quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

POR QUE INFLUENCIAR ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES?

Influenciar atitudes e comportamentos têm demandado grandes esforços das organizações modernas. Face aos constantes investimentos em pesquisa, as empresas descobriram métodos persuasivos, conforme a seguir.
Na área da comunicação, mais especificamente na visão do Marketing, as formas comunicativas disponíveis representam importantes alternativas de persuadir os consumidores.
Logo, a influência exercida por vários elementos da comunicação depende da qualidade da reflexão referente àquela questão. A elaboração, portanto, depende da motivação e capacidade do consumidor durante o processamento da informação.
Algumas características da fonte da informação podem aumentar o impacto persuasivo das comunicações. Logo, a reputação da empresa que veicula determinada informação é avaliada pelo consumidor e a importância é atribuída ou não à mensagem. Quanto à comunicação não-pessoal, os efeitos da fonte também dependem do endossador do produto.
No processo persuasivo, a mensagem utiliza-se de apelos para persuadir o consumidor. Os apelos podem ser fortes, porém, isso depende da relevância dada ao apelo. A comunicação depende, além da força, do número de apelos contidos na mensagem. Algumas mensagens podem ser bilaterais, o que pode aumentar a confiabilidade em relação às unilaterais. Da mesma forma, as mensagens comparativas apelam à comparações entre marcas, por exemplo. As mensagens afectivas buscam emergir respostas afectivas favoráveis. Da mesma maneira que a mensagem é importante, o modo pela qual é dita também pode ser importante.
A probabilidade de a propaganda criar atitudes favoráveis sobre o produto depende das atitudes dos consumidores quanto ao anúncio. Desta maneira, anúncios apreciados conduzem à avaliações positivas, e vice-versa. Porém, não é necessário apreciar determinado anúncio para aprová-lo. Os efeitos repetitivos em uma mensagem produzem diversas formas de manifestação: positiva, negativa, nula ou formato “U” invertido.
O impacto final de qualquer mensagem, seus elementos e fontes depende de como o consumidor responde à esta mensagem. Existem diversos estados motivacionais dos consumidores quando recebem comunicações de marketing. O processo de persuasão pode ser moderado através do nível de estado de alerta da pessoa, variando da extrema sonolência a extrema vigilância, representando o despertar fisiológico. Quando os consumidores são informados sobre o tópico de alguma comunicação persuasiva, podem ser mais capazes de avaliar pontos fortes e fracos dos apelos da mensagem.
A comunicação também depende das atitudes preexistentes que os consumidores podem possuir no momento em que estiverem expostos às mensagens. Além das atitudes preexistentes, o humor também é um dos factores a ser considerado como influenciador da persuasão. Pessoas que possuem alta cognição são mais facilmente influenciadas pelos apelos das mensagens.
Pelo lado do produto, existem características que também devem ser mencionadas. A persuasão varia de acordo com o estágio do ciclo de vida do produto, da mesma maneira que a persuasão depende das experiências subsequentes dos consumidores. Outro factor a ser considerado é o posicionamento do produto, ou seja, a imagem que o produto cria na mente do consumidor. Por fim, quando o produto demonstra superioridade em relação aos concorrentes, tais vantagens transformam-se em importante ponto de venda.
Através da comunicação, é possível utilizar técnicas de modificação de comportamento, seja através da venda por sugestão, da técnica de pedidos múltiplos, pé-na-porta e porta-na-cara. O princípio de reciprocidade proporciona um ponto de alavancagem para os influenciadores do comportamento. Outro forte influenciador é o comprometimento subsequente. A rotulagem leva as pessoas a verem da maneira sugerida pelo rótulo. Além disso, somam-se os incentivos (únicos e múltiplos).
Jorge Alberto Velloso Saldanha; Marcos Ferasso

As atitudes são deveras estudadas pela Psicologia Social. Investigue e tenta distinguir atitude de comportamento.

35 comentários:

  1. As atitudes são tendências relativamente estáveis para uma pessoa se comportar de determinado modo face a uma situação, objecto, grupo ou pessoa. As atitudes não se podem observar directamente, mas podem inferir-se a partir de um comportamento; do mesmo modo, se conhecermos a atitude de uma pessoa face a uma situação ou acontecimento, podemos prever o seu comportamento.

    As atitudes são o suporte intencional de grande parte dos nossos comportamentos.


    Jéssica Palma
    12ºA
    nº13

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  2. A atitude é toda e qualquer predisposição interior que uma pessoa possui e que é usada na sua relação directa com o meio social em que vive. É importante saber esse conceito para não o confundir com “comportamento”. Este último é uma consequência directa da atitude e se refere às acções que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu quotidiano. Deste modo, fica público e notório que o estudo das atitudes de um indivíduo corresponde à compreensão da vida que ele leva na sociedade.
    As atitudes muitas vezes são pautadas nas crenças, nos valores, sentimentos e pensamentos do indivíduo. Normalmente, as crenças funcionam como um filtro e em determinados momentos elas podem conduzir o indivíduo a um estado de expectativas que podem gerar ansiedade e, por vezes, levar à motivação. Nesse processo, parte dos valores do indivíduo deve-se ao meio social em que ele vive e as influências que ele está sujeito, em função da realidade vigente. Do mesmo modo que a pessoa está sujeita a influências do meio em que vive ela também pode influenciar a cultura na qual se insere.
    A atitude possui alguns componentes básicos como é o caso do comportamento, das crenças, do lado afectivo e emocional. Este último ligado às motivações, desejos e necessidades. Qualquer um destes componentes básicos, quando devidamente accionado levará ao “start up” do desencadeamento das tendências às reacções, ficando claro neste momento os posicionamentos dos como, onde, quando e os porquês do comportamento que virá a ser adoptado.
    Concluindo, as atitudes envolvem o que as pessoas pensam, sentem, e como elas gostariam de se comportar em relação a um objecto atitudinal. O comportamento não é apenas determinado pela que as pessoas gostariam de fazer mas também pelo que elas pensam que devem fazer isto é, normas sociais, pelo que eles geralmente têm feito, isto é, hábitos, e pelas consequências esperadas do seu comportamento.

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  4. As atitudes (do latim aptitudinem) abarcam pensamentos, sentimentos em relação a um objecto de natureza social. Este objecto é, porém, bastante diversificado, já que podemos assumir atitudes face a ideias (justiça, liberdade), a situações
    (acidente, cena de violência, de doença), a instituições (família, escola, Estado), a objectos materiais (computador,
    Carro, livros,) a pessoas (jornalista, político, professor, advogado).
    Segundo Kardec, 1978, p.7) a atitude tal como referi significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante.
    É um dos conceitos fundamentais da psicologia social, sendo essencial no modo como processamos a informação do mundo social que nos envolve. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento activo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. No fundo as atitudes são o suporte intencional da maioria dos nossos comportamentos.
    Segundo Jean Meynard, a atitude “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.
    Podemos diferenciar três componentes nas atitudes:

    1. A componente cognitiva - a atitude inclui um conjunto de ideias, juízos e crenças sobre
    determinado objecto, ou seja, aquilo que acreditamos ser verdadeiro relativamente ao objecto.
    2. A componente afectiva - a atitude engloba sentimentos positivos ou negativos face ao objecto,
    engloba uma dimensão emocional, o nosso sistema de valores.
    3. A componente comportamental - a atitude faz com que a pessoa se comporte de determinada
    maneira, é constituída pelo conjunto de reacções em relação ao objecto.

    A origem das atitudes é efectivamente de nítida influência social, não nascemos com atitudes pré-estabelecidas,
    mas, através do processo de socialização, adquirimos a noção do bom e do mau, assim como do lícito e ilícito.

    As atitudes, não sendo directamente observáveis, influenciam o nosso comportamento, inferem-se dos comportamentos, sendo também possível inferir a partir de um comportamento a atitude originária. O que distingue então atitude de comportamento?
    Comportamento, é o conjunto organizado das operações seleccionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências e predisposições (acção).

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  5. Atitude deriva do latim aptitudinem, é um dos conceitos fundamentais da psicologia social, e é a maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento activo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer.
    Em suma, as atitudes são tendências relativamente estáveis para uma pessoa se comportar de determinado modo face a uma situação, objecto, grupo ou pessoa. Distinguem-se nas atitudes três componentes: a componente cognitiva, que se refere às ideias, informações sobre o objecto social, a componente afectiva, que se refere à emoção, sentimento positivo ou negativo em relação ao objecto social e a componente comportamental que se refere às reacções ou respostas face ao objecto.
    As atitudes formam-se no processo de socialização, sendo os principais agentes a família, a escola e os meios de comunicação social.

    Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.

    Comportamento é o conjunto organizado das operações seleccionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências. Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reacção de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
    Em termos científicos, o comportamento pode ser visto:
    a) em Psicologia, o comportamento constitui o seu próprio objecto;
    b) em Biologia, designa todas as acções e reacções dos seres vivos relativamente ao meio;
    c) em Antropologia, são os aspectos da cultura necessariamente referíveis ao organismo humano;
    d) em Economia, além das decisões dos agentes económicos, a acções previstas pela teoria da racionalidade;
    e) em Sociologia, as actividades dos grupos humanos;
    f) em Ergonomia, as actividades dos sistemas homem-máquina.

    Estes dois conceitos relacionam-se, na medida em que, as atitudes não se podem observar directamente, mas podem inferir-se a partir de um comportamento. O contrário também se verifica podendo-se a partir de uma atitude de uma pessoa face a uma situação ou acontecimento prever o ser comportamento.

    Rúben Silva 12ºB Nº25

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  6. Entende-se por atitude toda e qualquer predisposição interior que uma pessoa possui e que é usada em sua relação direta com o meio social em que vive. É importante saber esse conceito para não confundi-lo com “comportamento”. Este último é uma consequência direta da atitude e se refere às ações que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu quotidiano.

    João 12ºB n º19

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  7. Na actualidade, é bastante comum na linguagem corrente corresponder o conceito de atitude ao de comportamento. Porém na psicologia social, o termo atitude tem outro sentido e significado.
    Isto porque, a atitude significa uma tendência para responder a um objecto social (pessoa, grupo, situação, acontecimento…), de maneira favorável ou desfavorável. Ou seja, a atitude não é um comportamento, mas sim uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira.
    Salientando que as atitudes são essenciais no modo como cada pessoa processa a informação do mundo social em que estamos inseridos, o que facilita interpretar, organizar e processar as informações.
    Distinguem-se três componentes: a componente cognitiva – refere-se às informações, ideias, crenças sobre o objecto real; a componente afectiva – refere-se a emoção, sentimento negativo ou positivo em relação ao objecto social; a componente comportamental – refere-se às reacções ou respostas face ao objecto.
    Como as atitudes não são directamente observáveis, mas podem inferir-se a partir de um comportamento. Por exemplo, se temos conhecimento da atitude de uma pessoa face a uma situação, podemos prever o seu comportamento.

    Ana Sofia Rocha
    Nº1/12ºC

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  8. Entende-se por atitude toda e qualquer predisposição interior que uma pessoa possui e que é usada em sua relação directa com o meio social em que vive.
    po sua vez o comportamento é uma consequência directa da atitude e se refere às ações que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu cotidiano.

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  9. Quando é tomada uma posição de forma intencional face a um objecto social, estamos perante a definição do que é a atitude.
    A atitude consiste numa resposta a acontecimentos de uma forma favorável ou não, ou seja, é uma predisposição e não um comportamento.
    É construída ao longo do crescimento do indíviduo e toma repercursões a nível cognitivo, afectivo e comportamental.
    Apesar de atitudes e comportamento terem significados próprios, ambos estão ligados devido ao facto de as atitudes surgirem dos comportamentos.
    Comportamentos que como o nome indica, traduzem a forma como as pessoas vivem, ou seja, é o conjunto de reacções face ao meio em que estão inseridas.
    As atitudes advêm dos comportamentos, uma vez que não aparecem isoladamente e são consequência de um determinado comportamento.
    É através de um comportamento que se pode inferir das atitudes, que se vão manifestando por expressões verbais ou não, sendo-nos dado a partir delas, a possibilidade de prever um determinado comportamento.

    Patrícia Lino 12ºC

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  10. As atitudes e o comportamento fazem parte integrante da vida do sujeito.
    As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relativamente a objectos, pessoas, acontecimentos, ou em relação a alguns dos seus respectivos atributos.São compostas por crenças, sentimentos e tendências de acção.
    O comportamento é determinado directamente pela intenção de o realizar, sendo esta influenciada pela atitude, ou seja, pela avaliação positiva ou negativa que o sujeito efectua sobre o comportamento a desempenhar e ainda pela pressão social percebida para desempenhar ou não determinado comportamento.
    Como a atitude é uma intenção de se comportar de uma certa maneira, a intenção pode ou não ser consumada, dependendo da situação ou das circunstâncias. Mudanças nas atitudes de um sujeito podem demorar muito para causar mudanças de comportamento que, em alguns casos, podem nem chegar a ocorrer.

    n.º15 12.º A

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  11. Atitude, está relacionada com a maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer.
    Comportamento é o conjunto organizado das operações seleccionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências. Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação, na psicologia o comportamento constitui o seu próprio objecto.

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  12. Entende-se por atitude uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante.
    É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião e a conduta e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer.
    Em psicologia, o comportamento é o conjunto de procedimentos ou reacções do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de actividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular.
    Ou seja, a atitude não é um comportamento, mas sim uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira.

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  13. Entende-se por atitude toda e qualquer predisposição interior que uma pessoa possui e que é usada em sua relação direta com o meio social em que vive. Já comportamento é uma consequência direta da atitude e se refere às ações que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu quotidiano.
    12c André

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  14. Na linguagem corrente é muito comum fazer equivaler o conceito de atitude ao de comportamento. No entanto, no âmbito de psicologia social, o termo atitude tem um outro sentido e significado. Deste modo, defini-se por atitude é uma tendência para responder a um objecto social-situação, pessoa, grupo, acontecimento - de modo favorável ou desfavorável. A atitude não é, portanto, um comportamento mas uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de dada maneira. Em suma, é uma tomada de posição intencional de um indivíduo face a um objecto social.
    Enquanto se entende por comportamento o conjunto de procedimentos ou reacções do indivíduo ao ambiente que o cerca em dadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de actividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular.
    De destacar , tamém, que as atitudes não se podem observar directamente, mas podem interferir-se a partir de um comportamento; do mesmo modo, se conhecermos a atitude de uma pessoa face a uma situação ou acontecimento, podemos prever o seu comportamento.


    Marta Valente nº16 12ºC

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  15. A palavra atitude vem do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento activo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.

    Comportamento,porto, em latim, significa levar. Em português passou a forma reflexiva: portar-se. O prefixo “com” denota um modo global de levar-se, portar-se. É o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências. Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.

    Márcia Cerveira nº14 12ºC

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  16. Para compreender melhor este texto, começo por apresentar uma definição de atitude:nome feminino1. posição do corpo; postura
    2. forma de agir; procedimento
    3. maneira de significar um propósito
    (Do lat. tard. aptitudìne-, «aptidão», pelo fr. attitude, «atitude»).Postura do sujeito que reage perante os dados da situação. O contrário de atitude pró-activa. Os manuais de marketing referem esta postura como limitadora da acção do sujeito que procura controlar uma situação, já que ele é determinado pelas consequências dos actos perante os quais reage. No caso dos media informativos, diz-se dos procedimentos e rotinas redactoriais que se limitam à cobertura noticiosa de uma agenda predeterminada por terceiros.Para Ajzer, “atitude é uma predisposição para responder de forma favorável ou desfavorável a um objecto, pessoa, instituição ou acontecimento.” A atitude revela uma tendência para agir de determinada maneira, podendo diferir ou não do comportamento propriamente dito. As atitudes nascem da interacção social, permitindo-nos tomar decisões a partir da comparação, identificação e diferenciação sociais.
    As várias definições de atitude apresentam os seguintes pontos em comum:
    - Referem-se a experiências subjectivas: refletem as posições de um indivíduo ou grupo, ligada à sua história e com carácter aprendido;
    - Referem-se a um objecto (algo ou alguém);
    - Incluem sempre uma dimensão avaliativa (ex.: concordo/discordo).

    Joana Sousa, nº18, 12ºB

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  17. A psicologia social aparece no século XX como uma área de aplicação da psicologia. Esta disciplina vai estabelecer um meio entre a psicologia e as ciências sociais como a sociologia, a antropologia e a etnologia).O seu objecto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
    É muito comum na linguagem corrente equivaler o conceito de atitude ao de comportamento, contudo,
    em psicologia social, o termo atitude tem outro sentido e significado.
    Uma atitude consiste numa posição de um agente relativamente a um objecto como uma pessoa ou uma situação. exprime-se através de palavras, tons , gestos, actos, escolhas. Exerce uma função cognitiva, energética e reguladora nos comportamentos que lhe estão
    subjacentes.
    Já comportamento é o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências. Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação ao seu ambiente ou situação.
    Diana Tavares 12ºc

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  18. Actualmente é bastante comum surgir o conceito de atitude ao de comportamento. Porém na psicologia social, o termo atitude tem outro sentido e significado.
    A atitude significa uma tendência para responder a um objecto social (pessoa, grupo, situação, acontecimento…), de maneira favorável ou desfavorável. Ou seja, a atitude não é um comportamento, mas sim uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira.
    É importante salientar que as atitudes são essenciais no modo como cada pessoa processa a informação do mundo social em que estamos inseridos, o que facilita interpretar, organizar e processar as informações.
    Distinguem-se três componentes. A componente cognitiva que se refere às informações, ideias, crenças sobre o objecto real. A componente afectiva que salienta a emoção, sentimento negativo ou positivo em relação ao objecto social. E por último a componente comportamental que corresponde às reacções ou respostas face ao objecto.
    As atitudes não são directamente observáveis, mas podem inferir-se a partir de um comportamento. Por exemplo, se temos conhecimento da atitude de uma pessoa face a uma situação, podemos prever o seu comportamento.
    A origem das atitudes é efectivamente de nítida influência social, não nascemos com atitudes pré-estabelecidas, mas, através do processo de socialização, adquirimos a noção do bom e do mau, assim como do lícito e ilícito.

    As atitudes, não são directamente observáveis mas influenciam o nosso comportamento, inferem-se dos comportamentos, sendo também possível inferir a partir de um comportamento a atitude originária. O comportamento, é o conjunto organizado das operações seleccionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências e predisposições (acção).

    Márcia Pereira n.º13 12.ºC

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  19. Quanto mais favoravelmente a pessoa avalia o comunicador, mais provável se torna que avalie a comunicação favoravelmente e que modifique as suas atitudes na direcção da comunicação.

    As avaliações favoráveis dos comunicadores resultam:
    • Credibilidade (competência e integridade)
    • Atractividade
    • Relação com grupos de referência
    • Ausência de desacreditação da fonte
    • Sugestões periféricas emitidas


    •Factores que aumentam a consistência atitude-comportamento
    Força da atitude
    Estabilidade da atitude
    Acessibilidade da atitude
    Relevância das atitudes para o comportamento
    Saliência da atitude
    • Factores que reduzem a influência das atitudes no comportamento:
    Raciocinar acerca das suas próprias atitudes
    Pressões situacionais
    Alvo da atitude: membro de uma categoria atípica

    Márcia Laranjeira 12ºC Nº15

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  20. Resumidamente, atitude é a intenção (intenção de se comportar) e o comportamento é acção.
    As atitudes não são directamente observáveis: inferem-se dos comportamentos.Também é possivel, a partir de um comportamento, inferir a atitude que esteve na sua origem. de igual modo,as reacçoes de uma pessoa face a uma situação podem permitir prever a atitude que lhe está subjacente.

    Pedro Coutinho nº19 12ºC

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  21. As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relativamente a objectos, pessoas e acontecimentos, ou em relação a alguns dos seus respectivos atributos.
    O comportamento é o conjunto de procedimentos ou reacções do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de actividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular.

    Rui Vilafanha 12ºC

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  22. Uma atitude é uma tendência para responder a um objecto social – situação, pessoa, grupo, acontecimento – de modo favorável ou desfavorável. A atitude não é, portanto, um comportamento, mas uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira.
    Nas atitudes, podem distinguir-se três componentes: cognitiva, afectiva e comportamental.

    - Componente cognitiva: constituída pelo conjunto de ideias, de informações, de crenças que se têm sobre um dado objecto social

    - Componente afectiva: conjunto de valores e emoções, positivas ou negativas, relativamente ao objecto social.

    - Componente comportamental: conjunto de reacções, de respostas, face ao objecto social.


    Daniela Tojal

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  23. É muito comum na linguagem corrente fazer equivaler o conceito de atitude ao de comportamento, contudo, em psicologia social, o termo atitude tem outro sentido e significado.
    Uma atitude consiste numa posição (mais ou menos cristalizada) de um agente relativamente a um objecto (pessoa, grupo, situação ou valor”; exprime-se mais ou menos abertamente através de diversos sintomas ou indicadores (palavras, tons, gestos, actos, escolhas – ou a sua ausência); exerce uma função cognitiva, energética e reguladora nos comportamentos que lhe estão subjacentes.

    Jorge Marcelo Nº11 12ºC

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  24. Entende-se atitude toda e qualquer predisposição interior que uma pessoa possui e que é usada em sua relação directa com o meio social em que vive. O comportamento é uma consequência direta da atitude e refere-se às ações que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu quotidiano.

    Ana Silva nº1/12ºA

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  25. Atitude significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.
    O comportamento é o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo). Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.

    Cátia Nogueira nº10 12ºb

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  26. As atitudes e o comportamento fazem parte integrante da vida do sujeito. As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relativamente a objectos, pessoas e acontecimentos, ou em relação a alguns dos seus respectivos atributos. “Eu gosto de maçãs” expressa uma atitude; tal como “gosto de negociar consigo”, “os jantares de turma são
    divertidos”e“fazer a contabilidade é aborrecido”. Uma forma de conceptualizar uma atitude é através da tripla composição das atitudes. As
    atitudes são compostas por crenças, sentimentos (ou afectos) e tendências de acção.

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  27. Uma atitude é uma tendência para responder a um objecto social-situação, pessoa, grupo, acontecimento - de modo favorável ou desfavorável. A atitude não é, portanto, um comportamento mas uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira. É uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira. É uma tomada de posição intencional de um individuo face a um objecto social.
    O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.

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  28. As atitudes são tomadas com um intuito positivo ou negativo, relativamente a objectos, pessoas e acontecimentos.
    É tendência da pessoa a ter um comportamento.
    O comportamento é o conjunto de procedimentos ou reacções do indivíduo ao ambiente, ao que em volta dele se passa, isto é, o meio. Pode designar um grupo de actividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. Como defender-se do guarda-chuva ou se não for singular defender-se e depois atacar com o caderno.

    DanielFV n.º12 12ºB

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  29. As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relativamente a objectos, pessoas e acontecimentos, ou em relação a alguns dos seus respectivos atributos, entre outros. “Eu gosto do João” expressa uma atitude; tal como " Eu gosto de brincar com os carros"...
    Comportamento é a globalidade de procedimentos ou reacções do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode-se designar um grupo de actividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. O termo tem sua origem em 1908 com Henri Piéron na França e em 1913 com John B. Watson nos Estados Unidos.

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  30. A atitude é uma tendência para responder a um objecto social-situação, pessoa, grupo, acontecimento- de um modo favorável ou desfavorável. A atitude não é, portanto, um comportamento, mas sim uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira. É uma tomada de posição intencional de um indivíduo face a um objecto social.
    O comportamento é uma consequência directa da atitude e que se refere às acções que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu quotidiano.
    As atitudes não se podem observar directamente, mas podem inferir-se a partir de um comportamento; do mesmo modo, se conhecermos a atitude de uma pessoa face a uma situação ou acontecimento, podemos prever o seu comportamento.

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  31. Atitude - Do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.

    Comportamento. Porto, em latim, significa levar. Em português passou a forma reflexiva: portar-se. O prefixo “com” denota um modo global de levar-se, portar-se. É o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências.Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.Em Psicologia, o comportamento constitui o seu próprio objeto;



    Daniel de Almeida nº11 12ºB

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  32. As atitudes não são directamente observáveis: inferem-se dos comportamentos. Também é possível, a partir de um comportamento, inferir a atitude que esteve na sua origem. De igual modo, se conhecermos a atitude de uma pessoa face a uma situação ou acontecimento, podemos prever o seu comportamento. Portanto, as atitudes são o suporte intencional de grande parte dos nossos comportamentos.


    André Rocha nº4 12ºA

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  33. Atitude designa em psicologia a disposição ligada ao juízo de determinados objetos da percepção ou da imaginação - ou seja, a tendência que uma pessoa tem de julgar tais coisas como boas ou más, desejáveis ou indesejáveis. A atitude é diferente da postura pelo maior grau de concretude das coisas a que se refere - assim, o limite entre esses dois construtos não é claro. Como no caso das posturas, há grande dificuldade na busca de uma classificação abrangente de todas as atitudes possíveis, pois os objetos a que uma atitude se pode referir são muito heterogêneos e concretos.

    Na minha opinião, hoje em dia a atitude é um meio para atingir o sucesso, como por exemplo: O João era o tipo de homem que qualquer pessoa gostaria de conhecer.
    Estava sempre de bom humor e tinha sempre qualquer coisa de positivo para dizer.
    Se alguém lhe perguntasse como estava, a resposta seria logo:
    - Cada dia melhor ... !!!
    Era um gerente especial, os empregados seguiam-no de restaurante em restaurante, só por causa da sua atitude. Era um motivador nato: se um colaborador tinha um mau dia, o João dizia-lhe sempre para ver o lado positivo da situação.
    Fiquei tão curioso com o seu estilo de vida. que um dia perguntei-lhe:
    - João, como podes ser uma pessoa tão positiva o tempo todo? Como é que consegues isso?
    Respondeu-me:
    - Cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: "João, hoje tens duas escolhas, podes ficar de bom humor ou de mau humor, e escolho ficar de bom humor." Cada vez que algo de mau acontece, posso escolher fazer-me de vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido: escolho aprender algo. Sempre que alguém reclama, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
    Nunca mais me esqueci do que o João me disse, e lembrava-me sempre dele quando fazia uma escolha.
    Anos mais tarde soube que o João cometera um erro, deixando pela manhã a porta de serviço aberta, e foi surpreendido por assaltantes.
    Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, a mão, tremendo com o nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico, dispararam e atingiram-no.
    Por sorte, foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.
    Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta, ainda com fragmentos de balas alojadas no corpo.
    Encontrei-o mais ou menos por acaso passado um tempo, e quando lhe perguntei como estava, logo me respondeu com o seu habitual ar bem disposto:
    - Óptimo, se melhorar estraga!
    Contou-me o que tinha acontecido, e perguntou se queria ver as suas cicatrizes.
    Recusei-me a ver os seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que lhe tinha passado pela cabeça na ocasião do assalto.
    - A primeira coisa que pensei foi que devia ter trancado a porta das traseiras. Respondeu:
    - Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei-me que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver!!
    - Não tiveste medo? -perguntei
    - Olha, os paramédicos foram óptimos, diziam-me que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom. Mas quando cheguei à sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado: nas expressões deles eu lia claramente: Esse aí já era...
    - Decidi que tinha de fazer algo.
    - E o que fizeste?? perguntei:
    - Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi que sim. Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!!" Entre a risota geral, disse-lhes: "Eu escolho viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto!!"
    O João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas, também graças à sua atitude.
    Aprendi que todos os dias temos a opção de viver plenamente e tomar decisões, pois serão essas atitudes que trarão benefícios agora e para a eternidade.


    AFINAL DE CONTAS A ATITUDE È TUDO!!!

    Guilherme Fernandes 12ºC nº 08

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  34. Entende-se por atitude toda e qualquer predisposição interior que uma pessoa possui e que é usada em sua relação direta com o meio social em que vive. É importante saber esse conceito para não confundi-lo com “comportamento”. Este último é uma consequência direta da atitude e se refere às ações que o indivíduo exterioriza com o meio social em que vive durante o seu quotidiano.


    cátia Nogueira nº 10 12º B

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  35. As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relativamente a objectos, pessoas e acontecimentos, ou em relação a alguns dos seus respectivos atributos. Enquanto que o comportamento é a resposta às atitudes, ou seja, conforme os meus gostos, a maneira como penso, que constituem a minha atitude, esse conjunto irá ser manifestado no meu comportamento, face a isto irei comportar-me desta ou daquela determinada maneira.

    Jéssica Martins nº14 12ºA

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