domingo, 3 de outubro de 2010

TEREMOS RAZÕES PARA NOS INQUIETARMOS?

Por que razão nos devemos preocupar com a biotecnologia? Alguns críticos, como o activista Jeremy Rifkin, e muitos ambientalistas europeus, têm-se oposto totalmente às inovações da biotecnologia. Quando se têm em conta os benefícios para a medicina que resultam dos progressos antecipados neste domínio, assim como do aumento da produção e da redução no uso de pesticidas resultantes da biotecnologia agrícola, este tipo de oposição formal torna-se difícil de justificar. A biotecnologia coloca-nos perante um dilema moral muito particular, uma vez que todas as nossas reservas quanto aos progressos nesta área não podem deixar de ter em consideração as suas vantagens potenciais.
O espectro da eugenia, ou seja, a criação de pessoas com determinadas características hereditárias, tem pairado sobre todo o campo da genética. A palavra eugenia foi cunhada por Francis Galton, primo de Charles Darwin. Tanto nos finais do século XIX como nos princípios do século XX, os programas de eugenia patrocinados pelos estados conseguiram, surpreendentemente, um apoio alargado, não só dos racistas de extrema-direita e dos darwinistas sociais, como também de progressistas como os socialistas fabiano Beatrice e Sidney Webb e George Bernard Shaw, de comunistas como J. B. S. Haldane e J. D. Bernal e da feminista Margaret Sange, defensora do controlo da natalidade. Tanto nos Estados Unidos como noutros países ocidentais promulgaram leis eugénicas, permitindo ao estado a esterilização forçada de indivíduos considerados “imbecis”, enquanto se encorajavam as pessoas portadoras de características desejáveis a gerarem tantos filhos quanto pudessem.
Nos Estados Unidos, o movimento em defesa da eugenia terminou definitivamente com as revelações sobre as políticas eugénicas dos nazis que envolviam o extermínio de categorias inferiores de pessoas e de realização de experiências com indivíduos considerados geneticamente inferiores. Desde então, a Europa ficou como que vacinada contra qualquer veleidade revivalista das teorias eugénicas, tendo-se tornado num terreno pouco propício a muitas formas de investigação genética. Esta reacção não foi uniforme: na Escandinávia, democrática e progressista, a legislação sobre a eugenia manteve-se em vigor até à década de 1960.
FUKUYAMA, Francis, O Nosso Futuro Pós-Humano, 2002, 2ªedição. Lisboa: Quetzal Editores, pp. 137-138

A clonagem reprodutora abre caminho à nossa preocupação sobre a eugenia? Dá a tua opinião colocando-a na caixa de comentários.

33 comentários:

  1. Respondendo à questão, eu penso que sim.
    Eugenia é "o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente".

    A clonagem consiste em "copiar" um progenitor, ou seja, não existe variabilidade genética e com isto mantemos as características do progenitor, que podem ser mais ou menos favoráveis. Por isto é que eu acho que a clonagem reprodutora nos leva à preocupação sobre a eugenia.

    Jéssica Palma
    12ºA nº13

    ResponderEliminar
  2. A clonagem só por si já é um termo muito polémico, pelo menos no que diz respeito à clonagem humana. Há pessoas que não concordam com o facto de poder haver alguém igual a nós, ou por, alguém que por vezes só é utilizado para bens medicinais, para doar órgãos, simplesmente... Acho que isso é muito cruel, e por muito que me falem nisso não consigo aceitar.
    A eugenia é o estudo dos agentes sob o controlo social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
    Já a clonagem faz com que não haja variabilidade genética, e perante mudanças do meio envolvente a população não estará preparada para sobreviver a mudanças ambientais e não sobreviverá.
    Claro que todas estas evoluções que conseguem na medicina, um dia, correrão mal... Se o ser humano começar a mudar e conseguir fazer tudo o que quer... ou ainda mais... tudo isto perderá toda a piada. Isto é, a nossa variabilidade, sendo a fecundação feita NATURALMENTE, existe. Mas se querem começar a mudar no ser humano até os genes, perder-se-á grande parte da variabilidade que caracteriza uma população. Portanto não se deve acabar com uma coisa que nos torna tão únicos e todos distintos uns dos outros.... Dina Pereira

    ResponderEliminar
  3. A esta pergunta, a resposta que mais se encaixa é: sim...
    Uma vez que a clonagem reprodutiva tem diversos fundamentos e objectivos, no final vamos dar a uma conclusão obvia de que estão à espera que vivamos num mundo de "cópias" humanas, o que sinceramente não me parece muito bem. A clonagem reprodutiva mesmo que controlada e defendida pelos admiradores de tal avanço, leva-nos a uma eugenia (tentativa de manipular a reprodução de forma a obter melhorias fisicas e mentais na população humana). A clonagem leva-nos a um caminho da busca do ser perfeito, porque é esse o objectivo, por mais que digam que não!
    Não é por um individuo apresentar deficiências que ele não possa ter outras virtudes, temos de saber lidar com a diferença, porque a partir do momento que lidamos com a diferença sabemos o que é a igualdade. A palavra que me ocorre neste momento para tudo isto é selecção, uma selecção injusta e egoista por parte de quem unica e exclusivamente só vê os seus ideais, que nem sempre são os ideais da maioria. Devemos continuar a dar seguimento a uma vida com diferenças, porque é isso que torna tudo muito mais interessante. Concordo que se deva descobrir curas para muitas doenças incuráveis até ao momento, mas não pelo caminho da clonagem reprodutiva.

    Patrícia Lino 12ºC

    ResponderEliminar
  4. Eu por mim penso que podemos ir por dois lados. Porque estas duas podem futuramente trabalhar em conjunto. A clonagem é um processo segundo o qual são reproduzidos seres iguais ao seu progenitor. A eugenia consiste num controlo social de modo que se melhorem as caracteristicas da raça das futuras gerações seja fisica ou mentalmente. Ora quando se conseguir o desejado, que é melhorar as caracteristicas do individuo de modo a que seja menos vulnerável ao mundo, poder-se-ia clonar as pessoas de modo a que não houvessem mais seres inferiores. Mas na situação em que estamos claro que a clonagem é um caminho de preocupação á eugenia pois na clonagem não há variabilidade genética de modo que não há evolução da raça e esta torna-se mais vulnerável ao meio onde habitam. Na eugenia o caminho ja é exatamente o oposto, nesta o objectivo é tornar o individuo mais forte e menos debil em relação ao meio.

    ResponderEliminar
  5. Eugenia é a tentativa de manipulação da reprodução de forma a obter um ser com as características desejadas. A clonagem não implica este tipo de selecção. Assim, a eugenia e clonagem não estão necessariamente ligadas.No entanto,com a eugenia, por exemplo, no futuro, toda a gente poderá vir a escolher filhos mais inteligentes, mais belos, de acordo com os estereótipos sociais do seu tempo. Usando esta combinação (clonagem e eugenia), poder-se-ão criar pessoas “perfeitas”, podendo promover uma discriminação daqueles que não possuem essas características. Isto poderá colocar em perigo a diversidade genética, o que poderá causar problemas, nas gerações futuras.

    Joana Pereirinha 12.ºA n.º13

    ResponderEliminar
  6. A Eugenia permite a nossa variabilidade genética, enquanto que a clonagem não. Eu não acho eticamente correcto clonar uma pessoa. Pensas que és única e entretanto do outro lado do mundo existe uma pessoa igualzinha a ti. Não é muito agradável.
    A eugenia consiste em que as pessoas procriem juntas e não serem procriadas num laboratório.
    E, sim, temos razões para nos inquietarmos.

    ResponderEliminar
  7. A eugenia consiste na procriação de um individuo e pode melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
    A clonagem consiste em ciar um ser igual ao progenitor, não havendo assim variabilidade genética, assim, penso que a clonagem reprodutora abre caminho à nossa preocupação sobre a eugenia.

    Cátia Nogueira nº10 12ºB

    ResponderEliminar
  8. Penso que sim.
    Ao longo dos tempos o Homem tem clonado plantas para obter as características desejadas e mais recentemente o caso da ovelha Dolly.
    A eugenia consiste na criação de um individuo com certas características desejadas. Sendo assim é bom que nos começamos a preocupar pois com os avanços da eugenia qualquer dia temos um ser totalmente perfeito ( pelo menos aos olhos do Homem) e criam-se então clones desse ser acabando coma variabilidade genética poderá acabar-se dessa maneira com alguns problemas (como o racismo)mas surgiram problemas piores como a não adaptação do ser humano a certas condições adversas ou mesmo os conflitos que poderá trazer todos seremos iguais, podendo estes problemas levar à exterminação da espécie humana.



    Daniel Almeida nº11 12ºB

    ResponderEliminar
  9. A clonagem consiste em basicamente copiar um ser humano e só por si já é um tema bastante polemico, alvo de várias discussões. A eugenia consite em manipular as caracteristicas de um ser humano, tornando-o naquilo que queremos que ele seja.
    A resposta que mais se encaixa para a pergunta é sim, pois se na medicina se começassem a fazerem clones , com o avanço da tecnologia e das mentes das pessoas, para além de clonarem pessoas iriam querer torna-las melhores, ou seja com mais perfeirção.
    Pessoalmente não concordo com a clonagem , não acho ético, mas acho que mesmo havendo quem não concorde, a clonagem vai abrindo cada vez mais caminho para a eugenia .

    Daniela Duarte, 12ºC, nº5

    ResponderEliminar
  10. Podemos dizer que os principios da Eugenia apareceram com Darwin na ideia da selecção natural. A Eugenia tem como seu significado " BEM NASCIDO ".
    O grande problema da clongem, para além da parte moral e religiosa, é a criação de aberrações, e de seres com problemas.
    Eu acho que o homem nao tem o direito de o fazer, nem consigo nem com os animais. Se sair uma planta estranha, nao me venham ca dizer que é a mesma coisa que um animal deformado, porque a planta nao tem neurónios, portanto não sofre com isso. De qualquer maneira, em termos teoricos, é o mesmo, é uma alteraçao ao ciclo normal da vida.

    Eu acho que a clonagem de orgãos ou de células com vista a melhorar a saude é importante, e um grande passo. Sem duvida que é necessária.

    Assim como em algumas situaçoes, modificar geneticamente um ser ajuda, mas por outro lado, esta segunda pratica é mais uma "anormalidade" que o ser humano está a criar, diminuindo a biodiversidade (tendo em conta a teoria da evoluçao de Darwin, de que os seres melhores adaptados é que sobrevivem)


    Agora tirando a parte de reflexao do que é socialmente aceitavel...
    eu pessoalmente nao sofro com as plantas, mas com os animais e os humanos, sim. E nao concordo que haja problema em clonar o Homem porque é Homem, e os animais nao porque nao sao racionais. Ambos têm o mesmo direito à vida com qualidade, e nao devemos torna-los uma mera ferramenta porque achamos que somos o centro do mundo (sem querer ofender ninguem, so estou a generalizar o defeito da especie humana)

    ^^' bem, concluindo, so estou de acordo com a clonagem vegetal e das celulas/orgaos humanos.


    --> Isabel Soares, 12ºC

    ResponderEliminar
  11. A clonagem reprodutora abre sem dúvida caminho à nossa preocupação sobre a eugenia.
    Se fosse possível a clonagem no tempo do Hitler, provavelmente já nem existiriam outras raças além da alemã, o mundo estaria povoado de “hitleres” e de outros germânicos cujas características fossem consideradas perfeitas no ser humano…
    Apesar das diferenças entre a clonagem e a eugenia, há uma certa “relação” entre elas, pois estamos a manipular determinadas características genéticas com a finalidade de criar seres “perfeitos”.
    Alterar as características genéticas do ser humano, com vista a torná-lo “mais perfeito”, é um risco muito grande, pois o que hoje é perfeito, no futuro pode ser imperfeito e o contrário também pode acontecer. Os grandes génios foram no seu tempo quase sempre considerados “loucos”, portanto as características dos seus genes não serviriam de exemplo a seguir.
    Se fosse autorizada a clonagem indiscriminada de pessoas, quem seriam os clonados? Certamente os mais ricos e os mais poderosos, rapidamente a população estaria “seleccionada” e com pouca diversidade genética.
    Sem a nossa diversidade de raças, de tamanhos, de cores, de formas de ser, de características pessoais, isto não tinha qualquer graça!


    Rúben Silva
    12ºB Nº25

    ResponderEliminar
  12. Eugenia, em termos biológicos, significa "bom origem e futuro promissor". A eugenia é, então, a ciencia que estuda as condições mais propricias à reprodução e melhoramento da raça humana; é a tecnica que visa a melhorar as caracteristicas fisicas e pscicologicas dos individuos.
    Por seu lado,a clonagem é o processo através do qual se obtêm individuos geneticamente identicos; é a criação de cópias dos individuos, compremetendo assim, a variabilidade genética.
    Sem duvida que, a clonagem reprodutora abre caminho à nossa preocupaçao sobre a eugenia. Avanço da eugenia leva a querer um avanço da clonagem... Todos iguais implicaria a perda da variabilidade. Aplicaçao da eugenia nos individuos levaria a perda da capacidade de adaptação.Assim, seria facil extinguir os individuos da nossa especia.

    Ana Isabel Silva
    Nº1/12ºA

    ResponderEliminar
  13. Bem, antes de mais vou começar por dizer em que é que consiste a eugenia. A eugenia sustenta que uma raça que consegue transmitir por descendência um maior número de características comuns de certa qualidade é a que será mais bem sucedida em fazer perpetuar a sua herança. As sucessivas gerações dos seus descendentes terão mais possibilidades de sobreviver e dominar as restantes raças.Posto isto, penso que a clonagem reprodutiva está certamente interligada com a eugenia, pelo menos ambas têm o mesmo objectivo, tornar as gerações futuras mais perfeitas! A clonagem é um processo de obtenção de indivíduos ou populações provenientes de multiplicação vegetativa ou assexual do mesmo indivíduo.Isto é, a descendência é geneticamente igual ao progenitor. Na minha opinião, acho que esta é uma situação bastante preocupante, porque o Homem está cada vez mais determinado em clonar-se a si próprio. A clonagem abre, sem dúvida horizontes à eugenia! Assim, seria cada vez mais fácil "extinguir" as pessoas menos aptas ao meio, como por exemplo pessoas com doenças mentais, entre outros exemplos. Acho isso, uma tremenda crueldade, pois todos temos o direito à vida. Contudo, a clonagem reprodutiva e a eugenia acabavam com a variabilidade genética, fazendo com que todos nós tivéssemos as mesmas características (pessoas bem adaptadas ao meio). Embora sejamos todos iguais, porque possuímos os mesmos orgãos, e habitamos o mesmo sítio, a Terra, somos todos diferentes por dentros (o nosso código genético é único). Seria horrível andar pela rua e já não encontrar pessoas altas, outras baixas, umas morenas outras loiras! Apenas nos limitávamos a ver o mesmo! Seria o fim...

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião a clonagem reprodutora abre caminho à nossa preocupação sobre a eugenia.
    Eugenia é o melhoramento genético da espécie humana através de selecção artificial, ou seja aquelas pessoas que tinham excelentes características genéticas, eram incentivadas a se reproduzirem de modo a obter um maior número de seres humanos com um óptimo património genético. Para mim não creio que isso seja correcto dado que iria haver descriminação das pessoas com “raça inferior”, á semelhança do que Hitler fez.
    Quanto á clonagem reprodutiva não estou de acordo, primeiro porque acho que não é moralmente correcto fazer clones de pessoas só para depois serem usados para transplantes de órgãos e segundo porque não assegura variabilidade genética da espécie humana, o que é um problema porque se o ser que vai ser clonado não seja imune a uma determinada doença o seu clone também não vai ser. Estou de acordo com a clonagem terapêutica dado que não implica a criação de um ser humano mas sim de órgãos ou tecidos.


    André Rocha 12ºA - Nº4

    ResponderEliminar
  15. Parabéns por esta iniciativa de apoio às aprendizagens da disciplina de Psicologia através do blog bem como à intervenção activa dos alunos. Gosto imenso de vir aqui ler os textos e os comentários dos alunos.
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que com a clonagem o homem perde a sua racionalidade e o seu sentido de vida, criando vários problemas sociais.
    Sendo a eugenia o estudo dos agentes sob o controlo social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente, sabemos que o Homem reconhece que o processo de reprodução de um ser semelhante é através do acto sexual e depois um conjunto de processos muito complexos que o provocam, e que o tornam cada vez mais forte e resistente aos problemas da sociedade actual. Para além de um clone levantar várias questões sobre vários factores relacionados com a sua formação, estes durante a sua vida são alvos de muitos problemas de saúde como foi exemplo a ovelha Dolly.
    Também sabemos que todo o Homem tem o seu nascimento, a sua vida e a sua morte e através da clonagem, tentariam prolongar mais a sua vida. Estes factores iriam influenciar a sociedade a gerar várias polémicas e ainda iria “desfocalizar” o Homem do seu verdadeiro sentido de vida.

    André Coelho nº7 12ºB

    ResponderEliminar
  17. Sim
    Eugenia tem como estudo os agentes sob o controlo social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
    Diversos filósofos e sociólogos declaram que existem diversos problemas éticos sérios na eugenia, como a discriminação de pessoas por categorias, pois ela acaba por rotular as pessoas como aptas ou não-aptas para a reprodução.
    Com a clonagem reprodutora os seres humanos que irão nascer num futuro distante poderão ter todos as mesmas características, pondo fim a divergências e ao natural.
    Márcia Laranjeira 12ºC

    ResponderEliminar
  18. O todo desta questão reside unicamente na capacidade que nós próprios como Seres Humanos temos para construir uma experiência mental. A clonagem reprodutora é um projecto para o futuro já que na nossa história que nos antecede, somente um animal irracional foi clonado, ao fim de inúmeras tentativas, a ovelha Dolly.
    Imagine-se então uma sociedade futurista em que as naves espaciais já pairam no ar,os homens já vestem fatos fantasticamente sofisticados e que a civilização, quer por necessidades devido a problemas relacionados com infertilidade ou simplesmente por mera opção optam pelo processo de clonagem para se reproduzirem e deixarem descendência ...Deste modo assim os progenitores criariam os seus filhos á sua imagem...Tal e qual a fotografia do pai e da mãe...Um controlo total sobre uma descendência futura...Uma selecção pura, em que possivelmente os mais aptos são aceitados...Algo que anteriormente foi algo impossível, um mito da natureza se torna real para uma sociedade obsessiva e excessiva...
    O sonho que Hitler e os seus seguidores tinham á mais de mil anos é finalmente possível...Uma "raça pura", a qual tem que seguir as normas mais rígidas...Guerras e motins surgiriam, de modo cada um a defender o seu ponto de vista...
    Será pura dedução, mas maior parte desta população iria esquecer questões éticas?
    Sinceramente, acho que possivelmente somente indivíduos os quais transportam em todo o seu ser uma ideologia conservadora biológica em que um ser é unicamente o fruto da união da célula sexual masculina e feminina, e que a sua forma e face é a combinação de um processo aleatório...





    P.s: Peço imensa desculpa por não ter postado mais cedo. Professor, pode não acreditar, mas isto já estava feito desde quarta feira (tenho provas, só que por problemas no computador, foi-me impossível colocar o meu comentário mais cedo...

    ResponderEliminar
  19. Partindo da ideia de que a Clonagem Humana reporta-se à produção de indivíduos portadores de um código genético idêntico ao ser vivo originário, esta realidade suscita desde imediato questões e reflexões de ordem moral, ética, filosófica e social.
    Assim, se este processo produz meras cópias de um indivíduo, não se afigura preocupante o facto de a clonagem retirar a essência, a individualidade e especificidade humana, em termos não unicamente físicos mas também no que toca às características comportamentais? E que consequentemente irá conduzir a uma perda da variabilidade genética, ferindo a dignidade humana?
    Poderíamos extrair da clonagem, uma multiplicidade de aplicações para atingir um determinado propósito, acreditando-se em vastas potencialidades do tempo presente e futuro da mesma.
    Contudo, se reflectirmos com coerência, formulamos que a clonagem iria permitir seleccionar um determinado padrão humano, isto é, produzindo características físicas específicas, de forma a conduzir, posteriormente, ao aperfeiçoamento da raça humana (Eugenia). Qual seria o conflito nesta panorâmica de clonagem e eugenia?
    Será que é importante aperfeiçoar a humanidade, induzindo e imaginando caracteres peculiares, como a configuração de olhos azuis, estatura alta, e cabelo dourado/louro? Em detrimento e consequente aniquilamento de características humanas inferiores? (Ideologia nazista, protagonizada por Hitler).
    Segundo esta lógica de ideais, visualizaríamos, todos os indivíduos com as mesmas características, porque seria, essa a meta. E isso, seria a suprema perfeição? E as outras características humanas que não se ajustassem ao padrão seleccionado, seriam afastadas, excluídas da esfera ideal. Não seria um mundo demasiado monótono? Mesmo, que os factores externos, isto é, elementos sociais, educativos, históricos, culturais, intelectuais, determinem o carácter psicológico, e marquem a individualidade de cada ser humano, é evidente, que mesmo assim, é impensável, a preponderância de um cenário de clones, com características idênticas e exclusivas, vocacionadas para um determinado objectivo/alvo.
    Logo, a clonagem induz vastas preocupações essencialmente do mundo da moralidade e ética, e permite a aplicação de Eugenia.

    Viktoriya Lizanets, nº21. 12ºC

    ResponderEliminar
  20. Sim…
    A clonagem consiste em copiar um ser humano, é um tema bastante polémico, alvo de várias discussões. A eugenia consiste em manipular as características de um ser humano, podendo melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, quer seja física ou mentalmente.
    Com a clonagem reprodutora os seres humanos que irão nascer num futuro distante poderão ter todos as mesmas características, pondo fim a divergências e ao natural.
    Pessoalmente não concordo com a clonagem , não acho ético, mas acho que mesmo havendo quem não concorde, a clonagem vai abrindo cada vez mais caminho para a eugenia, até se tornar num mundo de «clones» todos perfeitos, não havendo discriminação.

    Márcia Pereira
    n.º13 12.ºC

    ResponderEliminar
  21. Claro que sim… A clonagem reprodutiva abre caminho à nossa preocupação sobre a eugenia.
    Só termo clonagem já é bastante polémica, preocupante na sociedade. Pois associa-se logo a produção de indivíduos geneticamente iguais. O que retiraria a sua individualidade e especificidade do indivíduo.
    Segundo a eugenia, no qual traduz-se na tentativa de manipular a reprodução de forma a obter melhoria físicas e mentais na população humana.
    Imaginemos por exemplo, se um dia podermos escolher a cor dos olhos dos nossos filhos, a inteligência e outros traços físicos e mentais (estaríamos perante uma eugenia positiva) – quando se selecciona as características especialmente desejáveis. Assim seria um meio excessivamente aborrecido. Pois seriamos todos “bonitinhos”, com características idênticas e exclusivas. Assim a clonagem reprodutiva e a eugenia acabam com a variabilidade genética.

    Ana Sofia Rocha. 12ºC

    ResponderEliminar
  22. Sim, pois com a clonagem poder-se-á escolher as características dos indivíduos clonados. Assim as pessoas que vão querer clonar uma pessoa, iram querer clona-la perfeita, e com as características desejadas (alta, morena, loira), o que isto vai levar é a escolha de pessoas de uma determinada raça, entre outras coisas.
    Sendo a eugenia a tentativa de manipolação a repordução de forma a obter melhorias físicas e mentais a colonagem vai permitir isso, vai permitir que se escolham pessoas mais interesantes para a pessoa que quiz clonar uma pessoa.

    Jorge Marcelo Nº11 12ºC

    ResponderEliminar
  23. A eugenia tem como estudo os agentes sob o controlo social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades fÍsicas e pscicologicas dos indivíduos.
    A clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo(microorganismo, vegetal ou animal).
    É óbvio que a clonagem reprodutora abre caminho à nossa preocupaçãoo sobre a eugenia, porque à medida que existem avanços na eugenia, existe uma necessidade de haver também avanços na clonagem. Os avanços da eugenia e a aplicação no ser humano iria levar a uma perda da capacidade de aplicação e o avanço da clonagem levaria a uma perda da variabilidade.

    Márcia Cerveira nº14 12C

    ResponderEliminar
  24. Na minha opinião a clonagem reprodutora abre caminho à nossa preocupação sobre a eugenia.
    A possibilidade da aproximação da clonagem com a eugenia, ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento genético da espécie humana é uma realidade complicada. Como a clonagem é a produção de individuos geneticamente iguais vai-se perder a variabilidade genética.
    ´
    Diana Tavares 12º C

    ResponderEliminar
  25. Sem dúvida, que a clonagem reprodutora merece a nossa preocupação sobre a eugenia! Sobretudo nos dias de hoje.Viver numa sociedade onde os indivíduos são geneticamente iguais. É uma situação que retiraria a individualidade e a especificidade de cada pessoa. Manipular a reprodução de forma a obter melhorias físicas e mentais na população humana, é moralmente incorrecto.
    Marta Valente nº16 12ºC

    ResponderEliminar
  26. onagem consiste em basicamente copiar um ser humano e só por si já é um tema bastante polemico, alvo de várias discussões. A eugenia consite em manipular as caracteristicas de um ser humano, tornando-o naquilo que queremos que ele seja.
    A resposta que mais se encaixa para a pergunta é sim, pois se na medicina se começassem a fazerem clones , com o avanço da tecnologia e das mentes das pessoas, para além de clonarem pessoas iriam querer torna-las melhores, ou seja com mais perfeição.

    André Loureiro

    ResponderEliminar
  27. Na minha opinião acho que não há razão para ter medo em relação à eugenia, ninguém irá crer criar um ser perfeito, porque a perfeição é diferente para cada indivíduo, serão criados seres de acordo com a opinião das pessoas que o querem. Aliás, já há uma maneira de os pais escolherem a cor dos olhos do filho . . . e chama-se adopção LOL

    Rui Vilafanha N20 12C

    ResponderEliminar
  28. A eugenia consiste na procriação de um individuo e pode melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
    A clonagem consiste em ciar um ser igual ao progenitor, penso que a clonagem reprodutora abre caminho à nossa preocupação sobre a eugenia.

    ResponderEliminar
  29. A clonagem consiste em copiar um ser humano, é um tema bastante polémico, alvo de várias discussões. A eugenia consiste em manipular as características de um ser humano, podendo melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, quer seja física ou mentalmente.

    Daniela Tojal

    ResponderEliminar
  30. A clonagem consiste em criar um ser igual ao progenitor, não havendo, por isso, variabilidade genética.
    A eugenia é a tentativa de manipulação da reprodução de forma a obter um novo ser, mas com as características desejadas pelos progenitores.
    Assim, a clonagem abre caminho à eugenia fazendo com que não haja variabilidade genética. Se isto fosse aceite na nossa sociedade, todos os indivíduos eram perfeitos: não havia doenças mentais, por exemplo. Cada progenitor poderia escolher o modelo de descendente que mais lhe agradasse.

    ResponderEliminar
  31. Sim, pois com a clonagem poder-se-á escolher as características dos indivíduos clonados. Assim as pessoas que vão querer clonar uma pessoa, iram querer clona-la perfeita, e com as características desejadas (alta, morena, loira), o que isto vai levar é a escolha de pessoas de uma determinada raça, entre outras coisas.

    Joao pereira N19 12ºB

    ResponderEliminar
  32. sim, temos razoes para nos inquietarmos, uma vez que a eugenia permite a variabilidade genética, contrariamente à clonagem.
    na clonagem, podemos escolher as caracteristicas do individuo que vamos criar, podendo ocorrer o que se passou no holocausto, a supressão de raças !

    Pedro Coutinho

    ResponderEliminar