sexta-feira, 17 de setembro de 2010

OS NOSSOS IRMÃOS PRIMATAS


Somos cerca de sete mil milhões de habitantes neste planeta, contudo conhecemos apenas uma ínfima parte destas pessoas. Mas mesmo que não nos conheçamos todos, fazemos todos parte da mesma espécie e por isso temos características em comum. Sabemos ler e escrever (pelo menos todos temos capacidades – com algumas excepções – de aprender), usamos dinheiro para comprar coisas. Temos bilhete de identidade. Nele está o nosso nome, a nossa filiação, o local de nascimento e a nacionalidade. Contudo o nosso bilhete de identidade como seres humanos contém muito mais informação do que o tal bilhete que exibimos para nos identificarmos. Apresentemos então o nosso bilhete de identidade na perspectiva dos cientistas – especialmente dos que se dedicam à antropologia e paleontologia.
Fazemos parte do reino animal, somos mamíferos vertebrados, pertencemos à ordem dos primatas, à família dos hominídeos, ao género Homo e à espécie Homo sapiens sapiens.
Como podes ver, o B.I. que usamos no dia-a-dia diz muito pouco sobre nós. Temos uma família imensa. E não são só os cerca de sete mil milhões de habitantes, mas também alguns animais. A ciência actual afirma que há um antepassado – mamífero e primata – comum ao ser humano actual e aos gorilas, orangotangos e chimpanzés. Por vezes, diz-se que são nossos primos.
Por isso nem sempre fomos assim como somos actualmente. E não estou a falar da evolução que todos vivemos de bebé a criança e de criança a adolescente. Falamos da evolução que sofremos enquanto espécie. O Homem é o resultado de um processo evolutivo. A esse processo chamamos hominização. Daí que para entendermos o ser humano temos de estudar a nossa evolução filogenética.
Investiga o significado de filogénese. Este é o tema com que iremos iniciar as aulas de Psicologia.

35 comentários:

  1. Já não bastam as aulas para trabalhar-mos.
    Também é preciso estar a trabalhar em casa?


    ass:
    aquele que lhe deve uma vingança. (André Coelho)

    ResponderEliminar
  2. Cuidado com os erros Coelho. Escreve-se trabalharmos.

    ResponderEliminar
  3. Filogénese? No fundo é o conjunto de transformações que vamos sofrendo enquanto espécie e não enquanto ser humano... Nós sofremos dois tipos de transformações: a evolução enquanto espécie e enquanto indivíduo. É o conjunto de transformações biológicas que explicam o aparecimento das variadas espécies e respectiva diferenciação, que dá sentido à filogénese.

    Já fiz a minha parte... Já agora Assino, referindo que sou a Dina Pereira do 12º

    ResponderEliminar
  4. A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A paleontologia humana afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma constituição e capacidades. A explicação mais aceitavel é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita ao mesmo tempo que desenvolviamos as nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas.


    http://afilosofia.no.sapo.pt/11.Modelosexplicativos.2.htm



    Foi o que encontrei

    bom fim-de-semana

    Daniel Almeida

    ResponderEliminar
  5. O ser Humano actual resulta de uma constante evolução filogenética, ou seja, com o avançar do tempo e com a necessidade de adaptação o organismo sofre alterações fisicas capazes de satisfazer essas necessidades de sobrevivência. Sim, porque a capacidade de sobrevivência a que assistimos hoje, resulta da constante adaptação e do aperfeiçoamento de capacidades. Filogénese direcciona-se mais para a evolução fisica, que começou nos primatas e chegou até à forma que conhecemos hoje (ser humano actual).
    Este termo cientifico, avalia apenas as relações evolutivas, mas ao falarmos de uma evolução psiquica o assunto é diferente, uma vez que, no mesmo meio, um indivíduo pode "absorver" a informação do ambiente que o rodeia de forma diferente, mas isso caracteriza-se pelo carácter.
    Portanto, evolução filogenética é a evolução da espécie humana enquanto ser vivo, mas não se relaciona com a evolução psicológica.
    Um sinónimo adequado para este "palavrão" cientifico seria sem dúvida Evolução.

    Patricia Lino 12ºC

    ResponderEliminar
  6. Olá professor,
    A Filogénese refere-se ao desenvolvimento das espécies no decurso da evolução, trata da história evolutiva da espécie, sendo que este último aspecto faz a diferenciação entre filogénese e ontogénese, que trata da história evolutiva do indivíduo.

    Deixo algumas definições:
    Filogénese – É o conjunto de processos de evolução dos seres vivos desde os mais elementares aos mais complexos; É o conjunto dos processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação. A Filogénese é a história evolutiva de uma espécie, de um grupo específico de organismos.
    By MONTEIRO, Manuela; FERREIRA, Pedro. Ser Humano. 1ª Edição. Porto: Porto Editora, 2009.
    (Livro de Psicologia B)


    Filogenia (ou filogénese) - (grego: phylon = tribo, raça e genetikos = relativo à génese = origem) é o termo comumente utilizado para hipóteses de relações evolutivas (ou seja, relações filogenéticas) de um grupo de organismos, isto é, determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas).
    By http://pt.wikipedia.org/wiki/Filogênese

    Bom fim-de-semana,
    Rúben Silva 12ºB Nº25

    ResponderEliminar
  7. O termo filogénese refere-se à evolução das espécies segundo as ideias do transformismo; trata-se do estudo científico dessa evolução.
    Somos a transgressão de identidades.

    Ana Isabel Silva
    12ºA nº1

    ResponderEliminar
  8. A filogénese engloba todos os fenómenos de evolução dos seres vivos, podendo-se caracterizar como o conjunto de processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação. É a história evolutiva de uma espécie.

    Cátia Nogueira nº 10, 12ºB

    ResponderEliminar
  9. Filogénese
    Teoria evolutiva, pelo que tenta provar a origem e evolução das espécies, desde as formas mais elementares da vida até ao aparecimento dos seres humanos mais complexos.
    Representa o conjunto de transformações biológicas que, ao longo do tempo, tornam possível que uma espécie surja e se diferencie das outras.
    É a história evolutiva de uma espécie.




    Henrique Aidos

    ResponderEliminar
  10. Têm que banir os animais que fazem comentários neste Blog...Onde é que se já viu isto???

    ResponderEliminar
  11. De quem posso copiar o significado de FILOGÉNESE?
    É que estou indeciso.
    Mais vale aceitar comentários de animais do que pessoas que se dizem homens e fogem às suas obrigações.

    ResponderEliminar
  12. filogênese é o termo comummente utilizado para hipóteses de relações evolutivas (ou seja, relações filogenéticas) de um grupo de organismos, isto é, determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas). Sistemática Filogenética, proposta por Willi Hennig, é o estudo filogenético desses grupos, geralmente com a finalidade de testar a validade de grupos e sua taxionomia. De acordo com esta abordagem, somente são aceites como naturais os grupos comprovadamente monofiléticos. A Sistemática Filogenética é uma base sobre a qual diversos métodos foram desenvolvidos, dos quais o dominante actualmente é a Cladística.

    Afinal decidi não copiar por alguém.
    não queria que estivesse mal.
    e em relação ao erro professor.
    aquilo é do novo acordo ortografico.
    sabe como é.

    ResponderEliminar
  13. Filogénese


    O termo Filogénese deriva do grego phylo, que significa tribo, e gen, que traduz-se como produzir/gerar.
    Tendo descodificado a etimologia da palavra, conclui-se, na globalidade que filogénese reporta-se ao desenvolvimento da espécie humana, e a história evolutiva dos organismos.
    Em particular, designa um conjunto de processos da evolução dos seres vivos desde os mais simples aos mais complexos, que decorrem ao longo dos tempos.
    Logo, Filogénese engloba uma série de processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua distinção.




    Aluna: Viktoriya Lizanets, n.21, 12C

    ResponderEliminar
  14. boa noite.
    filogénese é uma teoria que estuda a evolução das espécies e tenta descodificar a história evolutiva de uma espécie, tentando descobrir apartir de onde essa espécie surgiu e que alterações houveram para ela ser o que é hoje.

    ResponderEliminar
  15. Olá Professor!

    A Filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A Paleontologia humana, baseada em inúmeras investigações, afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma constituição e capacidades. A explicação mais consensual é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento)e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas. Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuiram para gerarem a espécie que somos hoje.

    Joana Sousa, nº18, 12ºB

    ResponderEliminar
  16. A filogénese é a história evolutiva de uma determinada espécie ou de qualquer outro grupo taxonómico, desde as formas mais simples até ao que somos hoje .

    ResponderEliminar
  17. A filogénese estuda o desenvolvimento da especie : o conjunto dos processos evolutivos do ser vivo , ou seja o conjunto de processos biologicos de transformação que explicam as especies e a sua diversificação.

    João pereira 12ºB

    ResponderEliminar
  18. A Filogénese – (filo = espécie e génese = origem, criação, produção). É uma teoria que estuda o desenvolvimento da espécie, (o conjunto de processos evolutivos dos seres vivos), desde as formas mais simples até ao aparecimento dos seres mais complexos (homem).
    A filogénese reúne transformações biológicas, que a longo prazo, torna possível o aparecimento de uma espécie e a sua distinção.

    Ana Sofia Rocha nº1/12ºC

    ResponderEliminar
  19. A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos.

    Jéssica Palma
    12ºA nº13

    ResponderEliminar
  20. Filogénese: A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A paleontologia humana, baseada em inúmeras investigações, afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma constituição e capacidades. A explicação mais consensual é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas. Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuiram para gerarem a espécie que hoje somos.

    Daniela Duarte 12ºC nº5

    ResponderEliminar
  21. Olá professor !

    A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A paleontologia humana, baseada em inúmeras investigações, afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma constituição e capacidades. A explicação mais consensual é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas. Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuiram para gerarem a espécie que hoje somos.Ontogénese: O conhecimento é encarado como um processo de modificações e adaptações ao meio que desde o nascimento ocorre em todos os seres vivos. Segundo diversos autores, a ontogénese repete a filogenese, isto é, o desenvolvimento da humanidade é como que repetido no desenvolvimento de cada ser.


    Isabel Soares , 12ºC

    ResponderEliminar
  22. A filogénese estuda as relações evolutivas/filogenéticas de um grupo de organismos e a história da evolução humana.A Sistemática Filogenética foi proposta por Willi Hennig e é o estudo filogenético dos organismos.

    Diana Pereira nº 7 12º C

    ResponderEliminar
  23. A filogénese é o conjunto de processos de evolução dos seres vivos desde os mais elementares aos mais complexos; é o conjunto dos processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação.

    ResponderEliminar
  24. Marta Valente nº16 12ºC

    ResponderEliminar
  25. A filogénese é o conjunto de processos de evolução dos seres vivos desde os mais elementares aos mais complexos.

    Márcia Laranjeira 12ºC

    ResponderEliminar
  26. Filogênese...

    Filogenia (ou filogênese) é o termo comumente utilizado para hipóteses de relações evolutivas (ou seja, relações filogenéticas) de um grupo de organismos, isto é, determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas). Sistemática Filogenética, proposta por Willi Hennig, é o estudo filogenético desses grupos, geralmente com a finalidade de testar a validade de grupos e sua taxionomia. De acordo com esta abordagem, somente são aceitos como naturais os grupos comprovadamente monofiléticos. A Sistemática Filogenética é uma base sobre a qual diversos métodos foram desenvolvidos, dos quais o dominante atualmente é a Cladística.

    Jorge Marcelo Nº11 12ºC

    ResponderEliminar
  27. A filogénese é o conjunto de processos de evolução dos seres vivos, desde os mais elementares aos mais complexos.
    É, também, o conjunto dos processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação. Concluindo, a filogénese reporta-se à história evolutiva de uma espécie.

    Márcia Cerveira nº14 12ºC

    ResponderEliminar
  28. A filogénese é o conjunto de processos de evolução dos seres vivos desde os mais elementares aos mais complexos.

    André Loureiro

    ResponderEliminar
  29. É o conjunto dos processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação. A Filogénese é a história evolutiva de uma espécie, de um grupo específico de organismos.


    André Rocha nº4 / 12ºA

    ResponderEliminar
  30. Filogenia (ou filogénese) (grego: phylon = tribo, raça e genetikos = relativo à génese = origem) é o termo comumente utilizado para hipóteses de relações evolutivas (ou seja, relações filo genéticas) de um grupo de organismos, isto é, determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas).

    Rui Vilafanha N20 12C

    ResponderEliminar
  31. A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A paleontologia humana, baseada em inúmeras investigações, afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma constituição e capacidades. A explicação mais consensual é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas. Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuiram para gerarem a espécie que hoje somos.

    ResponderEliminar
  32. A filogénese estuda o desenvolvimento da especie : o conjunto dos processos evolutivos do ser vivo , ou seja o conjunto de processos biologicos de transformação que explicam as especies e a sua diversificação.

    Daniela Tojal

    ResponderEliminar
  33. A Filogénese – (filo = espécie e génese = origem, criação, produção). É uma teoria que estuda o desenvolvimento da espécie, (o conjunto de processos evolutivos dos seres vivos), desde as formas mais simples até ao aparecimento dos seres mais complexos (homem).
    A filogénese reúne transformações biológicas, que a longo prazo, torna possível o
    aparecimento de uma espécie e a sua distinção.


    Márcia Pereira n.º 13 12.ºC

    ResponderEliminar
  34. "A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A paleontologia humana, baseada em inúmeras investigações, afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma constituição e capacidades. A explicação mais consensual é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas. Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuiram para gerarem a espécie que hoje somos."

    Pedro Coutinho

    ResponderEliminar
  35. A filogénese estuda a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos. A paleontologia humana, baseada em inúmeras investigações, afirma que o homem nem sempre teve a mesma constituição e capacidade. A explicação mais consensual é que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada com o desenvolvimento das nossas capacidades técnicas e realizações. Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuíram para gerarem a espécie que hoje somos.

    ResponderEliminar