domingo, 27 de novembro de 2016

MARCADOR SOMÁTICO

Os marcadores somáticos são um caso especial do uso de sentimentos que foram criados a partir de emoções secundárias. Estas emoções e sentimentos foram ligados, por via da aprendizagem, a certos tipos de resultados futuros ligados a determinados cenários. Quando um marcador somático negativo é justaposto a um determinado resultado futuro, a combinação funciona como uma campainha de alarme. Quando ao invés, é justaposto um marcador somático positivo, o resultado é um incentivo.

Os marcadores somáticos não tomam decisões por nós. Ajudam o processo de decisão dando destaque a algumas opções, tanto adversas como favoráveis, e eliminando-as rapidamente da análise subsequente.

 ANTÓNIO DAMÁSIO, O Erro de Descartes, 1994 - Publicações Europa - América

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

SENSAÇÃO E PERCEÇÃO










Enquanto a sensação diz respeito ao modo como os orgãos sensoriais captam os estímulos e aos mecanismos que permitem que essas informações sejam transmitidas ao cérebro, a perceção refere-se ao processamento posterior da informação sensorial cujo  resultado são as representações ou construções mentais dos estímulos. A perceção corresponde, assim, ao processo que nos permite, por exemplo, olhar para uma fotografia e, mais do que formas e cores, reconhecer pessoas importantes nas nossas vidas, atribuir sentido e significado a um pôr de sol no  verão, a uma composição musical e até mesmo à nossa comida favorita.

Psicologia B - Nós, Catarina Pires e Sara Brandão. Areal Editores