dos indivíduos mas também possibilita a mudança dos contextos e das relações que nele e com ele se estabelecem. Diferentes caracteristicas pessoais entrarão em jogo no processo em que as reacções dos contextos são interpretadas e os seus sentidos construídos. Interagimos com os ambientes e com os outros seres humanos, ajustamo-nos a eles e ajustamo-los a nós. A relação indivíduo-contexto é dinâmica, o resultado final do desenvolvimento pessoal, depende da forma como as suas caracteristicas interagem.

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  13. O comportamento humano não pode ser interpretado à margem do contesto em que surge. A interacção entre pessoa e ambiente constitui o foco principal de atenção da psicologia da educação baseado no conceito interaccionista.

    A perspectiva ecológica exige a análise dos contextos e das relações estabelecidas entre eles. Só assim é possível chegar a uma compreensão do funcionamento e desenvolvimento dos seres humanos.

    João Pereira 12ºB

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  14. O comportamento humano não pode ser interpretado à margem do contesto em que surge. A interacção entre pessoa e ambiente constitui o foco principal de atenção da psicologia da educação baseado no conceito interaccionista.
    A perspectiva ecológica exige a análise dos contextos e das relações estabelecidas entre eles. Só assim é possível chegar a uma compreensão do funcionamento e desenvolvimento dos seres humanos.

    Bronfenbrenner é o representante mais reconhecido da psicologia ecológica e, segundo ele, o contexto no qual as pessoas se desenvolvem é constituído por uma série de sistemas funcionais ou estruturas concêntricas e encaixadas umas nas outras. Com base na perspectiva ecológica, o conceito de contexto transcende a sua descrição. O que interessa é o contexto compreendido: a forma como o indivíduo compreende o contexto em que actua. Assim, podem distinguir-se as seguintes estruturas:
    - Microssistema: padrão de actividades, papéis e relações que a pessoa em desenvolvimento experimenta num determinado meio, com características físicas, materiais e particulares (ex.: a escola);
    -Mesossistema: compreende as inter-relações de dois ou mais meios nos quais a pessoa em desenvolvimento participa activamente (ex.: para uma criança são as relações entre a família, a escola e os amigos do bairro; para um adulto, seriam as relações entre a família, o trabalho e a vida social);
    -Exossistema: refere-se a um ou mais meios que não incluem a pessoa em desenvolvimento como participante activo, mas nos quais se produzem acontecimentos que afectam o que acontece à sua volta (ex.: o sistema económico e político relativamente à escola);
    -Macrossistema: refere-se às correspondências em forma e conteúdo dos sistemas de ordem menor que existam ou poderiam existir, ao nível da subcultura ou da cultura na sua totalidade, juntamente com qualquer sistema de crenças ou ideologia que sustente estas correspondências.
    Joana Sousa, nº18, 12ºB

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  15. O comportamento humano não pode ser interpretado à margem do contesto em que surge. A interacção entre pessoa e ambiente constitui o foco principal de atenção da psicologia da educação baseado no conceito interaccionista.

    A perspectiva ecológica exige a análise dos contextos e das relações estabelecidas entre eles. Só assim é possível chegar a uma compreensão do funcionamento e desenvolvimento dos seres humanos.

    Bronfenbrenner é o representante mais reconhecido da psicologia ecológica e, segundo ele, o contexto no qual as pessoas se desenvolvem é constituído por uma série de sistemas funcionais ou estruturas concêntricas e encaixadas umas nas outras. Com base na perspectiva ecológica, o conceito de contexto transcende a sua descrição. O que interessa é o contexto compreendido: a forma como o indivíduo compreende o contexto em que actua.

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  16. Numa tentativa de atingir o rigor e objectividade que lhe assegurariam o estatuto da ciência, a psicologia adoptou modelos explicativos em que dominou a fragmentação do seu objecto: o estudo do comportamento, do desenvolvimento e dos processos psicológicos dos seres humanos. Um dos contributos mais decisivos para a construção de um novo modelo explicativo na área da psicologia social foi dado por Urie Bronfenbrenner. Este elaborou o modelo ecológico do desenvolvimento em que defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida.


    “O desenvolvimento da criança acontece através de processos de interacção cada ez mais complexa entre uma criança activa e as pessoas, objectos e símbolos no seu ambiente imediato. Para ser eficaz a interacção deve ocorrer numa base regular durante largos períodos de tempo” (Adaptado de Bronfenbrenner)


    Rúben Silva 12ºB Nº25

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  17. A perspectiva ecológica do desenvolvimento do ser humano encara-o como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus respectivos contextos.
    Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma.
    A perspectiva ecológica privilegia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

    Marta Valente nº16 12ºC

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  18. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos.
    Segundo Bronfenbrenner, o contexto no qual as pessoas se desenvolvem é constituído por uma série de sistemas funcionais ou estruturas concêntricas e encaixadas umas nas outras.
    A perspectiva ecológica privilegia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.


    Diana Tavares 12º C

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  19. A perspectiva ecológica exige a análise dos contextos e das relações estabelecidas entre eles. Só assim é possível chegar a uma compreensão do funcionamento e desenvolvimento dos seres humanos.
    O modelo ecológico do desenvolvimento, criado por Urie Bronfenbrenner, defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida. Os seres humanos desenvolvem-se através de processos de interacção continuada com os ambientes onde vivem.

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  20. Com a perspectiva ecológica do desenvolvimento, Bronfenbrenner contrapõe a perspectiva que então vigorava, e que o mesmo considerava descontetualizada e alienada da realidade. Assim, no seu modelo eplicativo, Bronfenbrenner argumenta que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida, a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida.
    Os seres humanos interagem de forma continuada com os amibientes onde vivem, e é através dessas interacções que se desenvolvem. Esse desenvolvimento acontece em múltiplos contextos que vão dos mais simples aos mais compleos, transformando-se os seres humanos a eles próprios e aos ambientes onde actuam, e estando este desenvolvimento dependente das características dos contextos e das características biopsicológicas dos indivíduos.
    Esta perspectiva permite ter uma imagem mais abrangente dos vários factores, pessoais ou do contexto, que influenciam o percurso desenvolvimental de uma pessoa.
    Francisca

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  21. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

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  22. O modelo ecológico do desenvolvimento, um modelo explicativo foi criado por Urie Bronfenbrenneur, defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir das interacções entre os sujeitos e os seus contextos de vida. Critica os estudos realizados exteriores ao ambiente do indivíduo, os seus contextos de vida pressupõe que se analise a realidade tal como ele é vivida e percebida pelo Homem no contexto em que está inserido. Estes contextos podem ir dos mais simples aos mais complexos.
    Ou seja, entre o indivíduo e o meio que o rodeia, desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, visto que, o meio transforma o Homem, que ao actuar no meio, também o transforma.
    Posso concluir que a perspectiva ecológica do desenvolvimento é fundamental para se conseguir ter informações mais abrangentes dos factores pessoais ou do contexto, que influenciam a evolução pessoal.

    Ana Sofia Rocha
    Nº1/12ºC

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  23. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica privilegia a participação dos seres humanos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.
    O modo como as pessoas se posicionam nos contextos vai depender do modo como interpretam a informação contextual. A posição que cada um ocupa é específica para cada indivíduo assim como a maneira como interage com as suas redes sociais e os significados que constrói. Mesmo quando os elementos do contexto se repetem, a configuração não é a mesma para cada um, cada pessoa vive no seu ambiente que partilha com os outros mas que se configura único na influência que tem para cada um. A participação e a interacção nos contextos alteram não só os modos de ser e estar dos indivíduos mas também possibilita a mudança dos contextos e das relações que nele e com ele se estabelecem. Diferentes características pessoais entrarão em jogo no processo em que as reacções dos contextos são interpretadas e os seus sentidos construídos. Interagimos com os ambientes e com os outros seres humanos, ajustamo-nos a eles e ajustamo-los a nós. A relação indivíduo-contexto é dinâmica, o resultado final do desenvolvimento pessoal, depende da forma como as suas características interagem.
    Através da nossa interacção com os contextos, activamos o potencial para a plasticidade e a mudança que existe nestes e em cada um de nós. Esta plasticidade não é ilimitada; está sempre circunscrita pelas histórias, recursos, características e significados já presentes nos indivíduos e nos contextos. Os diferentes critérios de vida influenciam os indivíduos. Cada um tem um carácter activo nos contextos onde vive.

    Dina Pereira 12ºB

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  24. O modelo ecológico do desenvolvimento é um modelo explicativo. Foi criado por Urie Bronfenbrenneur. Defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir das interacções entre os sujeitos e os seus contextos de vida. Critica os estudos realizados exteriores ao ambiente do indivíduo, os seus contextos de vida pressupõe que se analise a realidade tal como ele é vivida e percebida pelo Homem no contexto em que está inserido. Estes contextos podem ir dos mais simples aos mais complexos.
    Ou seja, entre o indivíduo e o meio que o rodeia, desenvolvem-se interacções que provocam mudanças mútuas, visto que, o meio muda o Homem, que ao actuar no meio, também o transforma.
    Contudo, a perspectiva ecológica do desenvolvimento é fundamental para se conseguir ter informações mais abrangentes dos factores pessoais ou do contexto, que influenciam a evolução pessoal.

    Márcia Pereira n.º13 12.ºC

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  25. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

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  26. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica privilegia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

    Jorge Marcelo Nº11 12ºC

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  27. Urie Bronfenbrenner elaborou um modelo explicativo - o modelo ecológico do desenvolvimento este defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida. Os seres humanos desenvolvem-se em múltiplos contextos , ao longo da sua vida em que uns contextos são simples e outros são de forma mais complexa que são feitos através de processos de interacção continuada com os ambientes onde vivem.

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  28. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

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  29. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

    Pedro Coutinho nº 19 12ºC

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  30. Numa tentativa de atingir o rigor e objectividade que lhe assegurariam o estatuto da ciência, a psicologia adoptou modelos explicativos em que dominou a fragmentação do seu objecto: o estudo do comportamento, do desenvolvimento e dos processos psicológicos dos seres humanos. Um dos contributos mais decisivos para a construção de um novo modelo explicativo na área da psicologia social foi dado por Urie Bronfenbrenner. Este elaborou o modelo ecológico do desenvolvimento em que defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida.

    Daniela Tojal nº6 12ºC

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  31. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

    Márcia Laranjeira
    nº15 12ºC

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  32. A perspectiva ecológica do desenvolvimento humano encara este como um processo que decorre ao longo do tempo e a partir de interacções continuadas entre os indivíduos e os seus contextos. Entre o meio e o indivíduo desenvolvem-se interacções que provocam alterações mútuas, o meio transforma o indivíduo que, ao actuar no meio, também o transforma. A perspectiva ecológica priviligia a participação dos seres humanos, enquanto seres biopsicológicos, em diferentes contextos, como forma de compreensão e de explicação do desenvolvimento humano.

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  33. Márcia Cerveira nº14 12ºC

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  34. Numa tentativa de atingir o rigor e objectividade que lhe assegurariam o estatuto da ciência, a psicologia adoptou modelos explicativos em que dominou a fragmentação do seu objecto: o estudo do comportamento, do desenvolvimento e dos processos psicológicos dos seres humanos. Um dos contributos mais decisivos para a construção de um novo modelo explicativo na área da psicologia social foi dado por Urie Bronfenbrenner. Este elaborou o modelo ecológico do desenvolvimento em que defende que o desenvolvimento humano é um processo que decorre ao longo de toda a vida a partir de interacções entre os indivíduos e os seus contextos de vida.

    A perspectiva ecológica não é nada mais do que o processo que tem em conta o passar do tempo e tem em conta as interacções entre os diferentes indivíduos, grupos e os seus contextos.

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  35. A ecologia do desenvolvimento humano envolve o
    estudo científico da adaptação mútua e progressiva entre um ser humano activo, em
    crescimento e as propriedades, elas próprias em
    mutação, dos settings imediatos nos quais a
    pessoa em desenvolvimento vive, sendo que este
    processo é igualmente influenciado pelas relações entre esses settings e pelos contextos mais vastos nos quais esses settings estão inseridos .
    Um microsistema é um padrão de actividades ,
    papeis, e relações interpessoais vividas pela
    pessoa em desenvolvimento num setting
    determinado com características físicas e
    materiais particulares vastos nos quais esses
    settings estão inseridos.
    Um mesosistema compreende as inter-relações
    entre dois ou mais settings nos quais a pessoa emdesenvolvimento participa activamente. No caso de uma criança podem ser as relações
    entre a casa, a escola e o grupo de amigos da
    vizinhança; para um adulto, as relações entre a
    família, o trabalho e a vida social.
    Um exosistema refere-se a um ou mais settings
    que não envolvem a pessoa em desenvolvimento
    enquanto participante activo, mas nos quais
    ocorrem eventos que afectam ou são afectados
    pelo que acontece no setting que contém a pessoa
    em desenvolvimento.
    O macrosistema refere-se a consistências e
    regularidades (protótipos), na forma e conteúdo
    de sistemas de nível inferior (micro-, meso- ou
    exo-) que existem ou poderão existir, ao nível dasub-cultura ou cultura como um todo,
    acompanhadas por qualquer sistema de crenças
    ou ideologia subjacente a essas consistências
    Tem a ver com o sistema de valores, crenças,
    maneiras de ser ou de fazer, estilos de vida, etc.
    No cronossistema inserem-se os padrões de transições e acontecimentos ambientais ao longo do ciclo vital; Os efeitos produzidos pela passagem do tempo ou por períodos críticos do desenvolvimento.
    Uma transição ecológica ocorre sempre que a
    posição de uma pessoa no ambiente ecológico se
    altera como resultado de uma mudança de papel,
    setting ou de ambos.Ocorrem ao longo de todo o espaço de vida P. Ex. de criança em casa a aluno na escola, de estudante a trabalhador, de mulher a mãe, etc.

    Guilherme 12ºC

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