domingo, 19 de setembro de 2010

A EVOLUÇÃO HUMANA



“O mundo é muito velho e os seres humanos muito novos. Os acontecimentos importantes das nossas vidas pessoais são medidos em anos ou períodos de tempo mais curto, a nossa vida em décadas, a genealogia da nossa família em séculos e os factos a que se refere a história escrita em milénios. Mas fomos precedidos por uma enorme extensão de tempo, que abarca períodos prodigiosos do passado sobre os quais pouco sabemos -– quer por não termos registos escritos, quer por termos uma real dificuldade em apresentar a imensidão dos intervalos que medearam entre esses períodos.”
SAGAN, C., Os dragões do Éden, Gradiva, 1985, p. 21
“O homem é um animal. Este facto elementar é ignorado em psicologia com excessiva frequência. O homem é um organismo biológico semelhante a outros animais e, particularmente, a outros primatas, pela sua estrutura, pelas suas funções e até pelos seus padrões de comportamento. Além disso, o homem é um animal muito recente. O Homo Sapiens moderno apareceu há cerca de cinquenta milhares de anos – o que não representa no calendário biológico um espaço de tempo muito grande. Se tentássemos traçar a árvore genealógica do homem, para além de duzentas gerações, os seus antepassados começariam a parecer-se muito pouco com os actuais seres humanos. Os primeiros antepassados do Homem começaram a divergir de outras linhas de primatas há, aproximadamente, dois milhões de anos. Durante a maior parte deste tempo, as forças irresistivelmente poderosas da selecção natural deram ao homem a forma de um primata caçador e recolector de alimentos. A cultura de cereais e a domesticação de animais, actividades que conduziram à formação de populações estáveis e, no essencial, à civilização, tal como actualmente a conhecemos, ocorreram apenas nos últimos dez milhares de anos, muito depois de o homem ter já alcançado plenamente a sua forma e aptidões actuais. O homem é a espécie mais terrivelmente bem sucedida (alguns acrescentariam de ‘caçador carnívoro’) que alguma vez apareceu à face da terra, e este passado modelou o seu presente.”
THOMPSON, op. cit., p. 23
Os dois textos que te apresentámos apontam para duas conclusões: os seres humanos são muito recentes, tendo em conta a história do mundo; os seres humanos são produto de uma evolução.
Foram as pressões do ambiente que provocaram a evolução do ser humano a partir dos primatas superiores – a passagem da floresta para a savana obriga os nossos antepassados a descer das árvores e a caçar, para sobreviver. As características físicas e as aptidões comportamentais têm que se adaptar ao novo habitat: desenvolve a locomoção bípede e a postura vertical, libertando as mãos das suas funções locomotoras; a mão transforma-se num instrumento flexível graças à oponência do polegar que permite uma pressão mais forte e precisa.
As mãos passam a ser capazes de fabricar e utilizar utensílios e armas. Contudo, estas actividades só são possíveis graças ao desenvolvimento do cérebro. É o cérebro que conduz a mão, que é sede de inteligência e centro da linguagem.
São as pressões do ambiente – mudança do ecossistema – que desencadearam todo um conjunto de transformações anatómicas que pressupõem mutações genéticas.
Para Edgar Morin, é a dialéctica pé–mão–cérebro que irá libertar o Homem do domínio da natureza. Na base do processo de hominização está a adaptação activa ao meio (práxis), isto é, o Homem modifica a natureza e, ao transformá-la, transforma-se.
A todo este processo é inerente o desenvolvimento de relações de cooperação que se vão concretizando numa organização social cada vez mais complexa. A fala, o meio de comunicação entre os indivíduos, é inerente à vida social e à própria sobrevivência da espécie. Para Edgar Morin, no processo de hominização intervêm, de forma interactiva, múltiplos factores: ecológicos, genéticos, sociais e culturais.
As contribuições de Darwin na psicologia
A obra de Darwin trouxe várias consequências para a psicologia. Em primeiro lugar, cai definitivamente a barreira que separava o Homem do animal – sendo o Homem produto da evolução, o seu comportamento tem muitas semelhanças com o comportamento animal. Poderemos localizar a origem da psicologia animal nos trabalhos de Darwin.
Em 1872, publica A expressão da emoção no Homem e nos animais. Nesta obra, Darwin propõe-se estudar a emoção humana, tendo para o efeito recorrido a diversas fontes. Recolheu, junto de psiquiatras, dados sobre as expressões da emotividade em doentes mentais. A partir de relatos de antropólogos de observações feitas em povos primitivos, procura traços comuns nas expressões da emoção. Para além disto, observa e regista os comportamentos dos seus filhos em diferentes situações: de fome, de frustração, de agressividade. Fotografa, igualmente, pessoas em situações emocionais.
A partir de todos estes dados, procura descrever detalhadamente as expressões emotivas associadas ao medo, à cólera, à alegria, à vergonha: postura corporal, mímica facial, movimentos característicos.
Procurou ainda comparar as manifestações da emoção nos animais – concretamente nos macacos –, considerando que muitas delas são comuns aos seres humanos. Este estudo comparativo serviu para confirmar as suas teorias sobre a evolução. Muitos etólogos contemporâneos retomaram esta linha de investigação.
Para além da importância do conteúdo dos seus estudos, Darwin surge como um precursor de modernas tendências em psicologia que valorizam o estudo do comportamento não verbal, bem como o recurso a várias fontes de informação e a vários métodos de observação.
A importância do meio e a adaptação que provoca passaram a ser, a partir de Darwin, um tema central, não só em psicologia, como em muitas outras ciências.
Monteiro, M., Santos, M. Psicologia, Porto: Porto Editora, pp 130-132 (adap)
Vejam o significado do conceito "evolucionismo".

32 comentários:

  1. http://go2.wordpress.com/?id=725X1342&site=cobradoida.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fcobradoida.files.wordpress.com%2F2009%2F12%2Fevolucao-humana.jpg&sref=http%3A%2F%2Fcobradoida.wordpress.com%2F2009%2F12%2F04%2Fevolucao-humana%2F



    vejam esta imagem e apreciem como evoluiu o homem nos diversos pontos deste nosso mundo

    ResponderEliminar
  2. O Evolucionismo pressupõe que as espécies não permanecem sempre iguais ao longo dos tempos, estas vão sofrendo mutações tanto físicas, como psicológicas, de acordo com as alterações que o meio em que estão inseridas vai estar sujeito. Neste caso, o meio ambiente é o factor essencial para esta evolução/modificação, ou seja, uma alteração no ambiente faz com que sejam desenvolvidas novas características capazes de adaptar o indivíduo a essas novas circunstâncias.
    Também é possível caracterizar o evolucionismo como transformismo, mas só existia este termo antes da "interferência" de Lamarck..

    Patricia Lino 12ºC

    ResponderEliminar
  3. evolucionismo
    nome masculino1. BIOLOGIA teoria segundo a qual as espécies vivas descendem, por transformação evolutiva, das espécies mais simples
    2. FILOSOFIA doutrina filosófico-científica que explica as formas superiores da realidade (seres vivos, instituições sociais, bens espirituais e culturais) a partir das formas inferiores

    (Do lat. evolutióne-, «acção de desenrolar» +-ismo)

    Daniel Almeida nº11 12ºB

    ResponderEliminar
  4. A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, não são imutáveis.
    Alguns pesquisadores afirmam que as espécies sofrem, ao longo das gerações, uma modificação gradual que inclui a formação de novas raças e de novas espécies. Depois da sua divulgação, tal teoria se transformou em fonte de controvérsia, não somente no campo científico, como também na área ideológica e religiosa em todo o mundo.

    Cátia Nogueira nº10, 12ºB

    ResponderEliminar
  5. Evolucionismo

    É uma doutrina filosófica ou científica, que se baseia na idéia da evolução e, mais particularmente, no conjunto das teorias explicativas do mecanismo da evolução (o lamarckismo e o darwinismo).

    Rúben Silva 12ºB Nº25

    ResponderEliminar
  6. O pessoal não aderiu a esta actividade. Eu fico atento a isso.
    Registei...

    ResponderEliminar
  7. Evolucionismo, teoria que defende que as espécies vivas descendem, por mudanças evolutivas, das espécies mais simples; transformismo.
    Biólogos e filósofos das últimas décadas foram dando lugar a um amplo conceito de evolução, segundo o qual esta afecta não só os organismos biológicos, mas também «todo o cósmico». A evolução começa na natureza inorgânica e termina no homem e na sua cultura.

    ResponderEliminar
  8. Olá Professor!

    O Evolucionismo considera que a diversidade de seres vivos resulta de um processo de transformações que as espécies vão sofrendo. A primeira Teoria Evolucionista foi atribuída a Lamarck. Mas Darwin, desenvolveu uma outra Teoria que marcou profundamente a comunidade científica e a sociedade em geral.

    Joana Sousa,nº18, 12ºB

    ResponderEliminar
  9. O evolucionismo é uma doutrina filosófica que afirma "nada ser imóvel e que uma gradação contínua religa as diversas formas do ser"...
    Foi, de facto, H. Spencer quem tentou estabelecer que todos os fenómenos são convertíveis entre eles, desde a passividade dos corpos brutos às manifestações mais altas da Psicologia. A evolução consiste na passagem do homogéneo ao heterogéneo, do simples ao complexo, por diferenciações e integrações sucessivas, segundo uma norma rítmica necessária e de que ele encontra, por toda a parte, confirmação. É, portanto, uma teoria histórica da origem e desenvolvimento da vida.
    Por causa da evolução, os seres vivos foram ganhando novas características e herdando outras, e estas transformações que ocorrem ao longo do tempo são estudadas pela genética que procura respostas acerca da origem das características e da transmissão para outras gerações. Descobriu-se que as transformações (mutações) que acontecem no DNA originam as alterações nas características dos seres vivos. Novas características, porém, surgem quando ocorrem variações isoladas no DNA, criando uma recombinação genética.

    ResponderEliminar
  10. Teoria, a qual pretende mostrar que as espécies ao longo dos séculos não são imutáveis (tal como antes se pensava) e que sim, estas sofrem um processo lento e gradual de uma evolução constante, devido a processos de selecção natural.
    Coerentemente apresentada e explicitada por Alfred Russel Wallace e Charles Darwin, ao contrário do que muitas pessoas pensam que somente Darwin foi o autor da teoria.

    ResponderEliminar
  11. Conjunto de teorias explicativas do mecanismo da evolução dos seres vivos (Lamarckismo, Darwinismo, Neodarwinismo).

    Ana Silva nº1/12ºA

    ResponderEliminar
  12. O evolucionismo é uma teoria que considera que a diversidade de seres vivos resulta de um processo de transformação que as espécies vão sofrendo .

    Ana Rocha 12ºB

    ResponderEliminar
  13. O evolucionismo (também chamado transformismo ou teoria da evolução) é uma doutrina que admite a evolução orgânica das espécies. Presente desde a Antiguidade, inquietando espíritos mais avisados (como Anaximandro, Tales e até Aristóteles), a tese da evolução dos seres vivos só se conseguiu impor com o advento da paleontologia e dos trabalhos de Lamarck e de Darwin no século XIX.

    ResponderEliminar
  14. Entende-se por evolução a adaptação dos seres vivos às alterações ocorridas no meio ambiente. Esta adaptação foi bastante discutida no século XVIII, pois acreditavam numa doutrina chamada fixismo. Esta dizia que as espécies eram criadas pelo Ser Divino assim como são sob forma imutável não podendo assim evoluir.

    Apesar de Jean-Baptiste Lamarck apresentar a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo, foi Charles Darwin, no século XIX, quem provocou inúmeras discussões e indecisões a cerca do fixismo, fazendo com que admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos por causa das alterações do meio ambiente que acontecem constantemente.

    Daniela duarte, 12ºc

    ResponderEliminar
  15. Evolução é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos.


    Isabel Soares , 12ºC

    ResponderEliminar
  16. O Ser humano, é fruto de um longo processo evolutivo. É através de um conjunto de transformações e mutações ambientais, que o ser humano altera-se, evolui, molda-se, adapta-se em função do ecossistema no qual está inserido, desencadeando assim, uma série de transformações anatómicas, associadas às mutações genéticas bem como comportamentais.

    O primordial mecanismo da evolução das espécies, proposto por Charles Darwin, no seu livro: “A Origem das Espécies”, em 1895, reside num processo de selecção natural.
    Segundo os princípios do evolucionismo, o meio ambiente, sendo o conceito chave, selecciona os organismos/espécies, em função das características mais ou menos adaptativas no que toca ao ecossistema inserido.
    Os menos aptos, são eliminados, perpetuando-se uma transmissão das características genéticas dos que apresentam variações favoráveis de sobrevivência. (mais aptos)

    Em suma, este processo de selecção natural, imposto pelo meio ambiente, e prolongado por várias gerações produz adaptações mais perfeitas e complexas, determinando dessa forma, um processo de evolução progressiva emergindo assim o ser humano com muitas das suas características singulares, resultantes de uma contínua adaptação e aperfeiçoamento a todos os níveis.

    Vicky Lizanets, nº21, 12ºC

    ResponderEliminar
  17. Evolucionismo afirma que todos os seres vivos são o resultado de uma longa série de transformações que conduziram primeiro ao aparecimento e depois à diversificação das espécies através da filiação e das formas de vida elementares. Ou seja, afirma que as espécies não são imutáveis e que sofrem modificações tanto a nível psicológico como físico.
    A primeira teoria evolucionista foi desenvolvida por Lamarck (no qual o organismo adquire habilidade para adaptar-se e transmitir aos seus descendentes).
    Mas, Darwin acreditava que a evolução não tinha objectivo, apenas existia, funcionando através do seu mecanismo – a selecção natural. Desenvolveu a sua teoria evolucionista para explicar a evolução das espécies.

    Ana Sofia Rocha. Nº1/12ºC

    ResponderEliminar
  18. Evolucionismo é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de selecção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.

    Márcia Laranjeira 12ºC

    ResponderEliminar
  19. Evolucionismo...

    1. BIOLOGIA teoria segundo a qual as espécies vivas descendem, por transformação evolutiva, das espécies mais simples
    2. FILOSOFIA doutrina filosófico-científica que explica as formas superiores da realidade (seres vivos, instituições sociais, bens espirituais e culturais) a partir das formas inferiores

    (Do lat. evolutióne-, «acção de desenrolar» +-ismo)

    Evolucionismo - teoria sugundo a qual as especies vão alterando-se ao longo dos tempos "vão evoluindo".

    Jorge Marcelo Nº11 12º

    ResponderEliminar
  20. O evolucionismo admite que as espécies não são imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo e essas modificações tanto podem ser físicas como psicológicas.
    O meio ambiente é o factor essencial para esta modificação, ou seja, uma alteração no ambiente faz com que sejam desenvolvidas novas características capazes de adaptar o indivíduo a essas novas circunstâncias.
    Antes de Lamarck, que desenvolveu a primeira teoria evolucionista, o evolucionismo era também conhecido como transformismo.

    Márcia Cerveira nº14 12ºC

    ResponderEliminar
  21. o evolucionismo de Darwin, também designado por teoria da evolução diz que as espécies não são imutáveis e que sofrem modificações (físicas e psicológicas)ao longo dos tempos.
    O factor d mio ambiente é essencial para esta modificação, pois a alteração no ambiente faz com que sejam desenvolvidas novas características capazes de adaptar o indivíduo a novas circunstâncias.

    Marta Valente Nº16 12ºC

    ResponderEliminar
  22. Evolucionismo é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de selecção natural ou aleatoriamente através de deriva genética.

    André Loureiro

    ResponderEliminar
  23. O evolucionismo é uma doutrina que admite a evolução orgânica das espécies. Presente desde a Antiguidade, inquietando espíritos mais avisados (como Anaximandro, Tales e até Aristóteles), a tese da evolução dos seres vivos só se conseguiu impor com o advento da paleontologia e dos trabalhos de Lamarck e de Darwin no século XIX.


    André Rocha nº4 /12ºA

    ResponderEliminar
  24. O evolucionismo (também chamado transformismo ou teoria da evolução) é uma doutrina que admite a evolução orgânica das espécies. Presente desde a Antiguidade, a tese da evolução dos seres vivos só se conseguiu impor com o advento da paleontologia e dos trabalhos de Lamarck e de Darwin no século XIX.
    A Psicologia Evolucionista, propõe explicar características mentais e psicológicas - tais como memória, percepção, ou linguagem. A mente é resultado da selecção natural e selecção sexual. A Psicologia Evolucionista tenta explicar os universais humanos e seu valor adaptativo.

    Diana Pereira nº7 12º C

    ResponderEliminar
  25. O evolucionismo refere-se às teorias antropológicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo. Nesse contexto, o primitivo é associado com comportamento animalístico; enquanto civilização é associada com a cultura europeia do século XIX. O Evolucionismo Social tem relação com o Darwinismo social e representa a primeira teoria de Evolução Cultural.

    Rui Vilafanha N20 12C

    ResponderEliminar
  26. A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, não são imutáveis . Existiu quem acreditasse nesta teoria de ao longo das gerações, uma modificação gradual que inclui a formação de novas raças e de novas espécies. Depois da sua divulgação, tal teoria se transformou em fonte de controvérsia, não somente no campo científico, como também na área ideológica e religiosa em todo o mundo.

    ResponderEliminar
  27. O evolucionismo (também chamado transformismo ou teoria da evolução) é uma doutrina que admite a evolução orgânica das espécies.

    Daniela Tojal

    ResponderEliminar
  28. O evolucionismo (também chamado transformismo ou teoria da evolução) é uma doutrina que admite a evolução orgânica das espécies. Presente desde a Antiguidade, inquietando espíritos mais avisados (como Anaximandro, Tales e até Aristóteles), a tese da evolução dos seres vivos só se conseguiu impor com o advento da paleontologia e dos trabalhos de Lamarck e de Darwin no século XIX.

    ResponderEliminar
  29. A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, não são imutáveis.
    Alguns pesquisadores afirmam que as espécies sofrem, ao longo das gerações, uma modificação gradual que inclui a formação de novas raças e de novas espécies. Depois da sua divulgação, tal teoria se transformou em fonte de controvérsia, não somente no campo científico, como também na área ideológica e religiosa em todo o mundo.

    Joao Pereira N19 12ºB

    ResponderEliminar
  30. O Evolucionismo pressupõe que as espécies não permanecem sempre iguais ao longo dos tempos, estas vão sofrendo mutações tanto físicas, como psicológicas, de acordo com as alterações que o meio em que estão inseridas vai estar sujeito. Neste caso, o meio ambiente é o factor essencial para esta evolução/modificação, ou seja, uma alteração no ambiente faz com que sejam desenvolvidas novas características capazes de adaptar o indivíduo a essas novas circunstâncias.
    Também é possível caracterizar o evolucionismo como transformismo, mas só existia este termo antes da "interferência" de Lamarck..


    Márcia Pereira n.º13 12.ºC

    ResponderEliminar
  31. O evolucionismo, transformismo ou teoria da evolução, admite a evolução orgânica das espécies. Presente desde a Antiguidade,a tese da evolução dos seres vivos só se conseguiu impor com o advento da paleontologia e dos trabalhos de Lamarck e de Darwin no século XIX.

    Pedro Coutinho

    ResponderEliminar
  32. O evolucionismo admite que as espécies não são imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo.

    ResponderEliminar